Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Metamorfose 3ª fase (buscando o padrão de cristo)

340 views

Published on

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Metamorfose 3ª fase (buscando o padrão de cristo)

  1. 1. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS Série de estudos sobre Romanos 12.2
  2. 2. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS Razões para conversamos sobre este tema Todos nós somos seres em desenvolvimento e em constante mutação, seja fisicamente, psicologicamente, emocionalmente e espiritualmente, mas isso depende de decisão em nossas vidas e a bíblia nos chama a viver essa mudança; Para viver o cristianismos plenamente nós precisamos romper com “a velha opinião formada sobre tudo” ditada pela cultura secular, precisamos como dizia Raul Seixas: “ser uma metamorfose ambulante”; Somos exortados no Novo Testamento a viver em novidade de Vida, dentro desta perspectiva é que Paulo nos chama a provar de uma metamorfose em Rm 12.2.
  3. 3. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS O que Paulo pede de nós em Romanos 12.2 ? O cerne da nova vida é a transformação, e Paulo usa no original a palavra grega metanoia que significa mudança de mente. Outra palavra grega similar é metamórṗhosis que é mais aplicável a nossa cultura e atualidade, e ela também traz o significado de transformação, desenvolvimento.
  4. 4. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS A METAMOFOSE SE DÁ ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE MUDANÇAS Um exemplo estrutural :
  5. 5. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS A METAMOFOSE SE DÁ ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE MUDANÇAS, O MESMO É NA VIDA CRISTÃ E NA JORNADA ESIRITUAL, PARA ISSO PRECISAMOS PASSAR POR ALGUMAS MUDANÇAS. PAULO CARACTERIZA AS ETAPAS DE TRANFORMAÇÃO DA SEGUINTE MANEIRA: INCONFORMIDADE MUDANÇA DE CONCEITOS E VALORES BUSCA PELO PADRÃO DE CRISTO EXPERIMENTAR A VONTADE DE DEUS
  6. 6. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS O que agrada a Deus? • A bíblia deixa claro que o que agrada a Deus: Mateus 3.17; Mateus 17.5; O QUE AGRADA A DEUS É CRISTO, POR ISSO NOSSA BUSCA DEVE SER VIVER COMO CRISTO VIVEU. E JESUS SE CONDICIONAVA A DEIXAR DEUS SATISFEITO, ATRAVÉS: DA NEGAÇÃO DAS SUAS VONTADES E DA REALIZAÇÃO DO QUERER DE DEUS – João 5.30 A verdadeira fé não busca manipular a Deus para que faça a nossa vontade, quanto busca nos posicionar para que façamos sua vontade. Phillip Yancey II Timóteo 2.4
  7. 7. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS O que agrada a Deus? • A bíblia deixa claro que o que agrada a Deus: Mateus 3.17; Mateus 17.5; O QUE AGRADA A DEUS É CRISTO, POR ISSO NOSSA BUSCA DEVE SER VIVER COMO CRISTO VIVEU. E JESUS SE CONDICIONAVA A DEIXAR DEUS SATISFEITO, ATRAVÉS: DO CONTENTAMENTO DE REALIZAR A OBRA DO PAI João 4.34 “Se a vontade de Deus não agrada seu coração, não peça pra Deus mudar sua vontade, mas para mudar seu coração”. Autor Desconhecido Efésios 6.6
  8. 8. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS • Se todo o prazer do Pai está no Filho, outro passo que precisamos dar é ter a imagem de Cristo formada em nossa vida. Gálatas 4.19; Como a imagem, as ações, o jeito de ser de Cristo pode ser formado em nós? TUDO DEPENDE DA MENTE Mente é o estado da consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza humana. 'Mente' é um conceito bastante utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano relacionadas a cognição e comportamento . Particularmente aquelas funções as quais fazem os seres humanos conscientes , tais como a interpretação, os desejos, o temperamento, a imaginação, a linguagem, sentidos, ações e etc ...
  9. 9. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS • Precisamos ter formada em nós a mente de Cristo, pois a consequência de uma mente mundana é a inimizade com Deus. Colossenses 1.21; Viver a simplicidade e buscar pureza – II Coríntios 11.3 Ter a mente de Cristo é assumir um estilo de vida de simplicidade e buscar sempre a pureza como opção; Pelo contrário o que nos afasta de Deus é querer ser mais do que somos e isso nos leva para as impurezas; A mente de Cristo é formada no novo homem à medida que ele se submete à ação do Espírito de Deus por meio da sua Palavra, tomando algumas atitudes:
  10. 10. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS • Precisamos ter formada em nós a mente de Cristo, pois a consequência de uma mente mundana é a inimizade com Deus. Colossenses 1.21; A mente de Cristo é formada no novo homem à medida que ele se submete à ação do Espírito de Deus por meio da sua Palavra, tomando algumas atitudes: PENSAR NAS COISAS DE DEUS – Colossenses 3.1,2 Aqui entra o conceito de Reino de Deus, ou seja, nós temos que pensar nas coisas, na maneira de agir, no jeito de falar, enfim em tudo que fizermos como é feito no Reino de Deus, pois é de lá que nós somos. E é como um cidadão de lá que nós vivemos.
  11. 11. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS • Precisamos ter formada em nós a mente de Cristo, pois a consequência de uma mente mundana é a inimizade com Deus. Colossenses 1.21; A mente de Cristo é formada no novo homem à medida que ele se submete à ação do Espírito de Deus por meio da sua Palavra, tomando algumas atitudes: Viva de acordo com o Espírito Santo – Romanos 8.5 Aquele que assumiu um relacionamento com Cristo passa a ter a habitação nele do Espírito Santo e de acordo com Jesus, ele nos orienta e nos guia. Mas isso só acontece se viver de acordo com Ele;
  12. 12. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS • Você já teve ter ouvido o ditado popular: Diga-me com quem andas, e te direi quem és. Esse provérbio popular indica que nossos relacionamentos influenciam quem somos e como agimos. Da mesma forma é na nossa vida espiritual, Jesus nos disse isto: Mateus 11.28,29; Nesse convite de aprender com Ele, nós somos chamados a ser como Ele é: MANSO Age com controle – Mateus 5.38,39 O filósofo grego Epíteto disse: “Nenhum homem é verdadeiramente livre, até que se domine.”
  13. 13. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS • Você já teve ter ouvido o ditado popular: Diga-me com quem andas, e te direi quem és. Esse provérbio popular indica que nossos relacionamentos influenciam quem somos e como agimos. Da mesma forma é na nossa vida espiritual, Jesus nos disse isto: Mateus 11.28,29; Nesse convite de aprender com Ele, nós somos chamados a ser como Ele é: MANSO Deseja o bem de todos – Mateus 5.43,44 Você tem três alternativas: a. Você REAGIR com medo e se retirar, ; b. Você REAGIR com raiva, c. Você AGIR e responder em amor.
  14. 14. MUDANDO MENTE TRANSFORMANDO CORAÇÃO REFAZENDO CAMINHOS Para refletir e praticar A quem realmente estamos tentando agradar em nossas vidas? As pessoas a nossa volta? A amigos? Ou a Deus acima de tudo? Você tem negado suas vontades para cumprir o querer de Deus em sua vida? Te alegra em fazer a vontade de Deus? Você tem buscado ter a imagem de Cristo na sua vida? Você tem provado dessa renovação da mente? De verdade sua mente está cheia das coisas de Deus ou de coisas terrenas? Como têm sido sua caminhada com Jesus? A cada dia você têm aprendido a viver como Ele? Você está se tornando uma pessoa mansa? Quem têm sido o padrão de vida no qual você se espelha?

×