Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Desenvolvimento Mobile Web usando PHP

"Desenvolvimento Mobile Web é desenvolver uma aplicação que seja viável o seu acesso via internet de um dispositivo móvel."

"Desenvolvimento Mobile Web é um novo conceito, pois envolve uma nova demanda de mercado, novas regras e ferramentas para o tradicional desenvolvimento web."

  • Be the first to comment

Desenvolvimento Mobile Web usando PHP

  1. 1. Desenvolvimento Mobile Web usando PHP 4 8 15 16 23 42
  2. 2. Apresentação Bruno Fernandes Pereira, vulgo PorKaria . <ul><li>Co-fundador do grupo PHPMS – Grupo de usuários PHP de Mato Grosso do Sul
  3. 3. Representante do PHPMS no PHP Brasil Comunidades
  4. 4. Criador do projeto PHP Mobile
  5. 5. Atualmente é programador da empresa CATWORK Tecnologia
  6. 6. Instrutor do curso “Desenvolvimento Mobile Web usando PHP” no SENAC/MS </li></ul>
  7. 7. Do que vamos falar hoje ? <ul><li>Afinal de contas, o que é Desenvolvimento Mobile Web? Isso existe ?
  8. 8. O que um profissional precisa saber para ser um Dev. Mob. Web?
  9. 9. E o que o PHP tem a ver com isso ?
  10. 10. Boas práticas e “Ordens práticas” </li></ul>
  11. 11. Alguém aí está perdido ? Desenvolvimento Mobile Web é desenvolver uma aplicação que seja viável o seu acesso via internet de um dispositivo móvel. “ ”
  12. 12. Alguém aí está perdido ? Desenvolvimento Mobile Web é desenvolver uma aplicação que seja viável o seu acesso via internet de um dispositivo móvel. “ ” O Browser é a nossa porta da frente, mas podemos desenvolver aplicações mobile web que utilizem a porta dos fundos. “ ”
  13. 13. Alguém aí está perdido ? Desenvolvimento Mobile Web é desenvolver uma aplicação que seja viável o seu acesso via internet de um dispositivo móvel. “ ” O Browser é a nossa porta da frente, mas podemos desenvolver aplicações mobile web que utilizem a porta dos fundos. “ ” Desenvolvimento Mobile Web é um novo conceito, pois envolve uma nova demanda de mercado , novas regras e ferramentas para o tradicional desenvolvimento web. “ ”
  14. 14. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc...
  15. 15. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... O que não fazer!
  16. 16. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X O que não fazer!
  17. 17. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X “ Seja prudente com as limitações dos dispositivos.” “ Aperfeiçoe a navegação” “Economize o uso da rede” “ Pense nos usuários da Web móvel” O que não fazer!
  18. 18. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X O que não fazer! X
  19. 19. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X O que não fazer! X “ Pense nos usuários da Web móvel” O usuário da Web móvel já sabe como funciona a Web, ele ainda não é multi-tarefas, ele sabe a informação que está buscando e não quer encontrar barreiras para encontra-lá.
  20. 20. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Atenção! Muita atenção! X
  21. 21. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Atenção! Muita atenção! X !
  22. 22. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Atenção! Muita atenção! X ! “ Faça seu projeto para uma Web única” “ Facilite a entrada dos dados” “ Confie nos padrões Web” Hey! É XHTML ok?
  23. 23. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Atenção! Muita atenção! X ! !
  24. 24. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Atenção! Muita atenção! X ! ! “ Seja prudente com as limitações dos dispositivos” “ Evite os riscos conhecidos”
  25. 25. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Atenção! Muita atenção! X ! ! E o Browser ???
  26. 26. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Atenção! Muita atenção! X ! ! E o Browser ??? “ IE 6? Icso non ecziste!” A velocidade de mudança e atualização dos dispositivos móveis é muito rápido! Até que ponto vale a pena quebrar a cabeça com isso ?
  27. 27. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Tudo certo, tudo bem! X ! ! E o Browser ???
  28. 28. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Tudo certo, tudo bem! X ! ! E o Browser ??? *
  29. 29. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Tudo certo, tudo bem! X ! ! E o Browser ??? * Você é livre para escolher a melhor linguagem de desenvolvimento web, peço apenas que seja esperto. Vamos falar sobre isso daqui a pouco...
  30. 30. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Tudo certo, tudo bem! X ! ! E o Browser ??? * *
  31. 31. Desenvolvimento Web para o Desenvolvimento Mobile Web Desenvolvimento Mobile Web Na hora de codar no lado do cliente é: HTML, Javascript, Css e Flash E no lado do servidor: PHP, Java, Python, Perl, Ruby e etc... Perfil do Usuário: Multi-tarefas, acessa a sua aplicação e várias outras ao mesmo tempo, ex: Ouve música, checa email, orkut, twitter, fica no msn e se deixar assiste televisão junto (e se for mulher ainda conversa com alguém do lado). Ecossistema do programador: IDE, Controle de versão, Banco de dado, FrameWork e etc... X Tudo certo, tudo bem! X ! ! E o Browser ??? * * Calma desenvolvedor web! Você não vai precisar alterar muito o seu ecossistema, o que muda é a perspectiva que o usuário acessa a sua aplicação. E algumas vezes a sua aplicação precisa ser testada em diferentes dispositivos, por motivos de tamanho de display e recursos disponíveis em cada um.
  32. 32. E o que o elephpante tem a ver com isso ?
  33. 33. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Manipulação de Imagens e Vídeos </li></ul>
  34. 34. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Manipulação de Imagens e Vídeos GD, ImageMagick e ffmpeg-php </li></ul>
  35. 35. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Manipulação de Imagens e Vídeos GD, ImageMagick e ffmpeg-php
  36. 36. Trabalhar com requisições http (muito usado com as integradoras) </li></ul>
  37. 37. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Manipulação de Imagens e Vídeos GD, ImageMagick e ffmpeg-php
  38. 38. Trabalhar com requisições http (muito usado com as integradoras) cURL, Pecl_Http e etc... </li></ul>
  39. 39. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Manipulação de Imagens e Vídeos GD, ImageMagick e ffmpeg-php
  40. 40. Trabalhar com requisições http (muito usado com as integradoras) cURL, Pecl_Http e etc...
  41. 41. Integração de sistemas web para mobile via WebService </li></ul>
  42. 42. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Manipulação de Imagens e Vídeos GD, ImageMagick e ffmpeg-php
  43. 43. Trabalhar com requisições http (muito usado com as integradoras) cURL, Pecl_Http e etc...
  44. 44. Integração de sistemas web para mobile via WebService SOAP, classe NUSOAP e etc... </li></ul>
  45. 45. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Identificação de dispositivo móvel </li></ul>
  46. 46. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Identificação de dispositivo móvel Api WURFL, Tera-Wurfl, ismobile e etc... </li></ul>
  47. 47. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Identificação de dispositivo móvel Api WURFL, Tera-Wurfl, ismobile e etc...
  48. 48. Versão Mobile para sites feitos em CMS </li></ul>
  49. 49. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Identificação de dispositivo móvel Api WURFL, Tera-Wurfl, ismobile e etc...
  50. 50. Versão Mobile para sites feitos em CMS OSMOBI (Joomla e Drupal), Wordpress Mobile Edition </li></ul>
  51. 51. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Identificação de dispositivo móvel Api WURFL, Tera-Wurfl, ismobile e etc...
  52. 52. Versão Mobile para sites feitos em CMS OSMOBI (Joomla e Drupal), Wordpress Mobile Edition
  53. 53. Versão Mobile de site já existente </li></ul>
  54. 54. E o que o elephpante tem a ver com isso ? <ul><li>Identificação de dispositivo móvel Api WURFL, Tera-Wurfl, ismobile e etc...
  55. 55. Versão Mobile para sites feitos em CMS OSMOBI (Joomla e Drupal), Wordpress Mobile Edition
  56. 56. Versão Mobile de site já existente SimpleXml, XMLReader (aproveite o RSS do site, simples) </li></ul>
  57. 57. Comunidade Projeto PHP Mobile tem como objetivo auxiliar e incentivar os desenvolvedores PHP no desenvolvimento para dispositivos móveis (Mobile), disponibilizando artigos, notícias e ferramentas. Projeto criado por 3 membros do PHPMS , Bruno PorKaria , José Ricardo e Cauan Cabral . Mais informações em: http://www.phpmobile.com.br
  58. 58. Dúvidas ? Esse slide já está na minha conta no slideshare =D http://www.slideshare.net/porkaria
  59. 59. Contato Bruno PorKaria E-mail: [email_address] Gtalk [email_address] Blog http://www.porkaria.com.br http://twitter.com/porkaria

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • powerbits

    Mar. 1, 2010
  • leandrohubo

    Apr. 22, 2010
  • rsnrenata

    Sep. 5, 2012
  • ThanatosPandora

    Jan. 17, 2013
  • porkaria

    Apr. 23, 2014
  • MarcosGabler

    Feb. 23, 2015
  • FabioBotaro

    Jun. 29, 2015
  • AguineloNeves

    Jun. 8, 2016

"Desenvolvimento Mobile Web é desenvolver uma aplicação que seja viável o seu acesso via internet de um dispositivo móvel." "Desenvolvimento Mobile Web é um novo conceito, pois envolve uma nova demanda de mercado, novas regras e ferramentas para o tradicional desenvolvimento web."

Views

Total views

13,094

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

199

Actions

Downloads

207

Shares

0

Comments

0

Likes

8

×