Coleta De Dados

25,754 views

Published on

Breve apresentação sobre coleta de dados em estatística

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
25,754
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
141
Actions
Shares
0
Downloads
144
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Coleta De Dados

  1. 1. Dados de Coleta Estatística Descritiva Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis
  2. 2. Conceitos Básicos * Estuda-se Estatística para aplicar seus conceitos como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas, "justificando cientificamente" as decisões. * A Estatística compreende o planejamento e a execução de pesquisas, a descrição e a análise dos resultados e a formulação de predições com base nesses resultados.
  3. 3. <ul><li>Os passos da metodologia estatística são: </li></ul><ul><ul><li>definição cuidadosa do problema; </li></ul></ul><ul><ul><ul><li>formulação de um plano para a coleta das unidades de observação; </li></ul></ul></ul><ul><ul><li>coleta, resumo e apresentação das unidades de observação ou de seus valores numéricos; </li></ul></ul><ul><ul><li>análise dos resultados; </li></ul></ul><ul><ul><ul><ul><li>divulgação de relatório com as conclusões, de tal modo que estas sejam facilmente entendidas por quem as for usar na tomada de decisões. </li></ul></ul></ul></ul><ul><ul><ul><ul><li>Entre as características do método estatístico, citam-se: </li></ul></ul></ul></ul><ul><li>é o único modo de lidar com uma grande quantidade de observações ou de valores; </li></ul><ul><li>aplica-se somente a observações redutíveis a uma forma quantitativa; </li></ul><ul><li>é o mesmo tanto para as ciências humanas e sociais como para as ciências tecnológicas; </li></ul><ul><ul><li>é objetivo; entretanto, os resultados são influenciados (embora não devessem) pela necessária interpretação subjetiva. </li></ul></ul>Método Estatístico
  4. 4. <ul><li>A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou, em 12 de janeiro de 1999,4 uma Audiência Pública para discutiras condições gerais do edital de licitação para contratação de instituição que desenvolverá a metodologia destinada a aferir o grau de satisfação da sociedade com o Serviço Telefônico Fixo Comutado. Na Audiência Pública, foram abordados os seguintes tópicos: </li></ul><ul><ul><li>processo de identificação do grau de satisfação; </li></ul></ul><ul><ul><ul><li>linhas gerais do plano amostrai das pesquisas; </li></ul></ul></ul><ul><ul><li>procedimentos para coleta de dados em todo o território nacional; </li></ul></ul><ul><ul><li>procedimento de codificação e tabulação de dados; </li></ul></ul><ul><ul><li>análises a serem realizadas; </li></ul></ul><ul><ul><li>identificação e priorização de atributos valorizados pela sociedade e pela Anatel; </li></ul></ul><ul><li>apresentação dos resultados. </li></ul>Método Estatístico (Caso)
  5. 5. Consiste na totalidade de unidades de observação (usualmente pessoas, objetos ou eventos) a partir das quais se deseja tomar uma decisão. População ...a Estatística não interessa concluir a respeito de unidades individuais de observação, mas sim de grupos, conjuntos ou agregados, porque seu objetivo é o estudo da chamada população <ul><li>1) Finita: É aquela em que o número de unidades de observação pode ser contado e é limitado. </li></ul><ul><li>alunos matriculados nas escolas públicas estaduais; </li></ul><ul><ul><li>todas as declarações de Imposto de Renda recebidas pela Receita Federal; </li></ul></ul><ul><ul><li>todas as pessoas que compram telefone celular; </li></ul></ul><ul><li>2) Infinita: Uma população é infinita se a quantidade de unidades de observação é ilimitada, ou se não podem ser contadas. </li></ul><ul><li>gases, líquidos e alguns sólidos, como o talco, porque as unidades não podem ser identificadas e contadas. </li></ul><ul><li>Áreas de abrangência: É aquela que, fisicamente, limita as unidades de observação que se deseja estudar. </li></ul><ul><li>alunos matriculados nas escolas públicas estaduais em 1999; </li></ul><ul><li>todas as declarações de Imposto de Renda recebidas pela Receita Federal em 1999; </li></ul><ul><li>todas as pessoas que compram telefone celular na região Sudeste do Brasil. </li></ul>Unidade de observação: É um objeto (ou grupo de objetos) do qual se coletam dados Em uma população de municípios, uma unidade de observação é o município, o qual apresenta muitas características, entre as quais a área, o número de habitantes e a renda per capita.
  6. 6. <ul><li>Há dois tipos básicos de dados: </li></ul><ul><ul><li>aqueles obtidos de uma população qualitativa; </li></ul></ul><ul><ul><li>aqueles obtidos de uma população quantitativa. </li></ul></ul>Variáveis ... em Estatística, variável é uma atribuição de um número a cada característica da unidade de de variáveis observação, ou seja, é uma função matemática definida na população. <ul><li>1) Qualitativa: Quando uma característica ou variável é não-numérica, denomina-se variável qualitativa ou atributo </li></ul><ul><li>sexo; religião; naturalidade; faixa etária ; cor dos olhos; </li></ul><ul><li>2) Quantitativa: Uma variável qualitativa é expressa em categorias. </li></ul><ul><li>quantidade de valores de notas de uma moeda; </li></ul><ul><li>quantidade de sabores de refresco; </li></ul><ul><li>valor do patrimônio do cidadão brasileiro; </li></ul><ul><li>duração de uma bateria de telefone celular. </li></ul>Quantitativa discretas Quantitativa contínuas <ul><li>Podem assumir apenas determinados valores, e resultam de uma contagem </li></ul><ul><li>quantidade de valores de notas de uma moeda: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 </li></ul><ul><li>quantidade de sabores de refresco: tangerina, laranja, maracujá, lima-limão, carambola, abacaxi, maçã verde e pomelo rosado” </li></ul><ul><li>podem assumir qualquer valor dentro de uma determinada faixa de valores. </li></ul><ul><li>para a duração de uma bateria de telefone celular: 60h, 46h37min 1 2s ou 34hl 3min (dependendo do tipo da bateria ou da sua utilização) </li></ul>

×