Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Carta Náutica do Porto de Lisboa - março de 2017

298 views

Published on

Uma edição especial do Centro de Documentação e Informação da APL dedicada ao mês da Mulher.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Carta Náutica do Porto de Lisboa - março de 2017

  1. 1. CARTA NÁUTICA Se gostou deste vai gostar: Lisboa "caes da Europa" : realidades, desejos e fic- ções para a cidade (1860- 1930) / Ana Barata, 2010 Neste número  Cais da Pedra e Cais Real : planos Joani- nos para a Marinha de Lisboa - Alexandra de Carvalho Antunes  A fábrica e a família : famílias operárias no Barreiro - Ana Nunes de Almeida  O Direito do Mar Con- vencional - HNS Con- vention  Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017  Foto: Varinas no Por- to de Lisboa Das últimas aquisições Cais da Pedra e Cais Real : planos Joaninos para a Marinha de Lisboa - Alexandra de Carvalho Antunes Nesta obra, da autoria de uma investigadora da Fa- culdade de Letras da Universidade de Lisboa, são re- velados os vários planos para os diversos cais, proje- tados e/ou construídos em pedra, no Terreiro do Pa- ço antes do terramoto de 1755, desde D. Manuel, bem como os planos de D. João V para a zona ribeiri- nha de Lisboa, desde Xabregas a Belém. Este estudo, que destaca também o cais, semelhante ao Cais das Colunas, que existia em frente do atual Palácio de Belém, permite-nos saber um pouco mais sobre a frente ribeirinha da cidade e sobre alguns dos cais do porto de Lisboa, antes das suas obras de melhoramento no final do século XIX. Boletim do Centro de Documentação e Informação Março 2017 Das nossas estantes A fábrica e a família : famílias operárias no Barreiro - Ana Nu- nes de Almeida Este trabalho de investigação apresenta-nos um retrato detalhado da con- dição operária na primeira metade do século XX, no Barreiro, abordando a relação de cumplicidade entre a fábrica e a família operária. Por curiosidade, destacamos uma passagem desta monografia que descreve as diferenças salariais entre homens e mulheres, tema que, de uma forma geral, se mantém, ainda, bastante atual na nossa socieda- de: “(…), a prática de gratificação do pessoal por altu- ras do Natal tornara-se também um hábito na Com- panhia [União Fabril]. Em meados da década de 40 (…), ‘a gerência dava 20$00 aos homens e às mulheres dava um cobertor ou um xaile.’.”
  2. 2. Artigo do mês O Direito do Mar Convencional - The International Convention on Liability and Compensation for Dama- ge in Connection with the Carriage of Hazardous and Noxious Substances by Sea - HNS Convention (Partes 1 e 2) - Revista da Armada O transporte marítimo de mercadorias perigosas/nocivas é um segmento absolutamente vital do comércio marítimo, e o incre- mento significativo desta atividade motivou a que a Organização Marítima Internacional (OMI) desenvolvesse esforços no sentido de regular aspetos respeitantes à indeminização dos lesados aquando da ocorrência de sinistros marítimos, com consequen- tes derrame e/ou fuga de produtos nocivos para o meio marinho e a atmosfera. Neste artigo, dividido em duas partes (leia-as aqui e aqui), a autora, Alexandra Sousa Lima, pretende destrinçar o regime da Convenção HNS (Hazardous and Noxious Substances), de 2010, dos restantes regimes de responsabilidade civil existentes no domínio da poluição do meio marinho, desenvolvendo também os aspetos técnicos respeitantes à cobertura de indeminizações. Boletim Bibliográfico O Boletim Bibliográfico é editado pe- riodicamente pelo Centro de Docu- mentação e Informação. A sua finalidade é dar a conhecer ao leitor todas as publicações, sob a for- ma impressa ou digital, e informação relevantes selecionadas pelo CDI no mês anterior. A apresentação da informação é te- mática, estando repartida pelos gran- des temas adotados na biblioteca. Na parte final, havendo legislação selecionada, terá acesso direto ao documento (DRE ou JOUE). Sabia que… A pesca de pérolas e bivalves, em algumas vilas piscatórias do Japão, é realizada exclusivamente por mulheres... ...saiba mais. Fotografia: Cláudia Varejão
  3. 3. Poesia pelo porto LISBOA Digo: «Lisboa» Quando atravesso — vinda do sul — o rio E a cidade a que chego abre-se como se do seu nome nascesse Abre-se e ergue-se em sua extensão nocturna Em seu longo luzir de azul e rio Em seu corpo amontoado de colinas - Vejo-a melhor porque a digo Tudo se mostra melhor porque digo Tudo mostra melhor o seu estar e a sua carência (…) Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen Fotografia de Teresa Correia Ligação Interessante A igualdade entre mulheres e homens é um princípio fundamental da Constituição da República Portuguesa, sen- do tarefa fundamental do Estado a sua promoção. A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) é o organismo nacional responsável pela promoção e de- fesa desse princípio, procurando responder às profundas alterações sociais e políticas da sociedade em matéria de cidadania e igualdade de género. A CIG tem como prin- cipal objetivo o de eliminar a discriminação baseada no género e construir uma soci- edade plena na sua cidadania. (Ler Mais) O que se passa por aqui  Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017 O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) celebra- se a 18 de abril e foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnera- bilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valoriza- ção. Este ano o DIMS será subordinado ao tema “Património Cultural e Turismo Sustentável”. A APL, S.A. irá associar-se às comemora- ções do DIMS 2017, coordenadas pela DGPC, através da realização de várias atividades no próximo dia 18 de abril, nomeadamente:  Visitas comentadas aos painéis de Almada Negreiros nas Gares Marítimas da Rocha Conde d’Óbi- dos e Alcântara  Visitas à Torre VTS (Vessel Traffic Service)  Projeção de filme sobre o porto de Lisboa na Gare Marítima de Alcântara Para mais informações consulte a página do DIMS 2017. Para marcação das atividades organizadas pela APL, poderá contac- tar Cristina Cunha (ccunha@portodelisboa.pt).
  4. 4. Contactos Correio eletrónico cdi@portodelisboa.pt Telefone +(351) 21 361 10 45/64/74; 21 392 22 24 Fax – 21 361 10 05 Endereço postal – Edifí- cio Infante D. Henri- que, Doca de Alcântara, 1399-012 Lisboa Foto Final Varinas no Porto de Lisboa Sem data Acervo do CDI Questões , sugestões ou comentários? Envie para CDI@portodelisboa.pt.

×