Successfully reported this slideshow.

Lição 3 As Pragas Divinas e as Propostas Ardilosas de Faraó

1,456 views

Published on

Material para EBD

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Lição 3 As Pragas Divinas e as Propostas Ardilosas de Faraó

  1. 1. Lição 3 As Pragas Divinas e as Propostas Ardilosas de Faraó EBD Pra. Luciana Evangelista
  2. 2. TEXTO ÁUREO “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Ef 6.11).
  3. 3. VERDADE PRÁTICA Como salvos por Cristo, podemos pela fé vencer o Diabo em suas investidas contra nós.
  4. 4. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Êxodo 3 19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte. 20 - Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois, vos deixará ir. Êxodo 7 4 - Faraó, porém, não vos ouvirá-, e eu porei a mão sobre o Egito e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito com grandes juízos. 5 - Então, os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a mão sobre o Egito e tirar os filhos de Israel do meio deles. Êxodo 8 8 - E Faraó chamou a Moisés e a Arão e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois, deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR. 25 - Então, chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra. Êxodo 10 8 - Então, Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus. Quais são os que hão de ir? 11- Não será assim; andai agora vós, varões, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os lançaram da face de Faraó. 24 - Então, Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.
  5. 5. Introdução Deus havia declarado que se Faraó não deixasse o seu povo sair do Egito, Ele feriria os egípcios com várias pragas (Êx 3.19,20). Em Êxodo 7.4,5, Deus reiterou o envio de flagelos terríveis sobre o Egito, os quais tinham como propósitos: julgar tanto o governo quanto o povo por seus atos, e também apressar a saída dos hebreus e mostrar o poder de Deus sobre os deuses egípcios. A partir da ocorrência da segunda praga (a das rãs, Êx 8.1-15), Faraó passa a fazer uma série de propostas ardilosas e destruidoras a Moisés e Arão. Na lição de hoje estudaremos o ambiente e as circunstâncias em que ocorreram as pragas e as propostas de Faraó ao povo de Deus.
  6. 6. As Dez Pragas do Egito
  7. 7. I - AS PRAGAS ENVIADAS E A PRIMEIRA PROPOSTA DE FARAÓ   1. Pragas atingem o Egito (Êx 7.19-12.33). 2. A primeira proposta (Êx 8.25). ECUMENISMO - O Dicionário Aurélio define como movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs.
  8. 8. II - FARAÓ NÃO DESISTE  1. A segunda proposta de Faraó (Êx 8.28). O propósito de Faraó ao ordenar “não vades longe” era vigiar e controlar os passos do povo de Israel. “Não vades longe” significa para o crente hoje o rompimento parcial com o pecado e com o mundo.  2. A terceira proposta de Faraó (Êx 10.7). Essa proposta atingia os chefes de família e demais adultos.
  9. 9. III - A PROPOSTA FINAL DE FARAÓ   1. A situação caótica do Egito. 2. A quarta e última proposta. Sem as ovelhas e vacas não haveria sacrifícios. Não haveria entrega ao Senhor. Segundo a Bíblia Explicada, esta proposta também significa “os nossos negócios e interesses materiais, não santificados e não sujeitos à vontade de Deus” (10.24).
  10. 10. CONCLUSÃO A atitude do cristão hoje ante as traiçoeiras propostas do Maligno deve ser a mesma dos representantes de Israel, Moisés e Arão: “Nem uma unha ficará” no Egito (Êx 10.26). Satanás figurado em Faraó não mudou em relação à sua luta contra o povo de Deus. Ele continua a tentar o crente de muitas maneiras para fazê-lo cair, inclusive com más insinuações, sugestões, conclusões etc. “ Mas graças a Deus que nos dá vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co15.57).

×