Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Caderno7 ed. estatística - classificaçao e categorizaçao

487 views

Published on

PNAIC MATEMÁTICA - 3º ANO - 2015

Published in: Education
  • Be the first to comment

Caderno7 ed. estatística - classificaçao e categorizaçao

  1. 1. 10.08.2015 CADERNO 7 EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA Classificação e Categorização  Formação de professores alfabetizadores - 3º ano  O.E. Profª Arianna  Jundiaí –SP
  2. 2. LEITURA DELEITE O que é pergunta? (Mario Sergio Cortella)
  3. 3. CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO A Pesquisa como eixo estruturador de Educação Estatística Verônica Gitirana
  4. 4. ATIVIDADE PRÁTICA
  5. 5. EXPLORAÇÃO DE MATERIAIS Varal Objetos Tangram Blocos lógicos
  6. 6. CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO A classificação está na base de várias atividades humanas. Todo objeto ou ser pertence a uma ou a várias classes. Exemplo: Uma bola está na classe dos brinquedos, por exemplo, mas está também na classe dos objetos com formato de uma esfera. Página 17
  7. 7. A todo momento as pessoas precisam gerar classificações que sejam compreensíveis para elas e para outros. Em casa, para organizar os armários da cozinha, estamos diante de uma atividade em que a classificação é essencial.
  8. 8. Páginas 5 e 6
  9. 9. Uma classificação pode ser feita com um ou mais critérios, porém discutiremos essencialmente a geração de classificações a partir de um único critério:
  10. 10. O QUE É ENTÃO CATEGORIZAÇÃO?
  11. 11. JOGO DA CLASSIFICAÇÃO INSTRUMENTOS MUSICAIS BRINQUEDOS QUE ROLAM BRINQUEDOS DE JOGAR BRINQUEDOS DE MENINOS BRINQUEDOS DE MENINAS
  12. 12. Discutindo...  a) Quais as dificuldades sentiram para classificar?  b) O porquê de alguns brinquedos ficarem em envelopes diferentes.  c) Alguma dupla teve dificuldade ao se deparar com brinquedos que pareciam poder ser encaixados em dois envelopes?  d) Alguma dupla formou uma classe com um único brinquedo?
  13. 13. COMO CRIAR APENAS UM CRITÉRIO QUE CLASSIFIQUE TODOS OS BRINQUEDOS?
  14. 14.  Classificamos para quê?  O que é classificar? E categorizar?  Em nossa vida, em que momentos classificamos e categorizamos?  E na escola? Afinando a linguagem... PRÁTICAS DE CLASSIFICAÇÃO: 1. Gerar uma classificação;(no jogo quem criou a classificação) 2.Colocar os objetos nas classes corretas. (no jogo quem organizou a classificação)
  15. 15. Onde ela se encaixa?
  16. 16. Amarrando as ideias POR QUE É NECESSÁRIO CLASSIFICAR E CATEGORIZAR NA ESTATÍSTICA?  CLASSIFICAR E CATEGORIZAR SÃO HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS DIFERENTES ETAPAS DE UMA PESQUISA ESTATÍSTICA, POIS É FUNDAMENTAL SABER, POR EXEMPLO: QUAIS COMBINAÇÕES ENTRE OS DADOS SÃO POSSÍVEIS? COMO OS DADOS SERÃO REGISTRADOS? (ISTO É, CATEGORIZADOS)  ALÉM DISSO, A INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICO DEPENDE DA COMPREENSÃO DE CATEGORIAS.
  17. 17. Caderno 2 - PNAIC Examinando as imagens ao lado, quais critérios as crianças utilizaram para classificar e guardar os materiais? Como você exploraria os materiais acima para oferecer a elas oportunidades de classificação desses objetos?
  18. 18. OVELHINHAS - http://rachacuca.com.br/jogos/o-lobo-e-a- ovelha/ Trabalhar com as crianças, mesmo até o terceiro ano, de uma forma mais concreta, mais lúdica. Com os personagens como fantoche ou mesmo em papel.

×