Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Escola E.B 2,3 de Castro Verde
Turma PIEF 6ºE
Sida o que é?
 A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência
Adquirida) é uma doença provocada pelo
vírus VIH (Vírus da Imunodefic...
SIDA (HIV)
 A Sida apareceu há já duas décadas
e os primeiros casos surgiram na
comunidade homossexual, mas hoje
em dia s...
SINTOMAS
 Apenas alguns desenvolvem, ao serem
contagiados, os primeiros sintomas, muito
parecidos com os da gripe (febre,...
PREVENÇÃO
 Como é obvio, a única prevenção é não
ter relações sexuais com portadores do
vírus da SIDA. Como isto é imposs...
FORMAS DE CONTÁGIO
 Partilhar seringas infectadas,
 Relações sexuais com portadores,
 Sexo oral,
 Transmissão ao feto ...
No entanto a SIDA não se transmite
por…
 Picadas de insectos,
 Contactos sociais e profissionais,
 Utilizar casas de ba...
Mitos da SIDA
 Em culturas africanas os homens
acreditam que ter relações sexuais com
uma mulher virgem cura a doença;
 ...
Discriminação…
 Já passaram 2 décadas, mas
infelizmente ainda existe muita
ignorância relativamente a esta doença;
 Tudo...
Dia mundial da sida
Dia mundial da sida
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Dia mundial da sida

766 views

Published on

Published in: Health & Medicine, Technology
  • Be the first to comment

Dia mundial da sida

  1. 1. Escola E.B 2,3 de Castro Verde Turma PIEF 6ºE
  2. 2. Sida o que é?  A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é uma doença provocada pelo vírus VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana). Este vírus introduz-se no organismo humano, podendo permanecer “inactivo” (as pessoas chamam-se seropositivas), ou “activo”, destruindo o sistema imunitário da pessoa.  Um indivíduo infectado com este vírus pode contrair e desenvolver infecções muito variadas ou mesmo certos tipos de cancro.
  3. 3. SIDA (HIV)  A Sida apareceu há já duas décadas e os primeiros casos surgiram na comunidade homossexual, mas hoje em dia sabe-se que todas as pessoas podem " apanhar" este vírus mortal, pois ainda não há cura .
  4. 4. SINTOMAS  Apenas alguns desenvolvem, ao serem contagiados, os primeiros sintomas, muito parecidos com os da gripe (febre, transpiração e debilidade geral) e em cerca de 30% dos casos verifica-se também um inchaço dos gânglios de pescoço, axilas e virilhas;  Estes pacientes não associam este mal-estar com a SIDA, pensam que se trata de um forte resfriado ou esgotamento. Se o inchaço dura 3 meses, quase podemos estar seguros que essa pessoa é portadora do vírus.
  5. 5. PREVENÇÃO  Como é obvio, a única prevenção é não ter relações sexuais com portadores do vírus da SIDA. Como isto é impossível de se saber, na maioria dos casos - por vezes, nem o próprio portador sabe que a tem - a única prevenção possível é utilizar sempre o preservativo.
  6. 6. FORMAS DE CONTÁGIO  Partilhar seringas infectadas,  Relações sexuais com portadores,  Sexo oral,  Transmissão ao feto pela mãe,  Tatuagens com agulhas não esterilizadas,  Partilhar objectos cortantes e pessoais (lâminas, escovas de dentes, máquinas de barbear...).
  7. 7. No entanto a SIDA não se transmite por…  Picadas de insectos,  Contactos sociais e profissionais,  Utilizar casas de banho públicas,  Beijar, abraçar, tocar, partilhar roupa, utilizar os mesmos talheres, tomar banho com portadores, brincar com portadores.
  8. 8. Mitos da SIDA  Em culturas africanas os homens acreditam que ter relações sexuais com uma mulher virgem cura a doença;  Acredita-se que se a pessoa tem boa aparência, não é portador da doença;  Que quem já tem o HIV e é sexualmente activo, não precisa mais praticar sexo seguro.  Que uma mulher não pode transmitir HIV a outra mulher por relação sexual.
  9. 9. Discriminação…  Já passaram 2 décadas, mas infelizmente ainda existe muita ignorância relativamente a esta doença;  Tudo o que se sabe sobre a mesma, de nada tem servido para mudar comportamentos e atitudes...

×