Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Manifesto Rupturas Da Convergência Digital

1,038 views

Published on

Manifesto "Nada Será Como Antes-Rupturas da Convergência Digital", um chamado à pesquisa e à reflexão sobre a nova práxis comunicacional e sobre os novos paradigmas introduzidos pelo acesso às tecnologias digitais e às redes sociais colaborativas.

Published in: Education, Technology
  • Be the first to comment

Manifesto Rupturas Da Convergência Digital

  1. 1. NADA SERÁ COMO ANTES RUPTURAS DA CONVERGÊNCIA DIGITAL na comunicação, nas organizações, na sociedade Universidade Católica de Brasília Mestrado em Comunicação Brasília, 27 de março de 2009
  2. 2. Manifesto O cenário no qual estamos imersos é u marcado por rupturas. Há rupturas na sociedade, na u política, na economia, na educação, na história, na ciência, no mundo do trabalho, nas cidades, nas organizações, nas hierarquias, nos processos criativos, na arte, na linearidade...na convergência digital. Em todos os espaços, há rupturas. u
  3. 3. Cenário As tecnologias emergentes e convergentes, o advento das novas gerações filhas da interatividade, a economia dos bens simbólicos, os processos co-criativos e rizomáticos e a subversão da hipertextualidade sinalizam com rupturas paradigmáticas profundas nos campos da comunicação, das organizações e da sociedade.
  4. 4. Manifesto Essas mudanças demandam uma reinvenção cognitiva por parte de profissionais e pesquisadores, porque as teorias e os relatos que atribuíam sentido ao mundo já não são suficientes para dar conta da realidade mutável, mutante. Porque os paradigmas até então vigentes mais nos cegam do que iluminam. Porque seus métodos mais engessam, esquartejam e fragmentam do que dão conta de uma nova totalidade complexa e sistêmica.
  5. 5. Manifesto Parece compulsório indagar: que efeitos terão sobre a práxis comunicacional? Qual o futuro dos cursos de Comunicação, cujos currículos ainda estão marcados pela linearidade cumulativa dos conteúdos, diante da subversão da interatividade e da hipertextualidade? Que impactos econômicos, culturais e sociais as rupturas já constatadas provocarão no âmbito das organizações sociais? Que novas competências precisam ser desenvolvidas? Que novos métodos e teorias emergirão da observação e da intervenção nesse cenário?
  6. 6. Manifesto Por isso, diante desse cenário e dessas indagações, chamamos, conclamamos professores, pesquisadores, empresários, profissionais, estudantes, cidadãos para:
  7. 7. Manifesto Pesquisar, pesquisar
  8. 8. Manifesto Experimentar, experimentar,
  9. 9. Manifesto Criar, criar,
  10. 10. Manifesto
  11. 11. Manifesto Inquietar, provocar,
  12. 12. Manifesto Multiplicar perspectivas Superar explicações simplistas, rápidas e fáceis Não fugir dos números nem dos algoritmos
  13. 13. Manifesto Ao mesmo tempo, Compartilhar, conviver e enfrentar o desconhecido
  14. 14. Manifesto
  15. 15. Manifesto
  16. 16. Manifesto
  17. 17. Manifesto
  18. 18. Manifesto e, sobretudo, mais .
  19. 19. Manifesto Nada será como antes!
  20. 20. Junte-se a nós! Acesse: http://rupturasdaconvergenciadigital.wordpress.com Gabinete de Pesquisa: Rupturas da Convergência Digital Universidade Católica de Brasília Mestrado em Comunicação poscomunicacao@pos.ucb.br www.poscomunicacao.ucb.br

×