Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Machado de Assis

4,048 views

Published on

Published in: Education
  • 17~Jogando .net o MELHOR SERVIDOR DE MU ONLINE DO BRASIL!
    Season 6 Ep. 3 em todos os Servers. Sendo 7 servers diferenciados proporcionando sua diversão,
    VEJA ALGUMAS NOVIDADES :
    - NOVOS KITS : DEVASTATOR e SUPREMO DIAMOND V2 com Rings e Pendat Mysthical ;
    - Novos Shields Power v3 18 opts;
    - Novas Asas, Rings e Shields JDiamonds;
    - Novas compras com troca de asas e shields para asas e shields JDiamond.
    - Conheça também o site de Animes Cloud: http://www.animescloud.com, mais de 20.000 videos online.
    ENTRE JÁ NO SITE : http://www.jogando .net/mu/ >> CADASTRE-SE E GANHE 5 DIAS DE VIP
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Machado de Assis

  1. 1. MACHADO DE ASSIS
  2. 2. Nascido em uma favela: Morro doLivramento;Filho de uma lavadeira e um pintorde paredes;Órfão de mãe aos 4 anos;Criado pela madrasta;
  3. 3. Órfão de pai aos 11 anos;Madrasta – doceira em uma escola;Vendedor de doces;Estudou só até o Fundamental Inuma escola pública;Gago, epilético, mulato escuro, netode um escravo forro.
  4. 4. Aprende latim estudando sozinho efrancês com uma dona de Padaria;Emprega-se como Aprendiz deTipógrafo.
  5. 5. POESIA1864 – Crisálidas1870 – Faienas1875 – Americanas1901 – Poesias Completas
  6. 6. ROMANCES1a Fase (Romantismo) 2a Fase (Realismo) 1872 – Ressurreição 1881 – Memórias Póstumas de Brás Cubas 1874 – A mão e a Luva 1891 – Quincas Borba 1876 – Helena 1892 – Dom Casmurro 1878 – Iaiá Garcia 1904 – Issaú e Jacó 1908 – Memorial de Aires
  7. 7. CONTOS1870 – Contos Fluminenses1873 – Histórias da Meia - Noite1882 – Papéis Avulsos1884 – Histórias sem data1896 – Várias Histórias1906 – Relíquias da Casa Velha1899 – Páginas Recolhidas
  8. 8. TEATRO1867 – Queda que as Mulheres têm para os Tolos1861 – Desencantos1861 – Hoje Avental. Amanhã Luva1862 – O Caminho da Porta1862 – O Protocolo1863 – Quase Ministro1865 – Os Deuses de Casada1881 – Tu só Tu, Puro Amor
  9. 9. OUTRAS Crônicas Críticas Literárias Críticas Teatrais Poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Fundador da A.B.L. Academia Brasileira de Letras, em 1897 Romantismo Realismo
  10. 10.  Dizem os Críticos que Machado era urbano, aristocrata, cosmopolita, reservado e cínico, ignorou questões sociais como a independência do Brasil e a abolição da escravatura. Passou ao longo do nacionalismo, tendo ambientado suas histórias sempre do Rio, como se não houvesse outro lugar.A galeria de tipos e personagens que criou revelar o autor como um mestre da observação psicológica. Sua obra divide-se em duas fases, uma romântica e outra parnasiano-realista, quando desenvolveu inconfundível estilo desiludido, sarcástico e amargo. O domínio da linguagem é sutil e o estilo é preciso, reticente. O humor pessimista e a complexidade do pensamento, além da desconfiança na razão (no seu sentido cartesiano e iluminista), fazem com que se afaste de seus contemporâneos.
  11. 11. Algumas sábias frases de MachadoNão tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura olegado de nossa miséria – Frase final de MemóriasPóstumas de Brás Cubas.Não se deve dar conselhos a uma pessoaapaixonada.A vida sem luta é um mar morto no centro doorganismo universal.Botas... as botas apertadas são uma das maioresventuras da terra, porque fazendo doer os pés,dão azo ao prazer de se descalçar.
  12. 12. Creia em si, mas não duvide sempre dos outros.Lágrimas não são argumentos.Não levante a espada sobre a cabeça de quem tepediu perdão.Não se ama duas vezes a mesma mulher.O dinheiro não traz felicidade para quem não sabeo que fazer com ele. Dinheiro, mesmo quando nãoé da gente dá gosto de ver.Suporta-se com paciência a cólica dos outros.
  13. 13. Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa,em que o destino, para escrever um novo caso,precisa apagar o anterior.Marcela amou-me durante 11 meses e 15 contosde réis.Ao verme que primeiro roeu as frias carnes domeu cadáver dedico com saudosa lembrançaestas memórias póstumas. (Memórias Póstumasde Braz Cubas).
  14. 14. Físico (Corpo Estático)Fisiológico (Corpo em Movimento)Psíquico (a mente, a alma, os sentimentos deemoção, medo, insegurança, lealdade, confiança,inveja, CIÚME)Social (relacionamento inter-pessoal, comunicação)
  15. 15. Episódios históricos importantes ignorados por Machado: Lei do Ventre-Livre – 1871 Lei dos Sexagenários – 1865 Lei Áurea – 1888 Proclamação da República – 1889
  16. 16. CONTO – O relógio de ouro Personagens: Luis Negreiros – marido Clarinha – a esposa Meireles – o sogro de Luis NegreirosDom Casmurro Personagens: D. Glória – a mãe José Dias – o agregado Bento – Bentinho Capitu – Capitulina Escobar Sancha Ezequiel
  17. 17. Tomografia computadorizada na alma.Penetra na psicologia do personagem, muito útilno nosso dia-a-dia.Bentinho – Sua mãe queria que ele fosse puro,padre, Dom Casmurro (ensimesmado,sorumbático, triste, desconfiado).Personalidade insegura, tinha sido super-protegido pelamãe e por José Dias.O livro todo gira em torno do ciúme de Bentinho-Capitu- ela traiu Bentinho com Escobar ou não?
  18. 18. O narrador é o próprio Bentinho.O que ele narra é verdade ou não? Senso crítico.Capitu é acusada de adultério e não tem direito àdefesa.Ela é apresentada como uma personagem comouma cigana oblíqua e dissimulada, com olhos deressaca. Mulher sensual, perigosa.Ela antes de casar com Bentinho era a sua melhoramiga. No Seminário Escobar também era o seumelhor amigo. Totalmente diferente de Bentinho:bonito, falante, simpático, sedutor, foi quemconvenceu D. Glória, mãe de Bentinho, a retirá-lodo Seminário.
  19. 19. A dor da traição. Como aqueles dois que haviamsido os seus melhores amigos podiam fazer aquilocom ele?Ezequiel de Souza Escobar, o filho e depoisArqueólogo.Sancha - Sancho Pança o fiel escudeiro de DomQuixote. CapituzinhaOs dois casais estavam programando uma viagemà Europa.Escobar era tudo o que Bentinho desejava ser.Sentia até uma atração física por ele. Muito sutil.
  20. 20. Uma vida de sofrimento.A morte de Escobar – afogado - o enterro.Ezequiel parecia demais com Escobar, até osgestos.Ciúmes – Capitu tinha ciúmes de Escobar comBentinho, enquanto Bentinho sentia ciúmes deEscobar com ela.Capitu e Ezequiel são “exilados” na Suíça porBentinho.Capitu se recusa a mandar uma foto de Ezequielpara Bentinho. Por que?
  21. 21. Por recear que a semelhança física dele comEscobar fosse aumentar ainda mais a certeza deBentinho?Por achar-se injustiçada por Bentinho, emconsequência, ele não merecia ver o filho naidade adulta. Seria a vingança dela.Capitu não mais regressa ao Brasil, falecendo naSuíça.Ezequiel morre no Egito em uma expedição depesquisas arqueológicas.Com o falecimento de D. Glória, coloca no seutúmulo: Uma Santa.Bentinho passa o livro todo justificando o seuciúme.
  22. 22. Muito bem casado comD. Carolina Novais –sem filhos.Muito amigo de José deAlencar.Grande criador de personalidades femininas,misteriosas, enigmáticas, mais capazes de sofrerdores que os homens – viúvas – Emborafisicamente mais frágeis, dominam os homens coma astúcia.
  23. 23. Foi homenageado pelo Banco Central do Brasil nanota de 1000 cruzados. ednilo@7setembro.com.br
  24. 24. Nasceu em 1839, morreu em 1908 aos 69 anos. Sua vida é um exemplo de superação para todos nós.

×