Geografia ms aula2

670 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
670
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Geografia ms aula2

  1. 1. O RELEVO DO MATO GROSSO DO SUL
  2. 2. Conceitos de RelevoRelevo – “é o conjunto de formas presentes na superfície sólida do planeta”. Resulta da estrutura geológica (fatores internos) edos processos geomórficos (fatores externos). O primeiro forma a estrutura do relevo e o segundo esculpe as formas. 1) Planície – áreas extensas planas em que há mais sedimentação que erosão. Áreas chatas e mais baixas, geralmente, no nível do mar. Porém, podem ficar em terras altas, como as várzeas de um rio num planalto. 2) Montanha – terrenos bastante elevados, acima de 300 metros. Podem ser classificadas quanto à origem ou idade. 3) Depressão – áreas situadas abaixo do nível do mar ou das outras superfícies planas. 4) Planalto – terras mais altas que o nível do mar, razoavelmente planas delimitadas por escarpas íngrimes. Há mais erosão que sedimentação.
  3. 3. Conceito de AltitudeO termo Altitude designa a distância em metros medida na vertical desdeo nível médio das águas do mar até um determinado lugar. A altitude épositiva quando o lugar está acima do nível do mar e negativa quandoestá abaixo.
  4. 4. Não ocorrem grandes altitudes nas duas principaisformações montanhosas, as serras da Bodoquena e deMaracaju, que formam os divisores de águas das bacias doParaguai e do Paraná. As altitudes médias do estado ficam entre 200 e 600metros. O ponto mais elevado é o Morro Grande (1.065,4m)
  5. 5. Parque Nacional da Serra da BodoquenaA oeste da ecoturística Bonito (MS), está aprincipal unidade de conservação do estadode Mato Grosso do Sul: Parque Nacional daSerra da Bodoquena, ameaçado pormadeireiros, invasores, incendiários egrileiros em sua volta.
  6. 6. Parque Nacional da Serra da Bodoquena
  7. 7. SERRA DE MARACAJU E RIO AQUIDAUANA – PANTANAL - MS
  8. 8. O Pantanal é a maior planície de inundaçãocontínua do mundo, formada principalmentepelas cheias do rio Paraguai e afluentes. Aregião tem cerca de 250 mil km², sendo quemais de 80% fica no Mato Grosso e MatoGrosso do Sul. O restante fica principalmentena Bolívia e uma pequena parte ao Paraguai.
  9. 9. Mesorregiões de Mato Grosso do Sul Mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais. Foi criada pelo IBGE e é utilizada para fins estatísticos e não constitui, portanto, uma entidade política ou administrativa.O estado de Mato Grosso do Sul é dividido pelo InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística emquatro mesorregiões, subdivididas posteriormenteem microrregiões.
  10. 10. Mesorregião do Centro-Norte de Mato Grosso do Sul Formada pela união de dezesseis municípios agrupados em duas microrregiões. Alto Taquari Campo Grande
  11. 11. Microrregião do Alto TaquariPrincipal cidade e o centroregional: Coxim.AlcinópolisCamapuãCoximFigueirãoPedro GomesRio Verde de Mato GrossoSão Gabriel do OesteSonora
  12. 12. AlcinópolisPopulação reduzida, com cultura antiga. cones turísticos :Casa de pedra, Gruta do Pitoco, Mão de Deus, Parque Estadual dasNascentes do Rio Taquari, Parque Natural Municipal Templo dosPilares, Serra do Bom Jardim
  13. 13. PARQUE ESTADUAL NASCENTES DO TAQUARI
  14. 14. Figuras animalistas do sítio arqueológico Casa de Pedra. No detalhe, representação de um anfíbio, sítio arqueológico Templo dos Pilares em Alcinópolis. A arte animalista executada por meio de pinturas monocrômicas em tons de vermelho é típica da Tradição Planalto.Mão de Deus
  15. 15. CamapuãSua principal atividade é a Pecuária,sendo conhecida nacionalmente comoCapital do Bezerro de qualidade. Cachoeira no Rio Mata-Mata
  16. 16. Coxim "Portal Monçoeiro do Pantanal" "Terra do Peixe" "Cidade do Pé de Cedro” Sua economia baseia-se na agropecuária extensiva,cultura e turismo. É um dos maiores produtores de sojado estado. A pecuária também aparece como principalatividade econômica, com quase duas mil cabeças degado dedicadas ao abate ou à produção de leite. Município situado a leste do Pantanal, Coxim é umdos principais pontos de pesca do País atraindo diver-sos pescadores que buscam as águas piscosas dos RiosCoxim, Jauru e Taquari.
  17. 17. Coxim "Portal Monçoeiro do Pantanal"Pé de Cedro, famoso pela música "Terra do Peixe"de Francisco Mourão "Cidade do Pé de Cedro”
  18. 18. FigueirãoFoi instalado em 1º de janeiro de 2005, foidesmembrado parcialmente das áreas dosmunicípios de Camapuã e Costa Rica. O último censorealizado pelo IBGE (2010) mostrou que a populaçãode Figueirão se encontra em 2.927 habitantes.Conhecida pelo apelido de Terra da PedraBonita, Figueirão é um excelente destino eco-turístico da região.
  19. 19. Pedro Gomes
  20. 20. Rio Verde de Mato GrossoSua economia é baseada na agropecuária eindústrias ceramistas, contendo cincocerâmicas que produzemtijolos, lajotas, tropeiros, e outra que fabricapiso esmaltado, sendo esta a única do centro-oeste nesse ramo, atualmente desativada. Acidade contem também uma fabrica dechapéus, que em constante crescimentoaquece a economia do municipio
  21. 21. Rio Verde de Mato Grosso A cidade começou a investir no turismo a pouco tempo, em razão disso não há ainda uma grande estrutura para visitação das cachoeiras e formações rochosas. As exceções são os balneários "Quedas D’água" e "Sete Quedas", que tem fácil acesso e pousadas e área de camping disponíveis para turistas. O município também conta com sítios arqueológicos, trilhas, cavalgadas e rapel que são encontrados na "Fazenda Igrejinha" que fica na área rural a 18 km da cidade. Também na estrada do pantanal encontra-se o mirante do Pindaivãon, uma serra onde esportistas usam para saltar de asa delta. As festas mais importantes e tradicionais da cidade é a de sua emancipação, da padroeira do município (Nossa Senhora Auxiliadora), o Carnaval e a EXPOVERDE (Exposição Agropecuária).
  22. 22. São Gabriel do OestePor ser um polo agrícola na região com abundância de matéria prima,destaca-se a produção de Ração Animal em virtude a sua grande produçãode farelo de soja e de sorgo além de forrageiras, Indústrias têxteis- Algodão, leite, frigoríficos de suínos, aves e bovinos, além de umacrescente produção e sede de uma empresa que comercializa Bolsas,Sapatos, Carteiras e Acessórios com o couro do Avestruz de produçãolocal,o que confere em um produto de alta qualidade e que atrai pessoasde diversos lugares. Tendo como atividade base a produção do leite longa vida São Gabriel do Oeste. Contando com incentivos municipais e estaduais, a SAGA São Gabriel do Oeste é o maior produtor Agroindustrial é a primeira indústria deste ramo no estado de Mato de suínos e avestruzes do Estado de Mato Grosso Grosso do Sul. Fundada em setembro de 2002, a produção teve início do Sul, produzindo mais de 120 mil leitões e 6 mil em Julho de 2003, trazendo como consequências inúmeros benefícios cabeças de avestruz. Também é o maior produtor para o setor leiteiro, como melhores preços pago aos de soja do estado. produtores, geração de empregos diretos e indiretos, maiores Na safra de 2010, o município foi o principal investimentos, aumento do rebanho e, conseqüentemente, reflexo no produtor de sorgo, respondendo sozinho por comércio local e maiores recursos para o município. Também presente quase 5% da produção nacional. no município a empresa frigorífica e abatedora de suínos Aurora S.A Tendo na safra 2011/2012 se tornado o maior (Cooperativa Central do Oeste Catarinense) que tem uma Linha de produtor brasileiro de sorgo com índices produção de hambúrgueres e cortes especiais de carne suína. Emprega elevadíssimos de produção. diretamente 3100 pessoas da própria cidade e de municípios vizinhos, além de empregos indiretos de fornecedores.
  23. 23. São Gabriel do Oeste
  24. 24. Sonora
  25. 25. Usina Ponte de Pedra- Rio Correntes- Sonora/MS.Usina Hidrelétrica Ponte de Pedra (MT/MS), com capacidadeinstalada de 176 MW e em operação desde 2005.
  26. 26. Microrregião de Campo Grande Municípios: Bandeirantes; Campo Grande; Corguinho; Jaraguari; Rio Negro; Rochedo; Sidrolândia; Terenos.
  27. 27. BandeirantesCachoeira daNeide
  28. 28. Campo Grande ""CG" "Cidade Morena" "Campão" "Capital do Cerrado Meridional"" Crescimento populacional 1872 65 1902 602 1915 2.000 1922 8.256 1932 30.010 1940 49.629 1960 74.249 1964 92.135 1970 140.140 1975 180.300 1980 291.777 1991 526.126 1996 544.069 2000 600.621 2003 665.975 2007 724.524 2010 786.797 2011 787.204 1º semestre-2012 802.932
  29. 29. Corguinho
  30. 30. JaraguariFurnas do Dionizio é uma comunidade negrarural, constituída por sua descendência ocupauma área permanente desde o final do séculoXIX.
  31. 31. Rio Negro
  32. 32. RochedoSua economia é pautada napecuária, agricultura e comércio
  33. 33. Sidrolândia Nos últimos dez anos houve um grande crescimento do município, devido à instalação de várias indústrias, principalmente do setor têxtil e alimentício e pelo grande número de assentamentos instalados, Sidrolândia é o campeão do estado em número de assentamentos rurais, onze, e têm outros sem regularização..
  34. 34. TerenosFesta do Ovo - A Festa do Ovo de Terenos foi criada em2008, no auge das comemorações dos 100 anos daimigração japonesa no Brasil. Nesse ano, também eramlembrados os 49 anos da chegada dos japoneses à ColôniaJamic, na Comunidade Várzea Alegre, localizada emTerenos. Ligado ao fato da comunidade representar a maiorprodução de ovos do Mato Grosso do Sul, tornou-se naturaluma festa que unisse todas esses fatos, o que foi logoidealizado pela Prefeitura Municipal. A idéia era prestaruma homenagem à comunidade japonesa local, que sededica à produção de ovos e que levou o município àcondição de maior produtor de ovos de Mato Grosso doSul.

×