Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Como escrever um
texto dissertativo
argumentativo
Débora aquino
1– defendendo uma tese
Ao defender uma tese, uma opinião ou convecer o
leitor de algo por meio de um texto é uma tarefa
re...
Definido isto, passamos ao esboço dos argumentos ( provas do que es-
tamos falando). O esboço é um pré-rascunho do texto, ...
Agora defina seus argumentos
De que forma você pode provar que o que você diz faz sentido?
Argumento 1:
- O consumo de ali...
Agora vem a parte mágica e mais legal do texto: montar
a introdução com os argumentos que você construiu
Vou utilizar core...
Passamos agora ao desenvolvimento do texto.
Nesta etapa , você deve utilizar um parágrafo para
Desenvolver cada argumento ...
Explique o arrgumento 2:
(O consumo de alimentos industrializados pode provocar
várias doenças)
O paragrafo ficaria assim:...
Estamos quase terminando, agora chegou a hora da CONCLUSÃO
Nesta parte você pode apresentar uma solução para o problema
ab...
A indústria alimentícia, em busca do lucro rápido utiliza subs-
tâncias prejudiciais à saúde como o abuso de hormônios de ...
Esta é uma das muitas formas de se escrever
um texto dissertativo argumentativo, talvez a
mais fácil por ser visivelmente ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

E book texto dissertativo argumentativo

1,204 views

Published on

Como escrever um texto dissertativo argumentativo

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

E book texto dissertativo argumentativo

  1. 1. Como escrever um texto dissertativo argumentativo Débora aquino
  2. 2. 1– defendendo uma tese Ao defender uma tese, uma opinião ou convecer o leitor de algo por meio de um texto é uma tarefa relativamente complicada, não basta acreditar- mos em nossos pontos de vista, mas principalmente ser convincente na abordagem e construção da idéia que queremos apresentar. Criar uma linha de pensamento crescente e objetiva, focar no resulta- do final e ir construindo a ideia a partir da prepa- ração do pensamento do leitor para a mensagem que queremos transmitir. A primeira pergunta a ser feita a si mesmo antes de começar a construir o texto é: o que quero provar? De que quero convencer o leitor? O esboço parte do final, do que queremos concluir, ou o que queremos provar . O que quero Provar?
  3. 3. Definido isto, passamos ao esboço dos argumentos ( provas do que es- tamos falando). O esboço é um pré-rascunho do texto, onde serão fei- tas estas anotações. Depois de definidos os argumentos pensaremos em como introduzir o assunto dando uma visão geral sobre o tema ou contextualizando-o. COMPLETE A SEGUIR O ESBOÇO DO SEU TEXTO: TEMA: O que quero provar? De que quero convencer o leitor? Ex.: Quero provar que comer alimentos industria- lizados faz mal à saúde... E a alimentação saudá- vel é melhor Ex.: Benefícios de uma alimentação saudável
  4. 4. Agora defina seus argumentos De que forma você pode provar que o que você diz faz sentido? Argumento 1: - O consumo de alimentos industrializados pode provocar várias doenças Argumento 2: -a indústria alimentícia destrói o meio ambiente e altera as pro- priedades dos alimentos Argumento 3: - Comer alimentos saudáveis é um hábito que pode ser desenvolvido. Note que nenhum dos argumentos foi comentado, explicado ou exem- plificado.... Isso vem depois...aguenta ai e tenha paciência jovem!
  5. 5. Agora vem a parte mágica e mais legal do texto: montar a introdução com os argumentos que você construiu Vou utilizar cores diferentes para cada argumento para que fique ainda mais visível esse tangran de idéias: Introdução: Está crescendo cada vez mais o número de pessoas adep- tas à alimentação saudável. . A indústria alimentícia além de destruir o meio ambiente ,altera as propriedades dos alimentos afetando nosso bem-estar. Estudos mos- tram que o consumo de alimentos industrializados pode provocar várias doenças. Comer alimentos saudáveis é um hábito que pode ser desenvolvido. Frase genércia para introduzir o assunto A idéia é colocar todos os argumen- tos na introdução criando uma cone- xão entre eles
  6. 6. Passamos agora ao desenvolvimento do texto. Nesta etapa , você deve utilizar um parágrafo para Desenvolver cada argumento que você citou na intro- dução. Além de explicar cada um, você pode colocar exemplos para deixar o argumento mais convincente. Explique o arrgumento 1: A indústria alimentícia, em busca do lucro rápido utiliza substâncias prejudiciais à saúde como o abuso de hormônios de crescimento, co- rantes e antibióticos em animais. Exemplos disso são as aves abati- das para o consumo em 3 meses de vida, o corante utilizado no sal- mão, entre outras coisas. O paragrafo ficaria assim: (a indústria alimentícia destrói o meio ambiente e altera as propriedades dos alimentos)
  7. 7. Explique o arrgumento 2: (O consumo de alimentos industrializados pode provocar várias doenças) O paragrafo ficaria assim: Existem hoje muitas doenças provocadas pela má alimentação, re- sultado do uso de conservantes, corantes , agrotóxicos entre outros. Quando estes alimentos não naturais entram em contato com o cor- po, este irá reagir de forma a se defender , resultando na não absor- ção de nutrientes , gastrite, dores de cabeça, problemas de pele e até mesmo processos depressivos. Explique o arrgumento 3: (Comer alimentos saudáveis é um hábito que pode ser desenvolvido) Explique o arrgumento 2: O paragrafo ficaria assim: Assim como nos acostumamos com o consumo de alimentos impró- prios, mesmo sofrendo as consequências deste hábito, o desafio é também desenvolver o hábito de consumir alimentos saudáveis.
  8. 8. Estamos quase terminando, agora chegou a hora da CONCLUSÃO Nesta parte você pode apresentar uma solução para o problema abordado, deixar uma pergunta em aberto ou terminar com uma afirmação conclusiva do fato. Vamos la!!! Como podemos ver, a decisão está em nossas mãos: continuar ao mesmo tempo destruindo a natureza e nosso próprio corpo ou ter o esforço de adquirir novos hábitos , melhorando a qualidade de vi- da. A conclusão ficaria assim: Se você me acompanhou até aqui, parabéns! Nós terminamos o texto. Na página a seguir juntaremos as partes para visualizar o texto com- pleto. Continuarei utilizando cores dife- rentes para sua melhor compreensão.
  9. 9. A indústria alimentícia, em busca do lucro rápido utiliza subs- tâncias prejudiciais à saúde como o abuso de hormônios de cresci- mento, corantes e antibióticos em animais. Exemplos disso são as aves abatidas para o consumo em 3 meses de vida, o corante utili- zado no salmão, entre outras coisas. Existem hoje muitas doenças provocadas pela má alimentação, resultado do uso de conservantes, corantes , agrotóxicos entre outros. Quando estes alimentos não naturais entram em contato com o cor- po, este irá reagir de forma a se defender , resultando na não absor- ção de nutrientes , gastrite, dores de cabeça, problemas de pele e até mesmo processos depressivos. Assim como nos acostumamos com o consumo de alimentos impróprios, mesmo sofrendo as consequências deste hábito, o desa- fio é também desenvolver o hábito de consumir alimentos saudá- veis. Como podemos ver, a decisão está em nossas mãos: continuar ao mesmo tempo destruindo a natureza e nosso próprio corpo ou ter o esforço de adquirir novos hábitos , melhorando a qualidade de vida. Está crescendo cada vez mais o número de pessoas adeptas à alimentação saudável. . A indústria alimentícia além de destruir o meio ambiente ,altera as propriedades dos alimentos afetando nosso bem-estar. Estudos mos- tram que o consumo de alimentos industrializados pode provocar várias doenças. Comer alimentos saudáveis é um hábito que pode ser desenvolvido. O desafio da alimentação saudável
  10. 10. Esta é uma das muitas formas de se escrever um texto dissertativo argumentativo, talvez a mais fácil por ser visivelmente metódica. É como aprender a cozinhar: a principio fica- mos presos à receita original, e à medida em que vamos adquirindo confiança, ousamos em adicionar ingredientes novos e criamos nosso próprio jeito. Espero que esta pequena fórmula ajude você a compreender um pouco da estrutura de um texto, e mais do que isso, que muito breve es- teja ousando em sua própria forma. Débora Aquino (Professora, aprendedora, criativa) http://www.deboraaquino.com.br www.facebook.com/criatividadenaeducacao

×