Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Algoritmo - tipos de dados

2,471 views

Published on

Em ciência da computação tipos de variáveis ou dados é uma combinação de valores e de operações que uma variável pode executar, o que pode variar conforme o sistema operacional e a linguagem de computador.

Published in: Education

Algoritmo - tipos de dados

  1. 1. Algoritmo e Lógica Programação
  2. 2. Introdução à Lógica de programação Exercício Somar dois números quaisquer Escreva o primeiro número no retângulo A; Escreva o segundo número no retângulo B; Some o número do retângulo A com número do retângulo B e coloque o resultado no retângulo C;
  3. 3. Algoritmo Variáveis e Constantes Variáveis e constantes são os elementos básicos que um programa manipula. Uma variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado determinado. Variáveis devem receber nomes para poderem ser referenciadas e modificadas quando necessário. Um programa deve conter declarações que especificam de que tipo são as variáveis que ele utilizará e as vezes um valor inicial.
  4. 4. Algoritmo Constantes Constante é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal.
  5. 5. Algoritmo Variáveis Variável é a representação simbólica dos elementos de um certo conjunto. Cada variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode se alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa.
  6. 6. Algoritmo Tipo de Dados Dados numéricos Os dados numéricos representáveis num computador num computador são divididos em apenas duas classes: Os inteiros e os reais.
  7. 7. Algoritmo Tipo de Dados Dados numéricos inteiros Os números inteiros são aqueles que não possuem componentes decimais ou fracionários, podendo ser positivos ou negativos
  8. 8. Algoritmo Tipo de Dados Dados numéricos reais Os números reais são aqueles que podem possuir componentes decimais ou fracionários, podendo ser positivos ou negativos
  9. 9. Algoritmo Tipo de Dados Dados literais O tipo de dado literal é constituído por uma sequencia de caracteres contendo letras, dígitos e/ou símbolos especiais. Esse tipo de dados também é chamado de alfanumerico, cadeias de caracteres ou ainda string (inglês). Os caracteres geralmente vem ente aspas ( “ ” )
  10. 10. Algoritmo Tipo de Dados Dados lógicos (booleanos) O tipo de dado logico é usado para representar dois únicos valores lógicos possíveis: verdadeiro ou falso. É comum encontrar-se em outras referencias outros tipos de pares de valores lógicos com sim/não , 1/0, true/false.
  11. 11. Algoritmo Música – Variável de Ipanema Olha que coisa mais linda mais cheia de graça é a variavel que vem e que passa trazendo valores para processar. Seja no escopo fechado. Se é grande ou pequena esta reservado memoria no esquema. Variavel global sei que posso usar. Ah um espaço vazio! Ah porque o NULL existe! Ah passa ao banco e persiste! Passa ao banco insere uma linha ou então morre sozinha A se ela soubesse que quando ela passa. O coletor de lixo trabalha de graça libera memoria para o programador.
  12. 12. Algoritmo Instruções Primitivas Como o próprio nome diz, Instruções Primitivas são os comandos básicos que efetuam tarefas essenciais para a operação dos computadores, como entrada e saída de dados (comunicação com o usuário e com os dispositivos periféricos), e movimentação dos mesmos na memória.
  13. 13. Algoritmo Instruções Primitivas Instruções primitivas A instrução primitiva de atribuição avalia uma expressão e armazena o valor resultante numa variável. O valor resultante da expressão e a variável devem ter tipos compatíveis. A instrução primitiva de saída de dados admite como argumentos uma lista de variáveis, um literal, ou uma mistura de ambos. No primeiro caso, o valor de cada uma das variáveis é buscado na memória e colocado no dispositivo de saída. No caso de literais, estes são copiados diretamente no dispositivo de saída. A instrução primitiva de entrada de dados busca, no dispositivo de entrada, dados que são guardados nas posições de memória correspondentes às variáveis da lista que lhe são passadas como argumento.
  14. 14. Algoritmo Instruções Primitivas Instrução Primitiva de Atribuição A instrução primitiva de atribuição, ou simplesmente atribuição, é a principal maneira de se armazenar uma informação numa variável. Sua sintaxe é: <nome_de_variável> <expressão>
  15. 15. Algoritmo Instruções Primitivas Instrução Primitiva de Atribuição Algoritmo EXEMPLO Var PRECO_UNIT, PRECO_TOT : real; QUANT : inteiro; Início PRECO_UNIT  5.0 QUANT  10 PRECO_TOT  PRECO_UNIT * QUANT Fim
  16. 16. Algoritmo Instruções Primitivas Instruções primitivas de saída As instruções primitivas de saída de dados são o meio pelo qual informações contidas na memória dos computadores são colocadas nos dispositivos de saída, para que o usuário possa visualizá-las. Há duas sintaxes possíveis para esta instrução:
  17. 17. Algoritmo Instruções Primitivas Instruções primitivas de saída Algoritmo EXEMPLO Var PRECO_UNIT, PRECO_TOT : real QUANT : inteiro Início PRECO_UNIT  5.0 QUANT  10 PRECO_TOT  PRECO_UNIT * QUANT Escreva PRECO_TOT Fim.
  18. 18. Algoritmo Instruções Primitivas Instruções primitivas entrada de dados As instruções primitivas de entrada de dados são o meio pelo qual informações são fornecidas ao computador para serem processadas. Sua sintaxe é:
  19. 19. Algoritmo Instruções Primitivas Instruções primitivas entrada de dados Algoritmo EXEMPLO Var PRECO_UNIT, PRECO_TOT : real; QUANT : inteiro; Início Leia PRECO_UNIT, QUANT; PRECO_TOT  PRECO_UNIT * QUANT; Escreva PRECO_TOT; Fim.
  20. 20. Algoritmo Instruções Primitivas Instruções primitivas entrada de dados
  21. 21. Algoritmo Operadores Os operadores são meios pelo qual incrementamos, decrementamos, comparamos e avaliamos dados dentro do computador. Temos três tipos de operadores: • Operadores Aritméticos • Operadores Relacionais • Operadores Lógicos
  22. 22. Algoritmo Operadores aritméticos Os operadores aritméticos são os utilizados para obter resultados numéricos. Além da adição, subtração, multiplicação e divisão, podem utilizar também o operador para exponenciação. Os símbolos para os operadores aritméticos são: Adição + Subtração - Multiplicação * Divisão / Exponenciação ** Mod MOD
  23. 23. Algoritmo Operadores Relacionais Os operadores relacionais são utilizados para comparar String de caracteres e números. Os valores a serem comparados podem ser caracteres ou variáveis. Estes operadores sempre retornam valores lógicos (verdadeiro ou falso/ True ou False) Os operadores relacionais são: Igual a = Diferente de != ou <> Maior que > Menor que < Maior ou igual a >= Menor ou igual a <=
  24. 24. Algoritmo Operadores Lógicos Os operadores lógicos servem para combinar resultados de expressões, retornando se o resultado final é verdadeiro ou falso. Os operadores lógicos são: E AND OU OR NÃO NOT
  25. 25. Algoritmo Operadores Lógicos E / AND Uma expressão AND (E) é verdadeira se todas as condições forem verdadeiras OR/OU Uma expressão OR (OU) é verdadeira se pelo menos uma condição for verdadeira NOT Um expressão NOT (NÃO) inverte o valor da expressão ou condição, se verdadeira inverte para falsa e vice-versa.
  26. 26. Algoritmo Operadores Lógicos Exercícios 1) Sabendo que A=3, B=7 e C=4, informe se as expressões abaixo são verdadeiras ou falsas. a) (A+C) > B ( ) b) B >= (A + 2) ( ) c) C = (B –A) ( ) d) (B + A) <= C ( ) e) (C+A) > B ( ) 2) Sabendo que A=5, B=4 e C=3 e D=6, informe se as expressões abaixo são verdadeiras ou falsas. a) (A > C) AND (C <= D) ( ) b) (A+B) > 10 OR (A+B) = (C+D) ( ) c) (A>=C) AND (D >= C) ( )
  27. 27. Algoritmo Operações Lógicas Operações Lógicas são utilizadas quando se torna necessário tomar decisões em um diagrama de bloco. Num diagrama de bloco, toda decisão terá sempre como resposta o resultado VERDADEIRO ou FALSO.
  28. 28. Algoritmo
  29. 29. Algoritmo Enigma O PRISIONEIRO
  30. 30. Algoritmo Enigma O PRISIONEIRO No antigo Egito, havia um prisioneiro numa cela com duas saídas, cada uma delas com um guarda. Cada saída dava para um corredor diferente em que um dava para o campo e, portanto, para a liberdade e o outro para um fosso de crocodilos. Só os guardas sabiam qual a saída certa, mas um deles dizia sempre a verdade e outro mentia sempre. O prisioneiro não sabia nem qual a saída certa nem qual o guarda verdadeiro. Qual a pergunta (e uma só pergunta) que o prisioneiro deveria fazer a um dos guardas ao acaso, para saber qual a porta certa?

×