Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Proporção

7,506 views

Published on

Published in: Travel, Entertainment & Humor
  • Be the first to comment

Proporção

  1. 1. PROPORÇÃO Nautilus se encaixa em um retângulo de ouro
  2. 2. No século 16, Luca Pacioli (1445-1514), geômetra e amigo dos grandes pintores da Renascença, redescobriu o "segredo de ouro". Sua publicação dedicada ao número Phi, Divina Proportion
  3. 3. o Nautilus retângulo de ouro.Em 1509 o matemático Luca Pacioli e o Leonardo da Vinci “ Divina Proportione” baseado em uma pesquisa sobre proporções divinas na natureza e utilizou os estudos mais antigos de Fibonacci. Pacioli descobriu que as coisas na natureza evoluem exponencialmente. Descobriu que a natureza é baseada nos números 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34… Quando cada um destes números é somado com o número anterior, cria o próximo (1+1=2, 1+2=3, 3+2=5, etc). Isso mesmo o famoso numero de Fibonacc i.
  4. 4. Algumas medidas encontradas no nosso corpo Humano -A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão. -A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça. -A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax. -A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo. -O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta. -A medida da dobra central até a ponta dividido e da segunda dobra até a ponta. -A medida do seu quadril ao chão e a medida do seu joelho até o chão.
  5. 5. Michelangelo fez inúmeros desenhos e medidas do corpo humano (vivos e mortos, bem como estátuas gregas e romanas) para entender a sua forma, proporções e variações. Naturalmente, proporções humanas variam de acordo com o indivíduo, mas em arte clássica, o corpo da figura ideal é 8 cabeça-comprimentos da cabeça aos pés. Na vida real, o corpo humano adulto é cabeça-comprimentos de 7 a 8.
  6. 6. PARTHENON A planta do Parthenon mostra que o templo foi construído tendo por base um retângulo com comprimento igual a raiz quadrada de 5 e largura igual a 1.
  7. 7. Em alguns exemplos como a ânfora (750 a.c – Museu Nacional de Atenas), a altura é exatamente o dobro da largura e do pescoço é exatamente a metade da altura. Assim como alguns desenhos.
  8. 8. O Sacramento da última ceia – Salvador Dali As dimensões da pintura (aproximadamente 270 cm × 167 cm) estão numa Razão Áurea entre si. Talvez ainda mais importante, parte de um enorme dodecaedro (um sólido regular de 12 faces no qual cada face é um pentágono) é visto flutuando acima da mesa.
  9. 9. O arquiteto americano Frank Lloyd Wright (1869-1959), por exemplo, baseou o desenho do Museu Guggenheim de Nova York na estrutura do náutilo com câmaras. Dentro do museu, os visitantes sobem uma rampa em espiral.
  10. 10. Mies Van Der Rohe. A cadeira foi concebida dentro de um quadrado. - Cadeira Barcelona (1929) Charles Eames - Cadeira Plywood (1946)
  11. 11. O corpo equilibrado replica o gráfico. Ou, é o padrão provenientes do corpo? A ilusão de óptica é realmente vertical.
  12. 12. Observe a diferença onde as fotos são cortadas. Na imagem inferior, sua mão aponta diretamente para o canto. Não é assim na foto superior. Seu braço a dela leva para o canto inferior. Sua perna dianteira para suas curvas de peito no canto direito, em seguida, retorna para o canto inferior direito. Embora eles não estão no centro, a imagem é equilibrada e você pode sentir o movimento.
  13. 13. Georges Seurat habilmente posiciona precisamente tamanhos objetos ao redor da tela para direcionar a cena. Observe o guarda-chuva vermelho, onde o homem à sua esquerda está olhando tangente a ela para a árvore, então para baixo entre as meninas sentadas. De guarda-chuva preto no canto superior direito, uma diagonal atravessa as meninas como cauda do cão e o nariz são exatamente na linha
  14. 14. Jan Vermeer equilibra o lustre no quarto com objetos bem colocados. A interseção de gerar linhas direciona o visualizador. Observe as linhas através da perna da banqueta, perna direita do pintor e o cavalete e onde elas se cruzam com a decoração de parede.
  15. 15. A Catedral de Notre Dame é projetada dentro de um retângulo de ouro. Um quadrado define a parte inferior. O tamanho e o posicionamento da rosácea é tangente para as diagonais do quadrado e o retângulo de ouro maior. O fundo da rosácea é no ponto médio da Praça .
  16. 16. O Taj Mahal é projetado em um quadrado. A entrada é um quadrado com seu tamanho determinado por uma diagonal de ponto médio na base até à Praça do exterior. A distância acima da porta é de 62% da altura total.
  17. 17. Piet Mondrian perfeitamente coloca formas com a força visual de cor guiando o visualizador em torno da tela. Começando com a Praça Vermelha, vá para baixo as duas formas pretas, e depois até o azul e finalmente para o amarelo que completa a espiral .
  18. 18. Sites pesquisados Chocoladesign.com Comentada.com Espaço.com cdcc.usp.br Infoescola.com Poralsãofrancisco.com.br Apresentação elaborada por professora Ana Lucia Rosenhaus design group

×