Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Bra x mex redes sociais

731 views

Published on

Comparativo entre as pesquisas realizadas pela PR Newswire no Brasil e no México sobre os jornalistas e as mídias sociais.

  • Be the first to comment

Bra x mex redes sociais

  1. 1. Os Jornalistas e as Redes Sociais Comparativo Brasil x México Uma pesquisa PR Newswire
  2. 2. Em 2011, a PR Newswire realizou uma pesquisa comos jornalistas brasileiros para entender de que formaeles estão utilizando as redes sociais em sua rotinaprofissional.Este ano, a empresa repetiu a mesma pesquisa noMéxico. Os resultados, em comparativo, podem serencontrados a seguir:
  3. 3. A pesquisa A pesquisa contava com perguntas de múltipla escolha, com questões relativas ao uso e preferência por redes sociais. A divulgação aconteceu via e-mail e twitter da PR Newswire, tanto no Brasil quanto no México. Ao todo, 305 jornalistas de diferentes tipos de mídia (rádio, TV, jornal, revista e internet) responderam ao questionário no Brasil e 220 participaram no México.
  4. 4. BRA X MEX – Em quantas redes? Quando o assunto é a participação em redes sociais, os jornalistas brasileiros e mexicanos preferem variedade:Brasil 31.8% participam de 3 redes sociais distintas.México 37.7% participam de 2 redes sociais distintas.
  5. 5. As fontes As redes sociais, baseadas no relacionamento e troca de informações, tornaram-se um canal para jornalistas encontrarem suas fontes. Quando questionados se utilizavam as redes sociais para entrar em contato elas, 79.7% disseram que sim no Brasil e 76.8% no México.
  6. 6. Twitter: o favorito dos jornalistas A pesquisa PR Newswire descobriu que o twitter é a rede social preferida dos jornalistas seja no Brasil ou no México. Quando indagados sobre qual rede social mais poderia ajudar o trabalho do jornalista, o microblog liderou a votação, com 73.4% dos votos no Brasil e 78.2% no México.
  7. 7. E o Face? No Brasil: O Facebook veio na sequência, com 18.7%. No México: O Facebook ficou com 13,2% da preferência da mídia.
  8. 8. Obrigada por dividir Os jornalistas que responderam à pesquisa da PR Newswire mostraram que, além de obter informações nas redes sociais, também gostam de dividi-las usando estes canais. Dos participantes brasileiros, 33.8% disseram sempre replicar as matérias que escrevem em sites de relacionamento e 22% garantiram compartilhá- las ocasionalmente enquanto 31.4 % dos jornalistas mexicanos frequentemente divulgam seu conteúdo e 24.5 % fazem isto ocasionalmente.
  9. 9. A idéia da PR Newswire era identificar a relação dosjornalistas com as redes sociais durante a execução deseu trabalho e verificar, em dois países diferentes, deque modo estes canais estão sendo usados na rotinaprofissional da imprensa.A PR Newswire pretende repetir a prática daspesquisas, contribuindo para a geração ecompartilhamento de conhecimento no setor.
  10. 10. Contato: Janaina Weigel Director of Media Relations, Latin America Camila Conte; Josefina Aparício Relacionamento com a Mídia Brasil e LatamE-mail: jana.weigel@prnewswire.comPhone: +55 11 2504 5100Site: www.prnewswire.comBlog: www.blogprnewswire.comTwitter: www.twitter.com/prnewswirebrFlickr: www.flickr.com/prnewswirebrSlideshare: www.slideshare.net/prnewswirebr

×