Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Workshop SMW SP - Métricas para Facebook

5,508 views

Published on

Workshop de Métricas para Facebook realizado por Pri Muniz e Mariana Oliveira no Social Media Week 2012.

Outro Workshop: Monitoramento no Facebook - http://www.slideshare.net/pri.muniz/workshop-smw-sp-monitoramento-para-facebook

Workshop SMW SP - Métricas para Facebook

  1. 1. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOK Pri Muniz e Mariana Oliveira
  2. 2. PRI E MARI QUEM?????PRI MUNIZANALISTA DE INTELIGÊNCIA DIGITAL ::MONITORAMENTO E MÉTRICAS NA GAUGE@primuniz | pri.muniz@gmail.com MARIANA OLIVEIRASUPERVISORA DE MONITORAMENTO NA OGILVY@marianarrpp | marianarrpp@gmail.com
  3. 3. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOK NÓS ESTAMOS AQUI :) MÍDIA MÍDIA MÍDIA PAGA PRÓPRIA ORGÂNICAA mídia que é comprada Canais proprietários e É a mídia ganha. O que écom objetivo de ampliar controlados pela marca: dito espontaneamentea audiência nos canais: Ex: Fan Page, Perfil no Twitter, sobre uma marca.Ex: Facebook Ads, Canal no Youtube etc. Ex: Menções em MídiasPromoted Tweets, Sociais, imprensa etc.Youtube TrueView etc.
  4. 4. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKQUAL O SENTIDO DE UMA MÉTRICA? A MÉTRICA É UM SISTEMA DE MENSURAÇÃO. OU SEJA, ELA EXISTE PARA MEDIR ALGO. MEDIR ALGO É IMPORTANTE PARA ENTENDER E AVALIAR AÇÕES EM DIFERENTES CONTEXTOS.KPIs? O KPI É UM INDICADOR DE DESEMPENHO QUE PODE SER DEFINIDO ATRAVÉS DE UMA MÉTRICA. ELE DETERMINA O SUCESSO DE UMA AÇÃO QUE, POR SUA VEZ, DEPENDE DOS OBJETIVOS.FOCA NO OBJETIVO! AQUELE MESMO QUE VOCÊ TEM PRA SUA VIDA, OU NÃO. É O PONTO EM QUE QUEREMOS CHEGAR ATRAVÉS DAS NOSSAS AÇÕES. E COMO ISSO FUNCIONA NO FACEBOOK?
  5. 5. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKMÉTRICAS, KPIs E OBJETIVOS NO FACEBOOKO FACEBOOK É UMA DAS MÍDIAS QUE MAIS OFERECEM POSSIBILIDADES DE MÉTRICAS. POR OUTROLADO, É UMA FERRAMENTA TOTALMENTE DINÂMICA. OU SEJA, MUDA O TEMPO TODO. ISSO SIGNIFICAQUE UMA DAS COISAS MAIS IMPORTANTES É ENTENDER A LÓGICA POR TRÁS DESSA MÉTRICA, E NÃOAPENAS A MÉTRICA EM SI.PORÉM, ANTES DE COMEÇARMOS A FALAR SOBRE MÉTRICAS, É NECESSÁRIO FALAR SOBRE OBJETIVOS: OBJETIVO: DEFINIR O OBJETIVO DE UMA PRESENÇA NO FACEBOOK É IMPORTANTE PARA ENTENDER O QUE DEVEMOS MEDIR, ALÉM DE DIRECIONAR O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO FEITO. COMO EU SEI QUAL O MEU OBJETIVO? - POR QUE A PÁGINA EXISTE? AWARENESS, RELACIONAMENTO, ENGAJAMENTO, VENDA... - ESSA DECISÃO VAI IMPACTAR DIRETAMENTE NAS MÉTRICAS ESCOLHIDAS - NÃO IGNORAR: HISTÓRICO DE COMUNICAÇÃO, SEGMENTO, MOTIVAÇÕES EM TORNO DA MARCA E OUTROS FATORES - ALINHAR EXPECTATIVAS COM TODOS OS ENVOLVIDOS
  6. 6. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOK
  7. 7. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKUP, ALTAS MÉTRICAS!*ALGUMAS MÉTRICAS DE PÁGINAS:DAILY NEW LIKES: NÚMERO DE NOVOS LIKES (OU SEJA, FÃS) QUE A PÁGINAGANHOU POR DIA.DAILY UNLIKES: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE DEIXARAM DE CURTIR ASUA PÁGINA POR DIA.LIFETIME TOTAL LIKES: NÚMERO TOTAL DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE CURTIRAM ASUA PÁGINA. SE A VISUALIZAÇÃO FOR POR DIA, A MÉTRICA MOSTRA QUANTOSFÃS A PÁGINA POSSUÍA NAQUELE DIA ESPECÍFICO. FORMATOS DE VISUALIZAÇÃO: DIÁRIO, SEMANAL E 28 DIAS.PEOPLE TALKING ABOUT THIS: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE CRIARAMUMA HISTÓRIA SOBRE A SUA PÁGINA. OS DADOS DO FACEBOOK PODEM DEMORAR ATÉ 48H PARA SEREM GERADOS. PORTANTO, CONTE COMLIKES BY GENDER, AGE, COUNTRY OR CITY: SÃO DADOS DEMOGRÁFICOS SOBRE ESSE TEMPO “EXTRA”.SEUS FÃS. AS INFORMAÇÕES DE GÊNERO E IDADE SÃO BASEADAS NO QUE ÉDISPONIBILIZADO PELO FÃ EM SEU PERFIL. JÁ OS DADOS DE GEOLOCALIZAÇÃO QUANDO UTILIZAMOS MÉTRICAS DOSÃO BASEADOS NO IP. FACEBOOK É IMPORTANTE DEFINIR APENAS UMA FONTE DE DADOS. https://developers.facebook.com/docs/insights/Histórias incluem curtir a sua página, postar em seu mural, curtir, comentar ou compartilhar umdos seus posts, responder uma pergunta, confirmar presença em um evento, mencionar a página,taguear a página em uma foto ou realizar check-in em um local.GLOSSÁRIO DE MÉTRICAS CRIADO PELA NATÁLIA TRALDI: http://www.mediafire.com/view/?i87me74vo1jjkfv um oferecimento Jota :)
  8. 8. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKUP, ALTAS MÉTRICAS!TOTAL REACH: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE VISUALIZARAM QUALQUER CONTEÚDO ASSOCIADO COM A SUAPÁGINA.ORGANIC REACH: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE VISITARAM OU VISUALIZARAM A SUA PÁGINA OU UM DOSSEUS POSTS ATRÁVES DO NEWS FEED/TICKER. ESSES USUÁRIOS PODEM SER FÃS DA PÁGINA OU NÃO.VIRAL REACH: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE VISUALIZARAM A SUA PÁGINA OU UM DOS SEUS POSTS ATRAVÉSDE UMA HISTÓRIA PUBLICADA POR UM AMIGO.PAID REACH: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE VISUALIZARAM UM ANÚNCIO OU SPONSORED STORY QUEDIRECIONAVA PARA A SUA PÁGINA.ALGUMAS MÉTRICAS DE POSTS:LIKES, SHARES AND COMMENTS: NÚMERO TOTAL DE INTERAÇÕES (CURTIR, COMPARTILHAR OU COMENTAR) DECADA POST.NEGATIVE FEEDBACK: OCORRE QUANDO UM USUÁRIO REALIZA ALGUM FEEDBACK NEGATIVO. ESSA AÇÃO PODEENVOLVER O REPORT SPAM, HIDE CLICK, HIDE ALL CLICKS E UNLIKE PAGE.TALKING ABOUT THIS: NÚMERO DE USUÁRIOS ÚNICOS QUE CRIARAM UMA HISTÓRIA SOBRE UM POST. MESMALÓGICA UTILIZADA NO PEOPLE TALKING ABOUT THIS.
  9. 9. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKE O ENGAJAMENTO?O OBJETIVO DA TAXA DE ENGAJAMENTO É MEDIR O GRAU DE INTERAÇÃO QUE OS USUÁRIOS TÊM COMOS DIFRENTES CONTEÚDOS OFERECIDOS POR UMA MARCA EM UMA DETERMINADA PLATAFORMA.COMO FUNCIONA: • DEFINIÇÃO DE META DIFERENTES PESOS DE INTERAÇÕES • CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO DE ENGAJAMENTO (LIKES, SHARE, COMMENTS) • QUAL O SEU: SEGMENTO, CONTEXTO, HISTÓRICO... • MARCA MAIS ENGAJADA X MOTIVAÇÕES DE ENGAJAMENTO BASE DE FÃS, REACH... • POSITIVO OU NEGATIVO? • ENGAJAMENTO + ANÁLISE QUALITATIVAEXEMPLOS: SOCIAL BAKERS EXEMPLOS: GRAPHMONITOR
  10. 10. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKA ANÁLISE DOS DADOS Entender as motivações dos picos: Um bom analista deve ser curioso e buscar entender o que está por trás dos números. Por que o diaQue formato de 02/07 representou o maior número de likes do período? Investimento de mídia? Alguma açãográfico usar? estava acontecendo? Conteúdo qualificado? Alguma referência externa?Caso a opção sejatrabalhar com oexport do facebookinsights, os gráficosserão criados peloanalista. Logo,estudar visualizaçõesde dados e o quecada formatorepresenta éextremamenteimportante. Paramostrar o volume delikes/unlikes, ográfico utilizado foi ode barra. Já paramostrar a evoluçãodo total de fãs noperíodo, foi inserido Definição do Período:um gráfico de linha. Quais métricas usar? Qual período devo olhar?Essa diferença auxilia O interessante das métricas é que elas possuem diversas Semanal? Quinzenal? Mensal?na compreensão. possibilidades de cruzamento e visualizações. No exemplo, o Período de uma ação? Ou objetivo é saber como está o crescimento da minha base de período anual, com a fãs e o quanto estou ganhando/perdendo de fãs por dia. possibilidade de olhar o todo?
  11. 11. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKVISUALIZAÇÃO DOS DADOS 77% 22%
  12. 12. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOK Eu sou um exemplo :)POR QUE FAZER ANÁLISE DE CONTEÚDO?- Para acompanhar volume de interações com o objetivo de entender emelhorar a performance da página e seu conteúdo.- Para buscar, através de métricas como Engajamento, a efetividade deformatos de comunicação que envolvemtipo, categoria, horário, linguagem etc.- Para descobrir qual a melhor forma e o melhor momento de interagircom os fãs.- Para direcionar ou reafirmar estratégias definidas no planejamento.ALÉM DE MEDIR INTERAÇÕES, TAMBÉM É INTERESSANTE:- Destacar os melhores e piores posts levando em consideraçãométricas como Reach, Talking About This, NegativeFeedback, Engajamento etc. Além disso, esses dados podem sercruzados com dias da semana e horários, sempre com o objetivo decompreender o que apresenta melhor resultado.
  13. 13. WORKSHOP | MÉTRICAS PARA FACEBOOKLEMBRAR DE NÃO ESQUECERRELATÓRIOS DE PERFORMANCE PODEM SEGUIR MODELOS SIMPLES OU COMPLEXOS. QUANDO OASSUNTO É MÉTRICA PARA FACEBOOK, SEMPRE DEVEMOS CONSIDERAR QUE:• É DESAFIADOR TRABALHAR COM MÉTRICAS EM UMA PLATAFORMA QUE É INCONSTANTE.• PRECISAMOS SABER O QUE ESTAMOS FAZENDO E PARA ONDE ESTAMOS INDO (LEMBRA DOS OBJETIVOS?).• CADA CLIENTE POSSUI MATURIDADE E EXPECTATIVAS PRÓPRIAS. É NECESSÁRIO ENTENDER O MOMENTO DE CADA UM.• AO MESMO TEMPO QUE É NECESSÁRIO COMPREENDER QUANDO PODEMOS AVANÇAR E OFERECER RELATÓRIOS MAIS COMPLETOS.• TRABALHAR COM NÚMEROS É PRESTAR ATENÇÃO EM CADA PASSO. VERIFICAR INFORMAÇÕES É UMA ROTINA.• SE ALGUÉM QUISER VER APENAS DADOS, BASTA ACESSAR O FACEBOOK INSIGHTS. O PAPEL DO ANALISTA É MAIS DO QUE REUNIR E ORGANIZAR INFORMAÇÕES, É OFERECER DIRECIONAMENTOS E MOSTRAR DESCOBERTAS. PODE PARECER SIMPLES, MAS MUITOS VEZES NÃO É. APRENDER A DRIBLAR OS DESAFIOS DA ANÁLISE E OFERECER RELATÓRIOS DE QUALIDADE É O QUE DEFINE SE UM TRABALHO É EFICIENTE OU NÃO.
  14. 14. OBRIGADA ;)

×