Faça você mesmo - Passo a passo para instalação de chuveiro elétrico

52,756 views

Published on

Aprenda a instalar seu chuveiro elétrico de maneira simples e prática.
A seguir, veja o passo a passo desenvolvido de acordo com os modelos mais populares, geralmente de 3 temperaturas.

Faça você mesmo - Passo a passo para instalação de chuveiro elétrico

  1. 1. Instalação de Chuveir o
  2. 2. Problema: Substituição de chuveiro queimado
  3. 3. Seu chuveiro não está esquentando? Talvez seja a hora de trocá-lo. Aprenda a fazer a substituição do chuveiro de maneira simples e prática.
  4. 4. alicate universal chave de fenda ou philips estilete
  5. 5. fita veda rosca conector de porcelana 3 fios
  6. 6. Precauções gerais Quando for comprar o produto, escolha uma marca conhecida e com selo do Inmetro, o que garante a sua qualidade Verifique se a voltagem do chuveiro é compatível com a tensão no local de instalação. Mesmo em lugares onde a rede elétrica é 127V, alguns pontos de energia podem ser 220V, e isso geralmente se aplica a pontos de instalação de chuveiros elétricos Verifique se a espessura da fiação elétrica requerida pelo chuveiro escolhido é compatível com a espessura da fiação elétrica existente no local da instalação, caso contrário poderá ocasionar danos de sobrecarga e curtos-circuitos
  7. 7. Precauções gerais Evite realizar o trabalho com os pés descalços. Use calçados firmes como botas ou tênis em sola de borracha, evite utilizar sandálias e chinelos. Nunca faça este tipo de trabalho com o corpo molhado ou sobre pisos molhados Utilize escadas firmes e com pezinhos de borracha, isso evita que a escada se mova enquanto faz as instalações
  8. 8. Antes de começar Desligue a chave geral da rede elétrica, localizada no quadro geral de energia do imóvel, ou pelo menos o disjuntor referente ao ambiente da instalação. Geralmente, as demarcações dos ambientes estão nos disjuntores.
  9. 9. Antes de começar Feche o registro geral de água que abastece o encanamento do chuveiro e, em seguida, abra o registro do próprio chuveiro para retirar a água acumulada na tubulação. Feche-o depois. Mesmo que a chave de temperatura esteja no quente, não se preocupe pois a energia foi desligada antes.
  10. 10. Desconecte os fios Abra a caixinha de energia e desconecte os fios do chuveiro da rede de energia, inclusive o fio terra. DICA: FIO TERRA O fio terra geralmente é verde ou verde e amarelo
  11. 11. Retire o chuveiro Como o chuveiro é apenas rosqueado, retire a peça antiga girando em sentido anti-horário.
  12. 12. Limpe o cano Retire todo o excesso de fita veda-rosca que estiver na tubulação da parede. Diâmetro dos canos Verifique se o encanamento é compatível com o diâmetro da rosca do chuveiro novo. Caso seja diferente, é necessário adquirir um adaptador de redução específico (adquirido à parte).
  13. 13. Vede a rosca Passe a fita veda-rosca no cano do chuveiro aplicando aproximadamente seis voltas no sentido horário, o suficiente para evitar vazamentos indesejáveis.
  14. 14. Encaixe o chuveiro novo Para evitar danos ao produto, rosqueie o chuveiro no cano da parede no sentido horário com as mãos. DICA: ALINHAMENTO Certifique-se de rosquear até o fim deixando o produto no alinhamento correto. Cuidado para não apertar com muita força, caso contrário poderá danificar os canos do chuveiro.
  15. 15. Reconecte os fios Desencape os fios do chuveiro com o alicate/estilete para conectá-los nos fios da rede de energia por meio do conector de porcelana (para isso, use a chave de fenda ou philips). DICA: CONECTOR DE PORCELANA Evite unir os fios com emendas e fita isolante. A fiação do chuveiro aquece com maior frequência e poderá, em curto prazo de tempo, derreter as emendas e causar maiores danos.
  16. 16. Conecte o fio terra Não esqueça de unir o fio terra do chuveiro no sistema de aterramento também no conector de porcelana. Em situações onde o imóvel não tenha o sistema de aterramento, é recomendado a execução o quanto antes através da contratação de mão de obra especializada. ATENÇÃO: Se não possuir sistema de aterramento, não ligue o fio terra do chuveiro em qualquer outro ponto, apenas aplique a fita isolante na ponta do fio e deixe-o dentro da caixinha de energia.
  17. 17. Finalizando a instalação Antes de religar a energia elétrica no quadro de disjuntor, abra o registro geral de água que abastece o chuveiro e, na sequência, abra todo o registro do chuveiro na posição da temperatura DESLIGADO e deixe a água correr por aproximadamente um minuto. Isso é importante para retirar o ar da tubulação e evitar que o chuveiro queime por falta de água no reservatório.
  18. 18. Religando a energia Em seguida ligue o disjuntor de energia no quadro geral.
  19. 19. Religando a energia Agora você poderá mudar a chave e deixar na temperatura desejada, que o chuveiro estará pronto para uso.
  20. 20. Se mesmo com essas dicas você achou a instalação complicada, chame um profissional dos Serviços Avulsos da Porto Seguro. Ele vai à sua residência para instalar seu chuveiro e o que mais for necessário. SOLICITE AGORA Com os Serviços Avulsos da Porto Seguro sua vida fica mais fácil. www.portoseguroservicosavulsos.com.br

×