Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tutorial LexiquePro

115 views

Published on

Tutorial LexiquePro

Published in: Education
  • D0WNL0AD FULL ▶ ▶ ▶ ▶ http://1lite.top/hSono3 ◀ ◀ ◀ ◀
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

Tutorial LexiquePro

  1. 1. TUTORIAL GLOSSÁRIO – LEXIQUEPRO UECE – Curso de Letras Disciplina: Projeto Especial V Profs. Claudiana, Ticiane, Nadja e Felipe
  2. 2. Você deve fazer o download da pasta OFICINA LEXIQUEPRO (a pasta está zipada e precisa ser descompactada)
  3. 3. Depois de descompactar a pasta, você verá que ela contém uma pasta com o arquivo pré-configurado e o setup de instalação do LexiquePro .
  4. 4. Para instalação do LexiquePro , você pode seguir as configurações padrão.
  5. 5. Depois de instalado o software, acesse a pasta DATA - VERBETE e abrir o arquivo TOPONIMIA_AMERINDIA com a extensão .DB ou com o tipo DATA BASE FILE OBS.: nenhum arquivo dessa pasta deve ser deletado, pois o pleno funcionamento do glossário depende de todos esses arquivos.
  6. 6. Esta é a visão quando você abrir o programa LEXIQUEPRO, modo de visualização
  7. 7. Na nomenclatura estão todas as palavras já registradas e os verbetes pré-configurados (esses podem ser reproduzidos quantas vezes necessário para facilitar a digitação)
  8. 8. Ao ativar a ferramenta EDITAR, as abas VER e EDITAR ficarão disponíveis.
  9. 9. Ao clicar na aba EDITAR você terá acesso ao preenchimento da microestrutura do verbete
  10. 10. Cada linha da microestrutura corresponde a uma informação do verbete. Visualização do verbete na aba editar.
  11. 11. Visualização do verbete na aba VER
  12. 12. Com a aba EDITAR selecionada, você terá acesso ao painel de ferramentas
  13. 13. No painel de ferramentas temos: SALVAR – para guardar as informações digitadas. Depois de salvar não pode retroceder a ação; NAVEGAÇÃO – mudar de verbete (primeiro, anterior, próximo e último); NOVO VERBETE – criar novo verbete. Ao criar um novo verbete, o software compõe outra microestrutura. COPIAR VERBETE – clique no verbete que deseja copiar e duas vezes na ferramenta COPIAR VERBETE, assim você vai reproduzir o verbete com a microestrutura que está configurada nele. Verbete a ser copiado: a - 2.
  14. 14. No painel de ferramentas temos: EXCLUIR VERBETE – para guardar as informações digitadas. Depois de confirmada a exclusão não pode retroceder a ação; RETROCEDER – só conseguirá retroceder se não tiver salvo a(s) ação(ões) (retroceder uma ação e retroceder todas); RECORTAR, COPIAR e COLAR – estas ferramentas só funcionam nos campos de digitação do verbete. INSERIR CAMPO – esta ferramenta insere campos na microestrutura do verbete. Não será necessário inserir mais campos, pois a microestrutura do glossário já está configurada no verbete a - 2.
  15. 15. PARA A DIGITAÇÃO DOS VERBETES • Recomendo a utilização do mouse e das setas direcionais (←↓↑→) para mover o cursor, pois o enter pode desconfigurar a microestrutura pois incluirá mais campos para a microestrutura que estava selecionada. • Para apagar recomendo a utilização do delete, pois há uma trava de segurança que o impede de apagar caracteres de várias seções, travando-o no último caractere, enquanto o backspace pode pagar múltiplas seções, o que pode desconfigurar a microestrutura do verbete.
  16. 16. Se houver alguma micro estrutura que não tenha informação, basta deixar o campo em branco, assim o software não expõe a informação
  17. 17. OUTRO EXEMPLO
  18. 18. GERAR VERSÃO IMPRESSA: Ficheiro > Exportar como Documento...
  19. 19. Siga as configurações padrão até esta página, onde você deve configurar para uma coluna.
  20. 20. Siga as configurações padrão até esta página, onde você deve primeiro selecionar o editor de texto para Word 2007 Document (.docx) e depois dar nome ao arquivo, mas sem apagar a extensão .docx
  21. 21. Depois clique em SEGUINTE > EXPORTAR. Ao chegar nesta página clique em FIND FILE IN EXPLORER... para ser direcionado para a pasta onde está o arquivo em word ou em OPEN DOCUMENT para abri-lo diretamente.

×