Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Justiça Social.EBD.Palavra e Vida.3T2015.aula 4

A Revista Palavra e Vida é a principal publicação da Convenção Batista Fluminense. Neste trimestre, iremos estudar sobre os profetas menores (Oseias a Malaquias). Nesta quarta aula, veremos alguns detalhes sobre a mensagem de Amós sobre a injustiça social reinante em sua época.

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Justiça Social.EBD.Palavra e Vida.3T2015.aula 4

  1. 1. JUSTIÇA SOCIAL: ACOMODAÇÃO OU DENÚNCIA? Aula 4: Amós 1.3,6,9,11,13; 2.1,4,6; 3.3-15; 5.10-14,21; 6:3,6,13; 7.9-17 Profetas Menores: Mensagem para hoje Revista Palavra e Vida – 3T2015
  2. 2. • Estes estudos são baseados na revista Palavra e Vida, publicada pela Convenção Batista Fluminense para servir de base à Escola Bíblica Dominical de suas igrejas. • Período: 3º Trimestre de 2015 • Autor das lições: Pr. Hudson Galdino da Silva, Segunda Igreja Batista em Cabo Frio (RJ). • Autor dos slides: Pr. André Falcão, Primeira Igreja Batista de Araruama (RJ).
  3. 3. Alcançar uma igualdade na repartição dos bens e oportunidades é o grande DESAFIO da sociedade, pautada na Palavra de Deus e vontade do Senhor. Ninguém será igual neste mundo em termo de posses e oportunidades, mas todos precisam ser iguais no RESPEITO, DIGNIDADE, CONVIVÊNCIA e DIREITOS. A ganância humana nos afasta disso, nos conceitos e na prática.
  4. 4. Denunciar a injustiça deve ser uma atitude de COERÊNCIA com a fé cristã. Denunciar é muito mais do que MURMURAR, é ser PARTÍCIPE da solução.
  5. 5. Amós é possivelmente a literatura profética mais ANTIGA. Não tinha pedigree de profeta, sendo um PASTOR DE OVELHAS, mas Deus o chamou para ver, perceber, distinguir e receber a mensagem do Senhor. Apesar de ser chamado em Judá, profetizou em Israel, em Betel, centro da idolatria a Baal.
  6. 6. Deus julga as nações não somente pelas ATROCIDADES ou INJUSTIÇAS contra ISRAEL, mas também pelas injustiças cometidas ENTRE SI. Amós sofre rejeição por parte dos aliados de Israel por ter PALAVRA PESADA. Deus demonstrou PACIÊNCIA com o Reino do Norte, pois poderia tê-lo destruído em sua primeira transgressão, mas não o fez. Porém, o tempo havia acabado e a paciência daria lugar à IRA justa de Deus. AMOR À CRUELDADE era o pecado das nações, em especial a Assíria, mas a condenação viria (30 anos depois). No caso dos filisteus, o problema foi o TRÁFICO DE ESCRAVOS, pois tinham o costume de capturar nações inteiras e vender depois seus habitantes como escravos.
  7. 7. Outra forma de injustiça social é a FALTA DE LEALDADE E SINCERIDADE, no caso quando alguém diz ser um AMIGO e se mostra INIMIGO. Esta foi a razão da queda dos edomitas. O pecado dos amonitas foi a expansão de suas terras pela CRUELDADE e EXPLORAÇÃO, sem respeito até mesmo pelas grávidas. Ignorar os FRACOS em favor dos RICOS também é pecado. Não cuidar dos MENOS FAVORECIDOS traz a ira de Deus. Os moabitas, ao destruírem seus inimigos, continuavam nutrindo ódio em seus corações. Sentimento de vingança perpétua é impor injustiça.
  8. 8. O julgamento de Javé para estas nações não é por terem QUEBRADO A LEI escrita de Moisés, pois eram pagãs, mas sim por terem DESCUMPRIDO OS ORÁCULOS dos profetas levantados por Deus. A LEI NOS CORAÇÕES dos homens e a CONSCIÊNCIA como receptáculo da revelação natural de Deus faz parte do padrão de exigência divina.
  9. 9. O sistema jurídico da época de Amós favorecia a quem PAGAVA MAIS, não precisando ser muito, pois até PARES DE SANDÁLIAS eram aceitos. A ética não se mede pelo VALOR ou MONTANTE do dinheiro.
  10. 10. O pecado de Israel era imitar o PECADO e o COSTUME dos cananeus. Sacerdotes e profetas faziam o jogo do poder pois tinham medo da RETALIAÇÃO DOS REIS e terem seus sustentos em risco.
  11. 11. A injustiça social sempre é um RETROCESSO NA HISTÓRIA, pois agride as CONQUISTAS HUMANAS na CONSCIENTIZAÇÃO do bem-estar geral do ser humano na convivência da ÉTICA DO REINO. Cometer tal injustiça seria RETORNAR AO SEU INÍCIO e DESPREZAR TODO ENSINAMENTO DE JAVÉ ao longo de sua história.
  12. 12. • Siga o autor dos slides no Twitter: @prandrefalcao • Facebook: https://www.facebook.com/pr.andrefalcao • Blog: http://prfalcao.blogspot.com

×