Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Concordância Verbal

  • Be the first to comment

Concordância Verbal

  1. 1. Concordância Verbal I Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
  2. 2. Concordância Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois helicópteros sobrevoaram a região. O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. substantivo fem./plural numeral fem. plural adjetivo fem. plural pronome fem. plural artigo fem. plural
  3. 3. Concordância Verbal <ul><li>A concordância pode ser verbal e nominal . É verbal quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. </li></ul>Ex.: O homem não é um dos mamíferos mais dorminhocos. sujeito na 3ª pessoa do singular Verbo na 3ª pessoa do singular
  4. 4. Concordância do verbo com o sujeito simples <ul><li>a) Regra Geral </li></ul>O verbo concordará com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), mesmo que este venha deslocado. Ex 1 .: Nós nunca discordamos de você. sujeito na 1ª pessoa do plural verbo na 1ª pessoa do plural . 1 . Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo,isto é, uma única palavra principal. 2. O núcleo do sujeito nunca é determinado por preposição (de, em, com etc...)
  5. 5. Ex 2 : Sumia na estrada poeirenta a última boiada da fazenda. Verbo na 3ª pessoa do singular sujeito na 3ª pessoa do singular (=ela) Não importa a posição do verbo (antes ou depois do sujeito simples): a concordância é sempre feita com o núcleo dele.
  6. 6.  Se o conjunto verbo + pronome se admite a transformação em locução verbal (dois verbos) , o verbo concorda com o sujeito, que está na frase. Ex.: Divulgaram-se os planos . Os planos foram divulgados . Compare essas duas construções e observe que : 1º.) Elas são equivalentes quanto ao sentido; 3º.) Em ambas o verbo concorda com o sujeito. 2º.) Em ambas o sujeito é o mesmo; sujeito sujeito locução verbal verbo + pronome se b) Verbo + pronome se
  7. 7.  Se o conjunto verbo + se não admite a transformação em locução verbal, o sujeito é indeterminado e o verbo fica na 3ª pessoa do singular . Ex.: Não se confiava nos planos . Nos planos não eram confiados . 3ª pessoa do singular Não é o sujeito, é o objeto indireto . construção inexistente no idioma Observações: 1ª) Convém lembrar que o núcleo do sujeito nunca é regido de preposição. 2ª) Na maioria dos casos, o que impossibilita a transformação é a presença da preposição exigida pelo verbo (no exemplo: confiar em ).
  8. 8. c) Pronomes de tratamento Quando o sujeito é representado por pronome de tratamento ( Vossa Senhoria , Vossa Excelência , Vossa Majestade etc.), o verbo fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Vossa Excelência enganou seus eleitores. Sujeito é pronome de tratamento verbo na 3ª pessoa do singular Ex.: Vossa Senhoria quis assim. Sujeito – pronome de tratamento verbo na 3ª pessoa do singular
  9. 9. d) Pronomes relativos que e quem  Relativo que – o verbo concorda com o antecedente desse pronome. Ex.: Foram os professores que pediram as explicações. antecedente Ex.: Fui eu que pedi . antecedente <ul><li>Relativo quem – o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar </li></ul><ul><li>com o termo antecedente . </li></ul>Ex.: Foram os funcionários quem reivindicaram o aumento . Ex.: Foram os funcionários quem reivindicou o aumento.
  10. 10. e) O sujeito é um substantivo coletivo Quando o sujeito for representado por um substantivo coletivo , o verbo ficará na 3ª pessoa do singular . Ex.: A torcida invadiu o campo e agrediu o juiz. Observação : Quando o sujeito coletivo estiver acompanhado de adjunto ou distante do verbo, admite-se o verbo no plural. Ex.: O grupo de estudantes gritava (ou gritavam ) palavras de ordem. O elenco se reuniu e, depois de quinze minutos de discussão resolveram (ou resolveu ) continuar o espetáculo.
  11. 11. Concordância do verbo com o sujeito composto 1. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo , este ficará no plural . Ex.: O ônibus e o caminhão deslizaram na pista.

×