Apresentação simade

13,666 views

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
13,666
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
40
Actions
Shares
0
Downloads
72
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação simade

  1. 2. Para acessar o SIMADE, abra o Mozilla Firefox e na barra de endereço digite: http://www.simade.caedufjf.net Digite o Login e Senha de sua escola e clique no botão Ok. Será aberta a tela inicial do SIMADE, onde na lateral esquerda você terá as opções do menu e no centro as informações sobre Pendências da sua escola e Novidades referentes ao sistema.
  2. 3. Dentro do menu Aluno temos as funções de: Cadastro , Matrícula , Matrícula – Corrigir Motivo de Encerramento , Enturmação , Verificar Pendência – Aluno , Verificar Pendência – Geral e Emitir Recibo Proalfa . Aqui serão abordadas as principais atividades relacionadas aos alunos como, por exemplo, o cadastro deste no sistema e sua matrícula, além da enturmação.
  3. 4. Na tela Pesquisar Alunos temos os botões Incluir , Alterar , Consultar , Excluir , Imprimir e Fechar . Clique no botão Incluir para cadastrar um aluno novo na escola. Repare que alguns campos estão com a cor verde, para que você possa identificar quais os dados prioritários para o Educacenso. Todas as informações da tela Cadastro de Alunos devem ser preenchidas para que o discente possa ser reconhecido em qualquer instituição de ensino básico que ele frequente. Caso o nome da mãe não esteja em nenhum documento, ou seja, desconhecido, selecione a opção Não declarado/ignorado. Caso você queira inserir um Lembrete relacionado ao aluno, digite-o no espaço referente. Se o aluno não possuir histórico escolar de outra instituição ou da sua, marque a opção Falta Histórico Escolar .
  4. 5. Se o discente for de outra escola da rede estadual e frequente em sua escola somente atividades complementares ou de educação especial, selecione a opção Aluno exclusivo de Atividade Complementar/AEE . Clique no botão Gravar. O sistema apresentará uma mensagem confirmando a gravação dos dados. Ao clicar no botão Dados Estendidos , será aberta a tela Cadastro Estendido que complementa a anterior por permitir a continuidade da inserção de dados do discente através das telas de Identificação do Aluno , Identificação do Responsável , Documentação do Aluno , Documentação do Pai , Documentação da Mãe , Dados de Saúde , Informações Adicionais e Necessidades Educacionais Especiais . O botão Matrícula permite que você matricule o aluno em um determinado ano. O botão Fechar fecha a tela que estiver aberta.
  5. 6. A funcionalidade Matrícula permite que você realize a inclusão, consulta, exclusão e alteração de matrículas, permitindo também o encerramento de matrículas e reativação de matrículas encerradas. O filtro de matrícula permite a matrícula de progressão parcial do último ano de cada tipo de ensino, como é comum o aluno fazer apenas as disciplinas que ele ficou em progressão no 9º ano do Ensino Fundamental. Escolhida a opção Matrícula será exibida a tela de Pesquisa de Aluno [Efetuar Matrícula].
  6. 7. Esta tela permite que você faça uma pesquisa e localize o aluno desejado para realização da matrícula. Para isto é necessário informar, caso você saiba, o nome do aluno, no campo Nome do Aluno ou selecione Código e digite o código do aluno, mas se preferir marque a opção Exibir Todos para visualizar todos os alunos que estão matriculados em sua escola. No campo Tipo , você pode optar por realizar sua pesquisa digitando apenas o Início do Campo , Qualquer Parte do Campo e Campo Inteiro , que significa o nome completo do aluno. Após definir as pesquisas e clicar no botão Pesquisar , serão listados os alunos conforme a definição.
  7. 8. Antes de fazer a enturmação, você deve ter cadastrado todos os Programas Pedagógicos e Turmas de sua escola no ano letivo em curso. Para enturmar, clique no menu Aluno e na opção Enturmação . Você deverá selecionar a turma onde os alunos serão enturmados. Na tela Enturmação , na parte de Alunos Matriculados , os campos Ano administrativo, Tipo de Ensino , Ano/Série/Etapa e Tipo de Matrícula já estarão preenchidos conforme os dados dos discentes matriculados para a etapa que corresponde a turma. O campo Número de Alunos apresentará a quantidade de alunos que estão disponíveis para serem enturmados na turma escolhida por você. Se você selecionar a opção Selecionar todos os alunos, todos os discentes serão selecionados para que você os enturme.
  8. 9. Em Alunos Enturmados é necessário escolher entre os alunos disponíveis para enturmação clicando na opção Selecionar todos os alunos , ou clicando em um nome por vez e, depois, no botão Adicionar . Após enturmar todos os alunos em uma determinada turma, clique no botão Gravar .
  9. 10. Dentro deste menu temos as funções: Avaliação/Frequência , Parecer Descritivo e Pendências de Avaliação . Aqui serão feitas as principais atividades relacionadas aos lançamentos das notas e frequências para os alunos de cada turma. Avaliação/Frequência Para efetuar o lançamento de notas você deve ter Associado o Pacote Componente às Disciplinas no programa pedagógico das etapas , e feito o procedimento de Fechar o Diário em Enturmação. Após isso ter sido feito clique em Avaliação e Frequência .
  10. 11. Faça a pesquisa pela turma desejada e visualize as informações apresentadas, Tipo de Ensino, Ano/Série/Etapa, Período Letivo, Turno e Turma. Selecionada a turma escolha o Tipo de lançamento, Disciplina e Divisão do Período Letivo . Informe Quantidade de Aulas Previstas e Quantidade de Aulas Lecionadas. Clique no botão Gravar.

×