A Origem e a Evolução do Homem

12,859 views

Published on

Slide sobre a origem e a evolução do homem.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
12,859
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
69
Actions
Shares
0
Downloads
37
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A Origem e a Evolução do Homem

  1. 1. A Origem do Homem e a sua evolução ao longo da História A Origem do Homem De onde Viemos?H1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.H4- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
  2. 2. DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS Competência(s) de área 3 – H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textosanalíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas. Texto 1 É difícil acreditar no evolucionismo. Ou seja, na série fantástica de transformações que somos forçados a imaginar que teriam ocorrido em um passado distante. Mais o que mais preocupa é que, habituados a construir as ‘verdades’ ditadas pela TV e por outros meios de comunicação, as pessoas não duvidam das informações que recebem. Nem imaginam as dificuldades científicas para provar que as mudanças de que os evolucionistas de fato ocorreram. (...) A razão disso é que os evolucionistas acreditam ter respostas definitivas para três importantes perguntas: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? (...) Por que abandonar a hipótese da existência de um criador? Não seria irracional eliminar a única alternativa para responder àquelas três importantes perguntas? VIEIRA, Ruy Carlos de Camargo. Presidente da Sociedade Criacionista Brasileira. BOULOS Júnior. Alfredo. História Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2009, p. 48.
  3. 3. Texto 2A vida na Terra é um rio que começou a correr há 3,5 bilhõesde anos e chegou até você e mim, no meio de umadiversidade espetacular:leões, mosquitos, coqueiros, bactérias, algas marinhas edezenas de outras espécies. Veja o caso dos dinossauros.Dominaram o planeta por mais de 200 milhões de anos esumiram num piscar de olhos, varridos por um meteoro queabril uma cratera de dez quilômetros, no México. (...) Há umafração de minuto evolucionário, na África, surgiu um primatadiferente dos macacos comuns: era grande e não tinha rabo.Esse ancestral teve cinco descendentes:orangotango, gorila, homem, chimpanzé e bonobo. Oorangotango,o mais velho, apareceu há 12 milhões de anos.Depois nasceu o gorila (8 milhões), seguido pelo homem (5milhões) (...) Com o chimpanzé e bonobo, porexemplo, compartilhamos mais de 98% dos genos.VARELLA, Dráuzio. Macacos. São Paulo: Publifolha, 2000, p. 8-10. (Folha explica, 1)BOULOS Júnior. Alfredo. História Sociedade e Cidadania. SãoPaulo: FTD, 2009, p. 49.
  4. 4. Exercícios habilidades 1) (ENEM-MEC- H14) Considerando os dois do-cumentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza:I) O Cômputo da Idade da Terra Anos Da Criação até o Dilúvio 1656 anos Do Dilúvio até Abraão 292 Do Nascimento de Abraão até xodo do Egito 503 Do xodo até a Construção do Templo 481 Do Templo até o Cativeiro 414 Do Cativeiro até o Nascimento de Jesus Cristo 614 Do Nascimento de Jesus Cristo até hoje 1560 Idade da Terra 5520II) Avalia-se em cerca de quatro e meio bilhões de anos a ida-de da Terra, pela comparação entre a abundância relati-va de diferentes isótopos de urânio com suas diferentes meias- vidas radiotivas. A) científica no primeiro e mágica no segundo; B) social no primeiro e política no segundo; C) religiosa no primeiro e científica no segundo; D) religiosa no primeiro e econômica no segundo; E) matemática no primeiro e algébrica no segundo.
  5. 5. 2) (ENEM-98 - H14- Adaptada) Enunciado para as questões I e II.I. assunto na aula de Biologia era a evolução do homem. Foi apresentadaaos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, querelacionava primatas atuais e seus ancestrais.
  6. 6. Após observar o material fornecido pelo professor, os alu-nos emitiram várias opiniões, a saber:a) Os macacos antropóides (orangotango, gorila, chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporane-amente ao homem.b) Alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropóides.c) Na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides divergiram quanto a um ancestral comum.d) Não existe relação de parentesco genético entre macacos antropóides e homens.e) A história evolutiva do homem se confunde com a história dos macacos antropóides de caráter religioso.
  7. 7. II. Foram feitas comparações entre DNA eproteínas da espécie humana com DNA eproteínas de diversos pri-matas. Observando aárvore filogenética, você espera que os dadosbioquímicos tenham apontado, entre osprimatas atuais, como nosso parente maispróximo o:A) Australopithecus.B) Chimpanzé.C) Orangotango.D) Ramapithecus.E) Gorila
  8. 8. DESENVOLVENDO COMPETÊNCIASCompetência (s) de área 1 – Compreender elementos culturais que constituem as identidadesTexto 1 A Produção Material e Imaterial do Homem na “Pré-história” no Brasil Todos nós aprendemos que a História do Brasil começa com a chegada das caravelas de Pedro Alves Cabral a Porto Seguro no dia 22 de Abril de 1500. Porem, aqui já existiam habitantes, e em grande quantidade espalhadas por várias regiões. Podemos afirmar que através de vestígios que existiu a “pré-história” no Brasil, essa afirmação se deve as novas descobertas feitas nas últimas décadas no território brasileiro. Os primeiros habitantes do Brasil não deixaram nada escrito. Contudo, deixaram muitos vestígios arqueológicos como: cavernas com pinturas rupestres, fósseis de animais pré- históricos, objetos como ponta de flechas, machados, sepulturas, etc. As marcas da “pré- história” brasileira estão presentes em todos os cantos do país. E o nome do conjunto desses vestígios materiais e imateriais encontrados em determinada região são denominados de sítio arqueológico, e, o mais conhecido em nosso país é o da Serra da Capivara no Estado do Piauí. Importantes descobertas feitas em São Raimundo Nonato, Estado do Piauí, estão ajudando os estudiosos a reconstituir a história dos primeiros habitantes do Brasil. Eles também deixaram suas marcas nas cavernas em que viviam, fazendo desenhos e pinturas. Além das pinturas foram encontrados também utensílios de pedra, ossos e restos de fogueiras.
  9. 9. Texto 2As pesquisas na Serra da Capivara em São Raimundo Nonato – Piauí.O Parque nacional da Serra da Capivara localizada no sudeste do Piauí foi criado em 1975 etombado em 1991 pela Unesco, dos 400 sítios arqueológicos do parque, pelo menos dez jáforam encontrados vestígios de presença humana que podem alcançar mais de 40.000anos. Mas os vestígios mais antigos da presença humana na América foram encontradosem 1969, em São Raimundo Nonato, precisamente na toca do Boqueirão da Pedra Furada.São restos de fogueiras e instrumentos de pedra lascada, vários esqueletos humanos, umaenorme quantidade de ossos de animais hoje extintos como tigres de dentes de sabre,mastodontes e pinturas rupestres. A partir dessas descobertas, várias expedições foramfeitas à área coordenada pela arqueóloga Neide Guidom. Em 300 sítios arqueológicos jáconseguiram identificar um total de cerca de 9000 figuras em 200 abrigos.As pinturas encontradas nas conversas de São Raimundo Nonato provocaram muitasdiscussões entre os arqueólogos, mas as pesquisas continuam e novos achados, novaspistas contribuirão para nos aproximar mais da “verdade” sobre o início da ocupação dasAméricas pelos seres humanos.O Piauí abriga diversos sítios arqueológicos importantes,dentre os quais se destaca o Parque Nacional da Serra da Capivara, onde estão os achadosarqueológicos do homem mais antigo das Américas. Foram localizadas na região urnasfunerárias, fósseis humanos, de mastodontes, lhamas, tigres dentes-de-sabre e preguiças-tatus gigantes. Suas pinturas rupestres, que representam rituais sexuais e de caça dosanimais.DE GUIA, Ana Paula de O. M. http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/pre-historia-brasileira. (adaptado)
  10. 10. Exercitando habilidades3) (ENEM 2007 – H5) A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:A) o conflito entre os povos indígenas e os europeus du-rante o processo de colonização do Brasil.B) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.C) os aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.D) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinos-sauros atualmente extintos.E) a constante guerra entre diferentes grupos paleoín-dios da América durante o período colonial.

×