tensões e conflitos na ­america ­portuguesa

3,743 views

Published on

Published in: Education, Travel, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

tensões e conflitos na ­america ­portuguesa

  1. 1. 1. CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1. Grave crise econômica no Brasil: a agricultura de exportação não rendia os mesmos lucros que a mineração, que estava em declínio. 1.2. As elites brasileiras pela primeira vez sentiram o peso da opressão lusitana (portuguesa), já que não tinham mais condições de pagarem os impostos e não suportavam os monopólios portugueses que sugavam os seus rendimentos.
  2. 2. 1.3. Os pobres brancos, mestiços e negros se viam ainda mais explorados pela Coroa lusitana e por seus patrões e donos. 1.4. O Brasil era a “vaca leiteira de Portugal”.
  3. 3. <ul><li>2. AS INFLUÊNCIAS EXTERNAS: </li></ul><ul><li>2.1 As idéias iluministas que chegavam ao Brasil através dos filhos dos ricos que estudavam na Europa e estudavam os filósofos da “luzes”. </li></ul><ul><li>Influenciou a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. </li></ul><ul><li>2.2. A Independência dos EUA: por seu modelo elitista e excludente influenciou, principalmente, a inconfidência mineira, que via nos norte-americanos um modelo a ser seguido. </li></ul><ul><li>2.3. A Revolução Francesa, principalmente, o período jacobino, foi o grande referencial externo de revolução para os baianos. </li></ul>

×