Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Programa do curso: Concessoes e PPPs - melhores praticas em licitacoes e contratos

1,663 views

Published on

Curso "Concessões e PPPs: melhores práticas em licitações e contratos", a ser ministrado por Mauricio Portugal Ribeiro, em 17/05/2013, no Rio de Janeiro.

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Programa do curso: Concessoes e PPPs - melhores praticas em licitacoes e contratos

  1. 1. CONCESSÕES E PPPS: Melhores Práticas em Licitações e Contratos PROGRAMA DO CURSOProfessor: MAURÍCIO PORTUGAL RIBEIROData e horário: 17/05/2013, de 9 às 12:30h e de 14 às 17:30hInscrições: pelo telefone (21) 34376997 ou pelo email carla@prnp.com.br.Local: R. São José, 40, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Material didático: livro “Ribeiro, Mauricio Portugal, Concessões e PPPs: melhores práticas emlicitações e contratos, Editora Atlas, São Paulo, 2011, 192pp.” e apresentação em PowerPoint aser utilizada na aula.Preço: R$700,00 (está incluído nesse preço o custo do livro acima mencionado)Vagas limitadas.Serão abordados os seguintes temas no curso: 1. Melhores práticas na modelagem de contratos de PPP e concessões  Indicadores de resultado do serviço e sistema de pagamentos  Lógica da distribuição de riscos  Equilíbrio econômico-financeiro: introdução aos sistemas compensatórios (plano de negócios e reequilíbrio por fluxo de caixa marginal) e regulatórios (taxa de retorno e preço-teto)  Erros mais comuns no uso de instrumentos regulatórios (análise dos fatores X, Q, C utilizados ultimamente nos setores de rodovias e aeroportos)  Desapropriações e desocupações  Seguros e garantia de cumprimento de contrato  A proteção dos financiadores  Situações de inadimplemento ou conflito  As cláusulas sobre a extinção do contrato de concessão e PPP (visão após os problemas havidos nos setores elétrico e de saneamento) 2. Licitações  Barreiras de entrada, captura e competição em grandes projetos de infraestrutura no Brasil  A busca do investidor adequado por meio da licitação  Qualificação técnica em setores maduros e imaturos e exigência de proposta técnica  Qualificação financeira em setores maduros, imaturos ou com novos entrantes  Cumulação de exigências de garantia de proposta  Nível adequado de detalhamento dos estudos para se fazer uma concessão ou uma PPP  Obrigações de publicidade e transparência  O problema do falso cumprimento de contratos e seu impacto na estruturação da licitação e no contrato

×