O TelemóVel E A Sua EvoluçãO

71,428 views

Published on

O telemovél e a sua Evolução..

Published in: Business, Technology
2 Comments
15 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
71,428
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
407
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
2
Likes
15
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O TelemóVel E A Sua EvoluçãO

  1. 1. O que é o Telemóvel??
  2. 2. Telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis numa área geográfica que se encontra dividida em células, cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone móvel ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell,nos Estados Unidos da América.
  3. 3. Utilidade do telemóvel…
  4. 4. O telemóvel que quando lançado ainda na tecnologia analógica era somente usado para falar, já é usado para enviar SMS, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas, mas não para por aí, agora também podemos aceder ao mail, menseger, comunicar em video- conferência,GPS, etc.
  5. 5. A sua evolução…
  6. 6.  A Motorola DynaTAC 8000X era o antepassado dos actuais telemóveis.  As suas dimensões eram monstruosas em comparação com as dos telemóveis actuais, o seu peso era superior a um quilo, media cerca de 25 cm de altura, por 3,8 de largura e 7,6 de espessura.  Chegou ao mercado em 1984, e foi o primeiro telemóvel comercializado no mundo, era um telemóvel analógico de primeira geração, que permitia unicamente fazer e receber chamadas, mas de fraca qualidade com muitas interferências.
  7. 7. No final da década de 80, surge a segunda geração de telemóveis (2G), equipados com o sistema GSM (Global System for Mobile) que passou a desempenhar um papel muito importante, permitindo a melhoria das comunicações móveis e começando a haver mais qualidade nas comunicações. Em relação as funcionalidades vinham com roaming internacional (possibilidade de a partir de um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro), e também os SMS (pequenas mensagens de texto).
  8. 8. A 2,5G é a segunda geração e meia de padrões e tecnologias dos telefones móveis. É considerada o degrau de transição entre as tecnologias 2G e 3G, embora o termo quot;2,5Gquot; tenha sido definido pela comunicação social, e não oficialmente pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).
  9. 9. O aparecimento da terceira geração de telemóveis (3G) surgiu na Europa em 2003, e o seu aparecimento fez com que surgissem inovações nunca antes imaginadas como, tirar fotos, filmar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas, mas não para por aí, nos últimos anos, principalmente no Japão e na Europa, tem ganhado recursos surpreendentes até então não disponível para aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências e instalação de programas variados, que vão desde ler emails a usar remotamente um computador qualquer, quando devidamente configurado.
  10. 10. Em Portugal, a taxa de penetração dos telemóveis já ultrapassou os 100%, ou seja, existem mais equipamentos que habitantes portugueses. Devido a estes números, os operadores tentam fidelizar os seus clientes através de novos serviços, sobretudo de comunicação de dados, com destaque para o acesso móvel à Internet através de tecnologias de terceira geração (ex: UMTS). A primeira chamada feita de um telemóvel celular foi feita no dia 3 de Abril de 1973.
  11. 11. E agora sejamos sinceros quem é que aqui sobrevive sem telemóvel???? Esta imagem é só um pequeno exemplo do que se passa no dia a dia.
  12. 12. Trabalho realizado por Filipa Carvalho Para disciplina de STC do Curso de Técnico de Apoio à Gestão…

×