Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Diário de
Campo
Aline Dobke
Giliane de Oliveira
O que é?
 O diário de campo é um instrumento de
investigação composto por registros e anotações
que são feitas no momento...
Como o construímos?
 Coletamos as informações que vão construir
o diário de campo através do nosso sistema
sensorial- mai...
Para que serve um diário de
campo?
 As informações que são colhidas servem
para ao fim das saídas de campo se ter um
pano...
No diário de campo registra-se:
 A data e local especifico da saída de campo.
 Sobre os sujeitos: aparência, alguma
part...
No diário de campo registra-se:
 Comentários, reflexões, opiniões e sentimentos
surgidos no momento da observação.
 Deta...
Exemplos de Diário de Campo
Exemplo 1
 Trecho de diário de campo do dia 23/03/2013
 Olhei ao redor: a fonte, a prefeitura, o mercado e busquei me
tr...
Exemplo 2
 Trecho de diário de campo do dia 20/06/2013
 Um primeiro bloco de casas, muitas de madeira e pobres, foi
visi...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Diário de campo

19,300 views

Published on

.

Published in: Education
  • DOWNLOAD FULL BOOKS, INTO AVAILABLE FORMAT ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. PDF EBOOK here { https://tinyurl.com/y3nhqquc } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. EPUB Ebook here { https://tinyurl.com/y3nhqquc } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. doc Ebook here { https://tinyurl.com/y3nhqquc } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. PDF EBOOK here { https://tinyurl.com/y3nhqquc } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. EPUB Ebook here { https://tinyurl.com/y3nhqquc } ......................................................................................................................... 1.DOWNLOAD FULL. doc Ebook here { https://tinyurl.com/y3nhqquc } ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... .............. Browse by Genre Available eBooks ......................................................................................................................... Art, Biography, Business, Chick Lit, Children's, Christian, Classics, Comics, Contemporary, Cookbooks, Crime, Ebooks, Fantasy, Fiction, Graphic Novels, Historical Fiction, History, Horror, Humor And Comedy, Manga, Memoir, Music, Mystery, Non Fiction, Paranormal, Philosophy, Poetry, Psychology, Religion, Romance, Science, Science Fiction, Self Help, Suspense, Spirituality, Sports, Thriller, Travel, Young Adult,
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Diário de campo

  1. 1. Diário de Campo Aline Dobke Giliane de Oliveira
  2. 2. O que é?  O diário de campo é um instrumento de investigação composto por registros e anotações que são feitas no momento da observação de algum objeto, lugar, comunidade, acontecimento ou fenômeno social, descrevendo rigorosamente tudo que está sendo observado e ao seu redor. Além disso, estas anotações contem os sentimentos, comentários, reflexões e experiências do autor do diário de campo.
  3. 3. Como o construímos?  Coletamos as informações que vão construir o diário de campo através do nosso sistema sensorial- mais precisamente o “ver e ouvir”.
  4. 4. Para que serve um diário de campo?  As informações que são colhidas servem para ao fim das saídas de campo se ter um panorama do que está sendo estudado, a fim de compreender, descobrir e/ou explicar o problema pesquisado. As anotações devem ser realizadas sempre que possível e quando fluírem ideias, pois se deixar para depois o relato poderá não ser tão exato quanto no momento da observação.
  5. 5. No diário de campo registra-se:  A data e local especifico da saída de campo.  Sobre os sujeitos: aparência, alguma particularidade, expressões faciais, gestos, modo de falar, modo de agir, etc.  Sobre o que é ouvido: palavras, pronuncias e sons em geral.  Sobre o que é visto no espaço físico: descrever o espaço (amplo, pequeno, antigo, novo), a qualidade (limpo, sujo, depredado, descuidado, bem conservado, etc), se tem ou não construções ou mobília (descreve-las), etc.
  6. 6. No diário de campo registra-se:  Comentários, reflexões, opiniões e sentimentos surgidos no momento da observação.  Detalhamento da atividade (o que está sendo feito).  Relato dos acontecimentos (como ocorreu).  Não é necessário colocar o(s) nome(s) dos entrevistados, neste caso pode-se referir a pessoa como, por exemplo: Entrevistado nº 1 ou Professor 1
  7. 7. Exemplos de Diário de Campo
  8. 8. Exemplo 1  Trecho de diário de campo do dia 23/03/2013  Olhei ao redor: a fonte, a prefeitura, o mercado e busquei me transportar para aquelas antigas imagens, tentando reconstituir em minha mente aquele espaço: caminhei de um canto ao outro, encontrei em meus pensamentos, a doca das frutas e o caminho do bonde. [...] Voltei a caminhar seguindo em direção ao cais, pela a Av. Mauá. O movimento e o barulho de automóveis era intenso. Cheguei a Praça da Alfândega ou antiga Praça da Quitanda (onde, outrora comerciantes e quitandeiros se reuniam para vender seus produtos) e observei a arquitetura daqueles diversos prédios antigos que mais parecem “bolos de noiva” imensos. Novamente volto às minhas coleções de fotos, busco nas imagens os antigos prédios. [...] Percebo que mais pessoas também possuem câmeras em suas mãos buscando enquadrar aquelas belas e antigas arquiteturas, pois este espaço há algum tempo é considerado o centro histórico da cidade e, por conseguinte, um importante espaço turístico da capital. Indago- me: De que forma a revitalização do Cais atingirá este espaço intrinsecamente ligado ao Porto?  (Autora: Renata Ribeiro/Fonte: Internet)
  9. 9. Exemplo 2  Trecho de diário de campo do dia 20/06/2013  Um primeiro bloco de casas, muitas de madeira e pobres, foi visitado. Passamos para o outro lado da vila, onde tinha um campo e ao final dele uma construção com uma espécie de piscina, que estava cheia de água suja, penso na dengue e me questiono sobre o tempo que aquilo está assim e ninguém faz nada para mudar, seria ali um foco de doença? [...] O lugar estava repleto de objetos metálicos, madeira e sujeira. De repente escuto o som característico de um porco, quando me viro encontro uma espécie de chiqueiro improvisado com madeiras e uma poça. Foi algo que me surpreendeu imensamente, creio mais pelo fato de perceber que ele esta sendo criado para o consumo. Como podem comer uma carne que possivelmente esta contaminada? A necessidade de alimento não os faz pensar na saúde, o que é muito triste.  (Autora: Aline Dobke)

×