Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

1º Ma Grupo 02

500 views

Published on

Published in: Travel, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

1º Ma Grupo 02

  1. 1. Território brasileiro nos Séculos XIX,XX & XXI Grupo II: Bianca Dessaune Bruna Marquezine Bruno Henrique Daniela Silva 1º Ano MA Hanna Arissa Maiara Sherrer Sibelli Dansi
  2. 2. O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 Km2. Devido à extensão territorial o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte do continente da América do Sul, o país se encontra em quinto lugar em tamanho de território. A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da mesma habita em região litorânea do território, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que herança histórica, a forma com que o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral. Até o século XVI o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre os mesmos.
  3. 3. Século XIX No século XIX a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, essa atividade contribuiu para o surgimento de várias cidades. O aumento do território foi notado logo no começo do século XIX, quando se deu início á independência. Com esse aumento a área do território já estava quase do tamanho atual.
  4. 4. Verdadeiro Brasil
  5. 5. Aquisição do Acre e Século XX Até o início do século XX o Acre pertencia à Bolívia. Porém, desde o princípio do século, grande parte de sua população era de brasileiros que exploravam seringais e que, na prática, acabaram criando um território independente. Em 1899, os bolivianos tentaram assegurar o controle da área, mas os brasileiros se revoltaram e houve confrontos fronteiriços, gerando o episódio que ficou conhecido como a “Questão do Acre”. Em 17 de Novembro de 1903, com a assinatura e a venda Tratado de Petrópolis, o Brasil recebeu a posse definitiva da região. O Acre foi então integrado ao Brasil como território, dividido em três departamentos. O território passou para o domínio brasileiro em troca do pagamento de dois milhões de libras esterlinas, de terras de Mato Grosso e do acordo de construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.
  6. 6. Com a Aquisição do Acre,o Brasil começa a Evolução,de suas unidades Administrativas, A criação das Regiões Políticas e geográficas no século XX . Pago-se o valor pelo Território a República Brasileira ingressa numa nova e convicta idéia.
  7. 7. Passado se a década de 60,as regiões geopolíticas Começam a se dissipar,a região leste passa a se chamar Sudeste,e o estado de Goiás se divide,dando origem ao Tocantins,mantendo o antigo estado ao sul. Já o Mato Grosso também se divide,Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,mantendo o nome de origem. O Nordeste já ávido de sua unificação,continua desde Os princípios dos anos 60 unificado ate os dias atuais.
  8. 8. Brasil no século XX
  9. 9. Com a chegada do novo século,o Brasil já definido Territorialmente e economicamente,começa sua nova jornada A economia,territorialidade posta e a iniciação de mais uma era Rumo ao Desenvolvimento.Com a Definição de Suas regiões Bem colocadas. O Brasil hoje é oque é devido suas origens Históricas. Obrigado ASS: Grupo II

×