Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Separação de misturas aula para o ensino fundamental

5,615 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Separação de misturas aula para o ensino fundamental

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS CAMPUS: SÃO BERNARDO – MA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROFESSORA: VILMA BRAGA
  2. 2. Em uma mistura, tanto homogênea quanto heterogênea, cada uma das substâncias que a formam mantém suas propriedades específicas. Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização bem definida, dependendo do tipo e das propriedades dos componentes da mistura. A aplicação destes processos deverá ser pensada caso a caso. Poderão haver misturas que necessitem de mais do que um processo para a completa separação dos seus constituintes
  3. 3. CATAÇÃO Método baseado na diferença de tamanho e de aspectos visíveis das partículas de uma mistura de sólidos granulados. Um dos sólidos é retirado com pinças ou com as mãos. Exemplo: mistura de feijão e impurezas.
  4. 4. PENEIRAÇÃO Utilizado quando uma mistura de sólidos granulados, cujo tamanho das partículas é sensivelmente diferente, é colocada sobre uma peneira e submetida à agitação. Exemplo: mistura de areia fina e pedregulhos. VENTILAÇÃO O sólido mais leve é separado por uma corrente de ar. Ex: grãos de arroz e cascas.
  5. 5. DISSOLUÇÃO FRACIONADA Baseia-se na diferença de solubilidade dos sólidos em um determinado líquido. Primeiro, adiciona-se um líquido que dissolva apenas um dos sólidos. Depois, filtra-se a mistura e o filtrado é submetido a aquecimento, para eliminar o solvente. Ex: mistura de sal e areia
  6. 6. DECANTAÇÃO É o método adequado para separar dois líquidos imiscíveis. A decantação possibilita a separação de um líquido de um sólido em uma mistura heterogênea. Nesse tipo de decantação, o sólido se deposita no fundo do recipiente e o líquido é lentamente transferido para outro recipiente.
  7. 7. DECANTAÇÃO
  8. 8. CENTRIFUGAÇÃO É um método de separação em que a força gerada por um movimento circular intenso possibilita a separação das fases de uma mistura. Uma espécie de decantação acelerada por um movimento de rotação, que é realizado por um equipamento chamado centrífuga ou centrifugador.
  9. 9. FILTRAÇÃO Aplica-se na separação de misturas heterogêneas do tipo sólido + líquido e sólido + gás. Consiste na passagem da mistura por um material poroso, ou seja, por um filtro. O líquido ou o gás passa pelos poros do filtro e o sólido fica retido.
  10. 10. EVAPORAÇÃO Também é um método adequado para separação de sólidos e líquidos, mas a diferença aqui é que o material sólido deve estar dissolvido no líquido. Exemplo: Salinas para obter sal
  11. 11. CRISTALIZAÇÃO É um método fundamentado nas variações de solubilidade de uma substância em função da temperatura. Se dissolvermos a maior quantidade possível de um sólido em água quente e deixarmos que a solução esfrie lentamente, o sólido dissolvido formará cristais.
  12. 12. DESTILAÇÃO Utilizamos quando temos uma mistura com componentes que apresentam temperaturas de ebulição muito diferentes.
  13. 13. SEPARAÇÃO MAGNÉTICA Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã.

×