Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Religiões, Seitas e Heresias - Aula 6

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Religiões, Seitas e Heresias - Aula 6

  1. 1. E.B.D. – PIB.JA MODULO – RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS AULA – 06 – ADVENTISMO DO 7º DIA HISTÓRICO, DOUTRINAS E CRENÇASResumo Histórico: Nos primórdios do século XIX, um intenso interesse pelo advento de JesusCristo se instalou na teologia cristã contemporânea, Guilherme Miller, Pastor Batista em N.Y.,U.S.A., destacou-se como estudioso da Bíblia, em assuntos proféticos, seus livros preferidoseram Daniel e apocalipse. Lendo o texto de Dn.8:13-14 e depois de realizar muitos cálculoschegou a conclusão e passou a ensinar que, as 2.300 tardes e manhãs ali referidas eram deanos. Somou 2.300 anos ao ano de 457 a.C., data em que Esdras chegou a Jerusalém vindo deBabilônia, e encontrou o ano de 1843 d.C. Passou então a pregar que Cristo voltaria a terranaquele ano. Daí o título de “adventista”. Muitos lhe creditaram confiança, a ponto devenderem seus pertences e propriedades esperando o 2º advento de Jesus. Contudo o passardo tempo provou que Miller estava errado. Mesmo assim Miller alegou que havia errado noscálculos, visto que usara o calendário hebraico em vez do romano. Recalculou e marcou novadata para 22.10.1844. No dia previsto o povo reuniu-se no topo dos telhados e nasmontanhas, aguardando o evento. Grande foram o desapontamento e a decepção; Cristo nãoveio no dia indicado e nem virá em qualquer outro dia marcado, pois a palavra de Deus éclaríssima: “Quanto, porém, ao dia e á hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho,senão o Pai” (Mc.13:32). Miller se arrependeu por esse erro, mas os seus adeptoscontinuaram e o resultado como veremos mais adiante foi o surgimento do movimento quehoje se denomina de Adventismo do 7º Dia.Miller nunca ensinou a guarda do sábado, mesmo depois do desapontamento o movimentonão esfriou, mas algum tempo depois inspirados numa séries de profecias de uma das maisimportante personagens e uma das fundadora do grupo, o trabalho continuou e o movimentofoi estabelecido como Igreja Adventista do 7º Dia em 1860. Vejamos como tudo começou: Em meio a grande desilusão da não volta de Jesus Cristo, previsto por Guilherme Miller,aparece então a Sra. Ellen Gould White, proclama ela que em uma visão contempla a Arca daAliança no Céu e dentro dela as Duas Tabuas de Pedra da Lei, sendo que o QuartoMandamento destacava-se dos demais circundado por uma Auréola de Luz. Daí em diantepassa ensinar a obrigatoriedade da guarda do sábado como requisito para salvação e emconjunto com o Sr. Hiram Edson, passa a propagar que em 22.10.1844, Jesus Cristo haviaentrado no lugar Santíssimo do santuário Celeste ao invés de vim a terra, desta forma Millertinha se equivocado no acontecimento ou evento e não na data.Foi a partir desta afirmação que nasceram as doutrinas da Purificação do Santuario e a do Juizoinvestigativo as quais veremos mais adiante.
  2. 2. Principais Doutrinas e Crenças:O Sábado – A essencial doutrina do adventismo ensina que a guarda do Sétimo Dia da Semanaé o eterno sinal do poder de Deus como Criador e constitui o Selo do Deus Vivo. Sem essaobservância não é possível a salvação. Ensinou a Sra. White que Deus lhe havia revelado queeste mandamento tem mais importância do que qualquer outro e que, é impossível alguémalcançar a salvação fora do adventismo. ( Mc.2:27-28 - Cl. 2:16-17 )O Paraíso – Acreditam e ensinam os adventistas que o paraíso não existe presentemente.Existirá no futuro. Para isto, eles torcem as palavras de Jesus dirigidas ao ladrão arrependidoda cruz. Dizem que a tradução está incorreta. Em vez de ser: “Em verdade te digo que hojeestarás comigo no paraíso”(Lc. 23:43), deveria ser: Em verdade te digo hoje: estarás comigo noparaíso”. Desse modo tentam adaptar a Bíblia a sua doutrina.Pergunta-se: Onde estariam os santos que dormem no Senhor e que assumirão seus corposressuscitados no dia do arrebatamento da igreja?. E Moisés e Elias onde estão?. Deus não éDeus de mortos, e sim de vivos (Mt.22:32).Aniquilação Total dos Ímpios - Ensinam os adventistas que os ímpios não mais existirão. Serãojulgados e depois totalmente aniquilados. Este ensino contraria a doutrina Bíblica, segundo aqual os ímpios ressuscitarão para “vergonha e horror eterno”(Dn.12:2), os quais serãolançados no lago de fogo onde “serão atormentado de dia e de noite pelos séculos dosséculos”(Ap. 20:10). Falando deles Jesus afirma: “irão estes para o castigo eterno”(Mt.25:46).Isso não é aniquilamento, mas sofrimento.A Expiação Incompleta ou Doutrina do Santuário –Surgiu quando, em 1844 falhou a “profecia”da volta de Cristo, propagada por Miller. A Sra. Ellen White e seus companheiros passaram aensinar que Jesus entrara no Santuário Celeste para purificá-lo e completar a obra da expiaçãodos nossos pecados, o que passou a fazer a partir deste ano. Do ano 33 d.C. ao ano 1844 d.C.,Cristo permaneceu intercedendo no lugar Santo. Depois daquela data passou ao lugarSantíssimo do Santuário Celeste para purificá-lo. Jesus estaria fazendo um “Juízo Investigativo”ou seja, investigando quem deverá ser salvo ou não, terminando o que Ele começou na cruz.O B S : Aqui se encontra um dos erros mais grosseiros da doutrina adventista.Argumentação: A obra da expiação dos nossos pecados foi totalmente concluída quando Jesuscristo disse na cruz Está Consumado (Jo. 19:30). E ela é perfeita ( Hb. 7:27 - 10:12-14 ).O Sono da Alma – Crêem que após a morte do corpo a alma é silenciada, tornando-se inativaou inconsciente.Argumentação: A Bíblia ensina que a alma permanece consciente após a morte. A parábola dorico e Lázaro. (LC. 16:20-30), Paulo expressa o desejo de partir e está com Cristo (Fl.1:23).
  3. 3. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE O ADVENTISMO:- Os adventistas praticam um programa social cristão de clínicas e escolas altamente eficiente,mantêm fabricas de produtos alimentícios e lanchas-ambulatório nos principais rios do país.- São muito dedicados a doutrinação pela mídia em geral, inclusive cursos.- Grande parte deles são vegetariano, não comem carne de porco, peixe de escamas, nãotomam café, nem chá.- Algumas vezes identificam Jesus com o Arcanjo Miguel, atribuindo, com isso, uma naturezapecaminosa ao Filho de Deus.- Ensinam que alguns pecados são perdoados, mas não extirpados. Quanto a esse assunto, dizque satanás irá arcar com todos os pecados dos crentes e somente quando ele for aniquiladoos pecados de fato serão cancelados.- Ellen G. White: Esta personagem é considerada escritora “inspirada” como também umaverdadeira “Profetisa de Deus”. Tanto é que seus escritos e profecias têm a mesma autoridadeque a Bíblia, em matéria de fé e praticas. Crêem os adventista que ela escreveu mais de 100 mil paginas e teve 2.000 sonhos e visões. Olivro mais conhecido dessa autora, considerado pelos adventistas com uma obra-prima é: OGrande Conflito. Depois desse vem: Vida de Jesus, Patriarcas e Profetas, Veredas de Cristo e ODesejado de Todas as Nações.Conclusão: Como vimos a I.A.S.D. também conhecida como Sabatistas, não é como muitagente pensa uma “denominação igual as outras com a única diferença de guardar o sábado”.Mas nos seus ensinos ela mistura muitas verdades Bíblicas com erros lamentáveis no que serefere ás doutrinas cristãs ou interpretações de profecias. A maioria dos estudiosos dizem sero adventismo um ressurgimento do farisaísmo do primeiro século.Mateus -16:12 - Então entenderam que não lhe dissera que se acautela-se do fermento depães, mas da doutrina dos fariseus e saduceus.

×