04 VoIp2009 Mobilidade

549 views

Published on

Soluções innovaphone aplicados a cenários de mobilidade

Published in: Business, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
549
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

04 VoIp2009 Mobilidade

  1. 1. cenários Mobilidade dentro e fora do edifício innovaphone em qualquer lugar Paulo Leonardo 15mns
  2. 2. <ul><li>Três tipos: </li></ul><ul><li>Mobilidade “zero” </li></ul><ul><li>Telefone fixo na secretária é o suficiente; </li></ul><ul><li>Mobilidade “campus” </li></ul><ul><li>Dentro das instalações da entidade (ex. universidades, escola, centro comercial, fábrica, </li></ul><ul><li>hospital, armazém, grande superfície, etc…); </li></ul><ul><ul><li>IP-DECT </li></ul></ul><ul><ul><li>VoWLAN (voz sobre rede wireless) </li></ul></ul><ul><ul><li>GSM </li></ul></ul><ul><li>Mobilidade total </li></ul><ul><li>Em viagem ou em casa sem depender de cabos de rede ou internet fixa. </li></ul><ul><ul><li>GSM </li></ul></ul><ul><ul><li>IP </li></ul></ul>mobilidade
  3. 3. <ul><li>Frequentemente necessário mesmo dentro do local de trabalho; </li></ul><ul><li>A única maneira de estar permanentemente disponível: na sala de reuniões, no armazém ou mesmo noutro departamento; </li></ul><ul><li>Para que tal seja possível, o sistema telefónico deve ser preparado para incluir telefones móveis; </li></ul><ul><li>A tecnologia DECT é a mais confiável - no entanto o que está mais perto de um sistema telefónico baseado em IP é a implementação de sistemas Wireless LAN (WLAN). </li></ul>mobilidade – “campus”
  4. 4. <ul><li>IP-DECT </li></ul><ul><li>A tecnologia DECT está muito madura: o alcance, qualidade de voz e a segurança, correspondem às actuais exigências; </li></ul><ul><li>A innovaphone tem solução IP DECT disponível, para integrar esta tecnologia no sistema telefónico baseado em IP; </li></ul><ul><li>Estão relacionados com a innovaphone PBX através de IP e fornecem cobertura DECT com o standard GAP. </li></ul>mobilidade – “campus”
  5. 5. IP1200 <ul><li>A melhor solução para ambientes de armazéns, hospitais, industria e outros espaços grandes. </li></ul><ul><li>Célula DECT de grande alcance e conversor DECT para VoIP num só equipamento. </li></ul><ul><li>Expansível com repetidores </li></ul><ul><li>Suporte para innovaphone PBX </li></ul><ul><li>Registo até 256 telefones DECT </li></ul>mobilidade – “campus”
  6. 6. <ul><li>A ligação com o innovaphone PBX </li></ul><ul><li>Os telefones registam-se através do sistema DECT; </li></ul><ul><li>A administração das extensões móveis é tratada pelo innovaphone PBX; </li></ul><ul><li>Telefones móveis configurados em paralelo com os telefones fixos; </li></ul><ul><li>O utilizador pode usufruir das vantagens do telefone fixo quando está na sua secretária e mantendo o seu número de telefone, mesmo em movimento; </li></ul><ul><li>O telemóvel pode ser configurado com uma extensão própria quem está frequentemente fora do escritório… </li></ul>mobilidade – “campus”
  7. 7. mobilidade – “campus” telefones DECT
  8. 8. <ul><li>Voice over WLAN </li></ul><ul><li>Nos últimos anos as redes sem fios Wireless LAN (WLAN) desenvolveram-se rapidamente. </li></ul><ul><li>Poupança em cablagem e aumento da flexibilidade. </li></ul><ul><li>Também as preocupações de segurança, discutidas no início foram resolvidas do ponto de vista técnico (encriptação de dados wireless). </li></ul><ul><li>As mais recentes extensões dos standards WLAN também permitem transmissão de voz de qualidade. </li></ul>mobilidade – “campus”
  9. 9. <ul><li>solução innovaphone </li></ul><ul><li>Novos standards permitem que a innovaphone desenhe telefone WLAN que satisfaça requisitos profissionais sem recorrer a extensões proprietárias; </li></ul><ul><li>O telefone pode utilizar todos os recursos do innovaphone PBX, uma vez que está directamente ligado à rede IP (sem gateway DECT). </li></ul>mobilidade – “campus”
  10. 10. <ul><li>solução innovaphone </li></ul><ul><li>Requisitos necessários á transmissão de Voz sobre Wireless (VoWLAN): </li></ul><ul><ul><li>WLAN desenhada para cobrir as necessidades de todos os postos; </li></ul></ul><ul><ul><li>Mais tarde, deverá ser possível fazer chamadas telefónicas em todo o lado. </li></ul></ul><ul><ul><li>Ter em conta a ampliação da cobertura nas salas de reunião, área de cozinha, áreas de lazer, além de outros; </li></ul></ul><ul><ul><li>Pontos de acesso WLAN devem ter capacidade de possibilitar passagem entre eles sem interrupção de sinal; </li></ul></ul><ul><ul><li>Mobilidade, na verdade significa poder circular livremente. </li></ul></ul>mobilidade – “campus”
  11. 11. <ul><li>solução innovaphone </li></ul><ul><li>Requisitos necessários á transmissão de Voz sobre Wireless (VoWLAN): </li></ul><ul><ul><li>Para melhorar a capacidade da bateria especialmente durante o tempo de espera do telefone, deve ser possível desligar os utilizadores que não estão actualmente em uso; </li></ul></ul><ul><ul><li>Devido ao facto de redes IP passarem um elevado tráfego, os pontos de acesso WLAN necessitam de uma tecnologia adequada que apenas forneça os dados realmente necessários para o telefone; </li></ul></ul><ul><ul><li>Os mesmos são definidos no Wireless Multimedia Extensions do standard IEEE 802.11e. </li></ul></ul>mobilidade – “campus”
  12. 12. IP72 mobilidade – “campus” <ul><li>Ultima geração de standards para redes Wireless; </li></ul><ul><li>Elevada capacidade de bateria; </li></ul><ul><li>Suporte de VPN sobre Wireless; </li></ul><ul><li>Funcionamento em SIP e H.323; </li></ul><ul><li>Mais elevados níveis de segurança e prioridade de voz; </li></ul><ul><li>Integração com aplicações de produtividade. </li></ul><ul><li>… </li></ul>
  13. 13. <ul><li>diferenças nas tecnologias móveis </li></ul><ul><ul><li>Caso a rede WLAN ainda esteja a ser implementada, esta deve logo ser desenhada de forma a cumprir com as novas exigências de voz; </li></ul></ul><ul><ul><li>Se contudo, já existe um sistema desenhado á pouco tempo ou existe uma solução DECT então uma solução IP DECT será a mais adequada; </li></ul></ul><ul><ul><li>Funcionalidade; </li></ul></ul><ul><ul><li>É provavelmente melhor escolher a nova tecnologia Voz sobre WLAN se pretende garantir todas as funcionalidades do innovaphone PBX igualmente nos telefones móveis. </li></ul></ul>mobilidade – “campus”
  14. 14. mobilidade total <ul><li>extensão GSM </li></ul><ul><li>O innovaphone PBX pode configurar os números móveis GSM como extensões internas. Esta configuração permite várias vantagens imediatas a serem utilizadas: </li></ul><ul><ul><li>Tarifa do telemóvel pode ser escolhida de forma a que as chamadas para o numero interno sejam menos dispendiosas. </li></ul></ul><ul><ul><li>Este número é o da Sede da empresa. </li></ul></ul><ul><ul><li>Da mesma forma, o trabalhador móvel utiliza o número empresa para efectuar chamadas, e pode igualmente ser reconhecido através deste número mapeado. As suas chamadas são registadas e o sinal de &quot;ocupado&quot; aparece quando o mesmo faz chamadas usando o telemóvel. </li></ul></ul>
  15. 15. <ul><li>extensão GSM </li></ul><ul><li>O innovaphone PBX pode configurar os números móveis GSM como extensões internas. </li></ul><ul><li>Esta configuração permite várias vantagens imediatas a serem utilizadas: </li></ul><ul><ul><li>O utilizador móvel pode ser contactado pelas outras extensões directamente através do seu número de extensão da PBX; </li></ul></ul><ul><ul><li>A tarifa mais favorável é igualmente aplicável nesta direcção; </li></ul></ul><ul><ul><li>Se o assinante móvel faz uma chamada através da linha do escritório, os custos da mesma vão beneficiar das tarifas da Sede normalmente muito mais vantajosas que as do telemóvel. </li></ul></ul>mobilidade total
  16. 16. <ul><li>extensão GSM </li></ul><ul><li>Alguns telemóveis permitem adicionar um numero de telefone antes do numero que pretendemos marcar; </li></ul><ul><li>Se o número de Sede da empresa for marcado, o assinante pode continuar a usar os números guardados no telefone; </li></ul><ul><li>Estas funcionalidades podem ser alargadas utilizando software auxiliar; </li></ul><ul><li>É igualmente possível controlar os tons DTMF, permitindo que o assinante móvel utilize funcionalidades extra como por exemplo chamada de retorno, reencaminhamento de chamadas e chamadas de conferência. </li></ul>mobilidade total
  17. 17. Líder de mercado em convergência fixo/VoIP/móvel e em aplicativos de Telecom; Membros do Forum Nokia PRO, o programa de desenvolvimento técnico da Nokia; Rede de mais de 400 parceiros em todo o mundo.
  18. 18. O QuesCom 400 IP/GSM é uma solução revolucionária desenhada para reduzir o custo de ligação para redes GSM num ambiente telefónico IP em cerca de 50%; Inclui ainda gateways SMS, permitindo acesso a serviços de texto – possibilitando aos utilizadores a comunicação através dos seus PCs; Como funciona? Comunica directamente com a IP-PBX através da rede IP existente. Isso permite as chamadas serem roteadas através da rede GSM, e permite que as chamadas fixo-móvel sejam automaticamente convertidas em chamadas móvel-móvel; Assegura ainda que serviços de IP-PBX como chamada em espera, reencaminhamento e transferência de chamadas entre outras, como capacidade de conferência, são facultados a chamadas efectuadas para telemóveis tal como se fosse para números fixos.
  19. 19. <ul><li>Com uma consola de administração acessível através de Microsoft® Management Console; </li></ul><ul><li>Utilizada para controlo dos parâmetros GSM e para visualização de: </li></ul><ul><li>- Numero de chamadas efectuadas, </li></ul><ul><li>- Numero de chamadas falhadas, </li></ul><ul><li>- Estado das portas utilizadas por cada módulo GSM, </li></ul><ul><li>Nível da recepção do sinal de rádio; </li></ul><ul><li>Qualidade de som digital; </li></ul><ul><li>Todas as chamadas para redes GSM via QuesCom 400 IP/GSM são digitais. Isso assegura que o sinal não é degradado, e elimina ainda interferências e feedback.; </li></ul><ul><li>Escalabilidade </li></ul><ul><li>Disponível em configurações desde 2 até 60 canais GSM por stack. </li></ul><ul><li>Cada módulo GSM é dual band e suporta os standards GSM 900 e DCS 1800. </li></ul>
  20. 21. cenários Outros Cenários Todos os cenários são possíveis com innovaphone Paulo Leonardo 15mns
  21. 22. <ul><ul><li>Numa filial de maior dimensão, o mais indicado é a instalação da sua própria central VoIP; </li></ul></ul><ul><ul><li>Estas centrais podem ser configuradas como extensões da central VoIP da Sede, configuradas como “ slave ”; </li></ul></ul><ul><ul><li>Em caso de falha de acesso à central VoIP da Sede, as centrais das filiais assumem o protagonismo das comunicações do seu escritório; </li></ul></ul><ul><ul><li>O próximo cenário mostra três localizações diferentes interligadas por VPN sobre internet; </li></ul></ul><ul><ul><li>As localizações partilham o mesmo plano de numeração; </li></ul></ul><ul><ul><li>No entanto mantêm um prefixo para poderem aceder á linha local das restantes; </li></ul></ul><ul><ul><li>É assim, possível o telefone 42 ligar directamente ao telefone 21; </li></ul></ul><ul><ul><li>O telefone consegue puxar a linha externa marcando 0 e pode igualmente utilizar a linha externa da Sede marcando 80 0. </li></ul></ul>sucursais
  22. 23. Prefix 802 Prefixo 800 Lisboa Porto TCP/IP Londres Ext. 70 Ext. 71 Ext. 21 Ext. 20 ligação RDIS Londres Prefixo 801 Ext. 60 Ext. 61 ligação RDIS Lisboa ligação RDIS Porto ... ... ... ... sucursais Ext. 42 Ext. 41 VPN VPN VPN
  23. 24. Solução de subcontratação das comunicações de voz; A vantagem da solução IP-Centrex reside no facto de não ser necessário nenhum sistema telefónico físico nas instalações do cliente sendo o mesmo garantido centralmente pelo prestador do serviço; Possível poupar não só em custos de investimento em pequenas centrais, mas igualmente em acordos de serviço e upgrades de software. IP-Centrex
  24. 25. <ul><li>Solução totalmente escalável </li></ul><ul><li>Investimento minimo </li></ul><ul><li>Conhecimentos técnicos minimos </li></ul><ul><li>Sem necessidade de suporte técnico dedicado </li></ul><ul><li>Requisitos minimos de espaço </li></ul><ul><li>Oportunidade de aluguer </li></ul><ul><li>Menor esforço em assuntos que não fazem parte do negócio </li></ul><ul><li>Solução PBX homogénea pelos vários pequenos escritórios sem custos adicionais </li></ul>IP-Centrex
  25. 26. IP-Centrex
  26. 27. <ul><li>Outsourcing de PBX </li></ul><ul><li>A tecnologia que não faz parte do negócio principal é administrada por um prestador de serviços especializado; </li></ul><ul><li>Garantida uma combinação eficaz entre administração própria e o serviço do prestador, já bem conhecido de alojamento Web; </li></ul><ul><li>A PBX alojada é mantida por profissionais bem treinados fornecida com o software mais actual sem riscos, e é protegida contra falhas; </li></ul><ul><li>Ambiente seguro </li></ul><ul><li>Habitualmente, o prestador tem as melhores condições para equipamentos de alto débito, como ar condicionado, salas de servidor, circuito eléctrico protegido e bastidores de 19”; </li></ul><ul><li>Condições ideais para instalar o equipamento central do sistema telefónico; </li></ul><ul><li>Baixo investimento dos prestadores do serviço </li></ul><ul><li>Equipamento escalável, possibilitando investimento á medida do crescimento da base de clientes aproveitando sempre o investimento anteriormente efectuado. </li></ul>alojamento da PBX
  27. 28. alojamento da PBX
  28. 29. <ul><li>O sistema telefónico a utilizar no Call Center deve suportar características específicas.; </li></ul><ul><li>Integração de software é importante, permitindo a utilização de CRM e CTI; </li></ul><ul><li>compatibilidade </li></ul><ul><li>O innovaphone PBX é caracterizado suporta a maioria dos interfaces standard; </li></ul><ul><li>As soluções de call center podem ser ligadas de diversas formas; </li></ul><ul><li>Soluções directamente ligadas por H.323 que comunicam com o sistema telefónico; </li></ul><ul><li>As soluções standard podem ser implementadas com Microsoft TAPI e ISDN-CAPI; </li></ul><ul><li>Soluções desenvolvidas para o innovaphone PBX utilizam preferencialmente interface XML-SOAP. </li></ul>call center
  29. 30. <ul><ul><ul><li>interfaces </li></ul></ul></ul><ul><li>Os interfaces de hardware (CSTA, IDN etc.) não são necessários porque ambos os sistemas funcionam na mesma rede; </li></ul><ul><li>O habitual “afunilamento” resultante de largura de banda limitada nesses interfaces deixa de ser um problema; </li></ul><ul><ul><ul><li>mobilidade </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>Máxima flexibilidade, combinando soluções para escritórios domésticos e outras filiais; </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>Os freelancers podem facilmente trabalhar na sua casa permitindo a hotline da sua empresa operar a partir de casa; </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>Possibilidade de criar linhas de emergência de horário completo com colaboradores espalhados pelo mundo garantindo sempre horários diurnos para os operadores. </li></ul></ul></ul>call center
  30. 31. call center
  31. 32. <ul><ul><ul><li>conforto telefónico habitual </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>O IP-PBX oferece todos os recursos das melhores soluções de telefonia RDIS; </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>Garantida uma excelente qualidade de voz em qualquer cenário; </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>Funcionalidades especiais como chamada em espera, alternar entre chamadas e puxar chamada; </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>Telefonia IP independente de fabricante e preparada para o futuro; </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>A administração e configuração dos gateways e terminais via web browser; </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>O innovaphone PBX é uma actualização das gateways para um completo sistema IP PBX. </li></ul></ul></ul>cenários . conclusão
  32. 33. <ul><ul><ul><li>escalabilidade ilimitada </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>Um innovaphone PBX pode controlar até 20 000 terminais; </li></ul></ul></ul><ul><ul><ul><li>A escalabilidade das gateways permite a aplicação a qualquer cenário, podendo ser integrado com um IP PBX facilmente expandido. </li></ul></ul></ul>cenários . conclusão

×