Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sapiens - Feedback de Prática Docente com Google Forms

119 views

Published on

Slides da apresentação sobre o levantamento através de questionário online submetido aos alunos de cursos de graduação da Unipê. Utilização de Ambiente Virtual (Moodle) e Google Forms.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Sapiens - Feedback de Prática Docente com Google Forms

  1. 1. UTILIZANDO AMBIENTE VIRTUAL FEEDBACK DE PRATICA DOCENTE
  2. 2. UBTECH Business & TI nos Cursos Tecnológicos e Bacharelados
  3. 3. Introdução Com a evolução das tecnologias sociais, torna- se mais do que necessário e até um item indispensável a frequente expansão dos métodos do professor para alcançar o objetivo de ser um mediador bem-sucedido em cada semestre letivo;
  4. 4. OBJETIVO Esta prática docente visa aprimorar os caminhos de acesso ao aluno e o levantamento de suas considerações sobre a disciplina e o que ele espera da mesma;
  5. 5. A Experiência Aplicando o formulário de feedback
  6. 6. Descrição da experiência Esta prática consiste em gerar Formulários online, sejam eles feitos com as ferramentas já existentes no Ambiente Virtual da Unipê ou através do Google Forms, ferramenta online e gratuita da Google.
  7. 7. Descrição da experiência A ideia é gerar formulários com perguntas pertinentes a turma, período e a disciplina que o professor leciona. A experiência foi aplicada de duas maneiras: Primeiramente, aplicando um formulário ao final do estágio, onde se pode ter um levantamento de onde o docente, como expositor e mediador da sala, pode melhorar em sua didática, na exposição do assunto, mas também na estrutura física como Sala de aula, Laboratórios e ambientes diversos.
  8. 8. Descrição da experiência Neste formato, o professor tem espaço para melhorar de um Estágio para outro sua forma de expor o assunto, sabendo assim se pode avançar mais ou até tentar desacelerar o ritmo para que todos tenham um desempenho no mínimo satisfatório.
  9. 9. Descrição da experiência No segundo formato, foi aplicado um questionário com cerca de 5 a 8 perguntas na primeira semana de aula e outro formulário apenas ao final do semestre para saber do aluno se as expectativas iniciais foram atendidas, onde se pode melhorar, aprimorar e evoluir.
  10. 10. Questionário Aplicando o
  11. 11. Descrição da experiência Nesta experiência, os formulários foram criados no Google Forms e compartilhado com os alunos através do Ambiente VIRTUAL para os alunos. Pensando na Metodologia PBL, o questionário pode ser usado até mesmo como uma atividade, valendo como avaliação dos alunos.
  12. 12. Descrição da experiência O interessante é que através do Google Forms os formulários podem ser respondidos de forma anônima ou não, cabe a quem os cria. De forma anônima tem-se uma vantagem: os alunos não se sentem pressionados ou com receio de qualquer “punição” por parte do docente, tornando-os mais sinceros em suas respostas.
  13. 13. Aplicando da experiência Para aplicar o Questionário, basta ter uma conta Google, pois ela é o passaporte para a utilização de todas as ferramentas online da empresa. Basta Acessar o site forms.google.com E efetuar o Login.
  14. 14. Descrição da experiência Para criar um novo formulário, basta clicar no sinal de + (botão vermelho)
  15. 15. Descrição da experiência Nesta janela podemos NOMEAR o formulário, adicionar uma descrição e já inserir as perguntas
  16. 16. Descrição da experiência Nesta janela podemos NOMEAR o formulário, adicionar uma descrição e já inserir as perguntas e alternativas.
  17. 17. Descrição da experiência Detalhe para os TIPOS DE PERGUNTAS possíveis
  18. 18. Descrição da experiência Detalhe para os TIPOS DE PERGUNTAS possíveis
  19. 19. Descrição da experiência Também é possível adicionar IMAGEM e VÍDEO.
  20. 20. Descrição da experiência O VÍDEO pode ser direto do Youtube ou de outro site.
  21. 21. Descrição da experiência Terminado o Formulário, não é necessário SALVAR. Basta clicar em ENVIAR e escolher como será o envio.
  22. 22. Aplicação Impacto da
  23. 23. Impacto da Aplicação Este tipo de atividade impacta bastante na vida do próprio professor, visto que a partir dos dados enviados o docente pode avaliar sua metodologia, sua didática e até mesmo o material (livros, softwares, ambientes, ferramentas) que utiliza em suas aulas.
  24. 24. Impacto da Aplicação Como o formulário possui perguntas objetivas e também discursivas, o retorno é mais confiável na resposta do aluno, servindo como base para que todos os envolvidos no processo possam melhorar para semestres futuros, incluindo não apenas o Docente, mas também a instituição, as coordenações e até o próprio discente.
  25. 25. Impacto da Aplicação O impacto pode ser mensurado em NÚMEROS ou até mesmo de GRÁFICOS.
  26. 26. Considerações Finais O objetivo desde trabalho é aumentar a participação do aluno nas práticas docentes visando uma interação nas aulas dos cursos de graduação, utilizando recursos online para levantamento de informações que auxiliem o professor a desenvolver suas práticas didáticas de forma a alcançar o objetivo de acordo com a disciplina.
  27. 27. Considerações Finais Além disso, esta prática auxilia para que a instituição e as coordenações possam tomar melhores decisões para as próximas turmas da mesma disciplina, com um melhoramento contínuo no processo de ensino-aprendizagem, visto que teremos dados suficientes para mensurar onde houve sucesso ou não, baseado na avaliação anônima por parte do discente.

×