Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Os 9 recursos para escrever uma
boa uma cena narrativa para HQ
Por Marcelo Alves
Escrever boas cenas para uma história não...
Obstáculo emocional: algum trauma que impede o avanço do personagem. Pode ser alguém
que lembra uma pessoa que fez muito m...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Os 9 recursos para escrever uma boa uma cena narrativa para hq

372 views

Published on

Neste artigo apresentamos nove recursos para escrever uma boa cena de narrativa para história em quadrinhos.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Os 9 recursos para escrever uma boa uma cena narrativa para hq

  1. 1. Os 9 recursos para escrever uma boa uma cena narrativa para HQ Por Marcelo Alves Escrever boas cenas para uma história não é algo difícil quando você estuda técnicas de escrita para narrativas. Existem recursos que podem melhorar sua narrativa, que você pode abrir mão, mas é importante conhecer, pois ajuda na concepção do seu trabalho, facilitando o processo. Porém não é algo que deve servir para engessar a sua história, antes, porém estruturar de modo que possa visualizar e trabalhar os detalhes, como uma pintura que, após o rascunho, vai para a sua arte-final. Saiba, contudo, que uma boa narrativa precisa de um elemento muito importante: o conflito. Seja em qual camada, ou quais, você precisa ter claro em sua mente qual o conflito que movimenta a sua narrativa. E a sua narrativa são os anseios, dúvidas dos personagens. A narrativa é a percepção do personagem em seu mundo e o que o faz movimentar-se, daí a importância em investir no personagem. James McSill é um autor que trabalha há alguns anos com storytelling; ele foi citado neste post AQUI. Não é um autor de roteiros em quadrinhos, porém seus estudos podem ser aplicados na construção de uma boa narrativa. Ele destacou nove recursos para construir uma boa cena. Pense nesses nove recursos como combustível para movimentar a cena que vai puxar uma outra cena, que puxa outra… Enfim, é o motor da narrativa, que pode ser feita de forma variada em função do conflito maior que é coração da sua narrativa. Obstáculo físico: um elemento físico que impede alguma ação, como por exemplo, uma arma que não dispara, uma janela que não abre no momento de fuga etc.
  2. 2. Obstáculo emocional: algum trauma que impede o avanço do personagem. Pode ser alguém que lembra uma pessoa que fez muito mal no passado, um objeto que criou algum trauma ou representa uma dor antiga que o personagem não quer lembrar etc. Conflito interno: são questões morais que assolam um personagem a todo tempo. Um personagem que é religioso e sente desejos pela esposa do seu melhor amigo. Alguém que tem a chance de matar um assassino, mas vacila diante da situação etc. Conflito externo: são ações que dividem um personagem sobre o que deve ser feito. Uma pessoa ferida, o personagem vai atender ou vai correr atrás da pessoa que criou o acidente? Peter Parker vai ajudar sua tia May numa importante consulta com um médico ou vai ajudar a polícia a capturar o Duende Macabro? Tensão interna (ansiedade): algum elemento ou situação capaz de provocar ansiedade. O personagem prestes a reencontrar uma pessoa que não vê há anos. Receber uma carta que pode mudar toda sua vida. Tensão interna (angústia): algum elemento ou situação capaz de provocar angústia. Um grande segredo foi descoberto e não se sabe quando será revelado para todos. Tensão externa: algum elemento físico ou subjetivo que provoca tensão. Uma luta em que o personagem sente que vai morrer e que próximo dele existe um objeto que pode ajudá-lo a virar a situação a seu favor. Uma corrida contra o tempo para escapar de uma explosão. Suspense: algo que pode acontecer, vai acontecer mas não sabemos quando. O assassino foi revelado, vemos a vítima aproximando-se, mas não sabemos quando será o ataque. Mistério: algum elemento ou situação que não sabemos como ocorreu. Uma caixa deixada na porta do personagem que guarda um grande segredo. Um novo personagem na trama que traz uma informação vital para a trama, mas não sabemos de onde ele veio e qual o seu propósito. Esses recursos não são categorias estanques, como o próprio autor declara, e alguns são bem próximos a outros. E, claro, não precisamos concordar, porém é preciso refletir se estamos utilizando ou não alguns desses recursos e, mais interessante, se temos o domínio para utilizar esses recursos à nossa disposição. Portanto, pense nesses recursos como pontos para você refletir na construção das cenas de sua narrativa. É o melhor caminho na construção do seu texto. Como você está construindo suas cenas narrativas? Tem alguma dica para compartilhar? Se ficou interessado por mais informações, envie um e-mail para contato@primalstudio.com.br Somos uma produtora cultural com projetos para quadrinhos.
 Assine a nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais.

×