Rio Grande do Sul

3,121 views

Published on

Uma breve descrição do estado: historia, geografia, economia, mistura cultural/étnica, turismo.
// Una breve descripción del estado: historia, geografía, economía, mezcla cultural/étnica, turismo.

Published in: Education
  • Recomendo esse excelente site vagasriograndedosul.blogspot.com.br
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

Rio Grande do Sul

  1. 1. Rio Grande do Sul
  2. 2. Rio Grande do Sul É uma unidade federativa do Brasil. Limites: o estado de Santa Catarina ao Norte o oceano Atlântico ao Este o Uruguai ao Sul a Argentina ao Oeste População: 10.187.842 hab. (5°) Capital: Porto Alegre 1.420.000 hab. (quase 4 milhões na área metropolitana)
  3. 3. Historia – fundação 1687 Os Sete Povos das Missões 1627 Jesuítas espanhóis a.C - 1500 Indígenas minuanos, charruas e caaguaras 1737 Portugueses na Lagoa Mirim 1680 Domínio português 1824 italianos e alemães 1801 Domínio gaúcho 1742 Porto das Casais 1807 Foi elevada a Capitania Século XIX 1825-28 Guerra da Cisplatina 1835-45 Guerra dos Farrapos 1852 Luta contra Rosas 1864-70 Guerra do Paraguai 1928 pacificado por Getúlio Vargas
  4. 4. Lutas e guerras na região Guerra da Cisplatina (1825-28): entre Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, pela posse da região do atual Uruguai. Guerra dos Farrapos (1835-45): foi contra o Império do Brasil e obteve converter-se na Republica Rio-Grandense. Luta do Prata < ou contra Rosas > (1851-52): foi travada no Uruguai, Rio da Prata e nordeste argentino; também entre Império do Brasil (com Uruguai e as províncias de Entre Rios e Corrientes) e a Confederação Argentina. Guerra do Paraguai (1864-70): Paraguai luto só contra a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), temeu que o Império brasileiro e a República Argentina viessem a desmantelar o seu governo.
  5. 5. Economia Na metade do século XIX a sociedade estancieira passou então a coexistir com a pequena propriedade agrícola. Atualmente se baseia em quatro atividades principalmente: Agropecuária: maiormente desarrolhada desde 1970, os seus principais cultivos são soja, arroz, milho, mandioca, cana-deaçúcar, laranja e alho. Além rebanho de bovinos, ovinos e suínos. Extrativismo: pinheiros, varias classes de ervais. Os minerais como carvão e cobre. Foi a primeira região que explorou petróleo (1932). Indústrias: produtos alimentícios, seguida pela metalurgia e pelas indústrias mecânicas, química, farmacêutica, de vestuário e de mobiliário. Turismo: recebe anualmente cerca de 2 milhões de turistas de fora do país, é chamativo pela sua mistura de culturas.
  6. 6. Composição étnica Indígenas minuanos, charruas , guaranis e caaguaras. Milicianos, portugueses e espanhóis. Tiveram conflitos por o território desde o século XVIII. A população se concentrava nos pampas, tendo havido uma fusão de costumes espanhóis, portugueses e indígenas, que deram origem ao tipo regional gaúcho. Africanos, entre 1780 e 1807 sua população oscilou entre 28 e 36%. Alemães, sua chegada (1824) foi motivada pela necessidade de povoar a região, garantindo a posse do território. Foram conhecidos por serem trabalhadores e guerreiros. Italianos, (1875) devido à escassez de alemães com vontade de morar na região, chegaram de Lombardia no principio.
  7. 7. Mistura cultural Sua população é em grande parte formada por descendentes de portugueses, alemães, italianos, africanos e indígenas. Em pequena parte por espanhóis, poloneses, e franceses, dentre outros migrantes. Muitas línguas se podem ouvir no estado, algumas são misturas (por exemplo, portuñol ou bayano); outras vem de dialetos europeus y se podem ver em alguns nomes de cidades e povos.
  8. 8. Os Gaúchos Pessoas ligadas com a atividade pecuária quem moram na pampa. Se apresentam na Argentina e no Brasil (no cada país falam a língua própria dele). São produto das misturas entre indígenas, espanhóis e portugueses. Os habitantes do Rio Grande Do Sul são conhecidos assim. No inicio os gaúchos foram nômades e ficavam-se nas zonas que atualmente são Argentina, Brasil e Uruguai. Foram fazendeiros com costumes de raízes europeias. Também foram importantes para a Guerra de Independência da Argentina (1810-25). Por essa ração o gaúcho (ou gaucho no espanhol) é um símbolo de coragem, rudeza e temperança no Brasil e nas pampas argentinas e uruguaias.
  9. 9. Geografia e clima O relevo é constituído por uma extensa baixada, dominada ao norte por um planalto. O estado tem dois tipos climáticos: o clima subtropical úmido e o clima oceânico; embora em povos como Gramado e Canela (na parte montanhosa) se apresentam temperaturas até de 0°C no inverno. O estado possui a praia mais grande do mundo: Praia do Cassino, que tem 224 quilômetros e fica 300 quilômetros de Porto Alegre.
  10. 10. Sítios turísticos Cascata do caracol, Situada no município de Canela Cânion do Itaimbezinho, situado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina Paleorrota: fica no centro do estado, contém diversos fósseis do tempo em que havia apenas o continente Pangeia. Os Sete Povos . São Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1983
  11. 11. Turismo e cultura em Porto Alegre Estátua do laçador, símbolo oficial da cidade, fica na sua entrada. Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre Além tem muitos museus, e também tem a mais grande Feira do Livro do continente. Festival de Dança de Joinville, um dos maiores do mundo
  12. 12. Futebol São os mais importantes do estado, os dois ficam em Porto Alegre. Gre-Nal é um dos mais importantes jogos do Brasil e a mais grande rivalidade.
  13. 13. Grêmio FBPA Tricolor Fundado em 1903 teve a intenção de promover a cultura da Alemanha, o seu primer jogador preto chegou até 1950. Campeão do Brasil 1981 e 1996; de América 1983 e 1995. Campeão do mundo 1983. Sport Clube Internacional Colorado Seus fundadores foram rejeitados em Grêmio porque eles não tiveram raízes alemãs (tiveram raízes italianas). Primer preto no time no ano 1927. Campeão do Brasil 1975, 1976 e 1979; de América 2006 e 2010. Campeão do mundo 2006.
  14. 14. Cachoeirinha O município pertence à mesorregião Metropolitana de Porto Alegre. Localiza-se junto ao rio Gravataí. É conhecida por ter um grande distrito industrial e ter a sede de grandes empresas de diversos ramos. O Centro de Tradições Gaúchas Rancho da Saudade fica neste município. Millionarios de Cachoeirinha Clube de futsal fundado o 6 de setembro de 2006 fazendo o homenagem ao clube bogotano de futebol que deixo uma boa imagem nas décadas de 1960 e 1970.
  15. 15. Importância para o Brasil É o estado mais meridional do país. Conta com o quarto maior PIB (depois de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais). Tem o quinto índice de desenvolvimento. É o quinto estado mais populoso. Foi o cenário das guerras com maior importância internacional para Brasil. É fronteira com o Uruguai e a Argentina.

×