Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cotidiano das relações interpessoais no tempo e no espaço social

Apresentação do projeto interdisciplinar

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Cotidiano das relações interpessoais no tempo e no espaço social

  1. 1. Cotidiano das relações interpessoais no tempo e no espaço PIBID
  2. 2. RETROSPECTIVA - 2014 o Pesquisas sobre interdisciplinaridade; oAtividade “O cotidiano sem eletricidade”.
  3. 3. RETROSPECTIVA - 2015 o O grupo interdisciplinar constituído, inicialmente, por vinte acadêmicos de cursos de licenciaturas, planejou uma forma de capturar o interesse por algum tipo de temática, de um lado, dos alunos, de outro lado, ouvindo os professores e a direção da Escola.
  4. 4. INTERVENÇÕES o a) “Caça-palavras ob) “Caixa de ferramentas e caixa de brincadeiras” oc) “Livre associação de imagens”
  5. 5. ENTREVISTA COM PROFESSORES o Quais são os temas que vem sendo trabalhados nos Seminários Integrados? oDe acordo com sua percepção, quais são os temas de maior interesse dos alunos dentro da disciplina de Seminário Integrado? oEm sua opinião, que tipo de dinâmica mais atrai os alunos? oNa sua visão, quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelos educandos no contexto da sala de aula? E no social? oTomando como base a sua experiência em sala de aula, quais são os grandes entraves encontrados no desenvolver de seu trabalho? oA partir de uma análise geral, quais são as principais necessidades apresentadas pelos alunos?
  6. 6. POR QUE ESTE TEMA? “O cotidiano das relações interpessoais no tempo e no espaço” o Surgiu através das reflexões e análises realizadas, tendo em vista os resultados obtidos das atividades aplicadas com os alunos do Ensino Médio Politécnico da escola. Logo, pois, a referida temática é nascente de uma demanda que envolve os interesses e, também, a carência de discutir assuntos que dizem respeito ao cotidiano em que vivem e a realidade que os cerca.
  7. 7. PROPOSTA DE INTERDISCIPLINARIDADE oFundamentaram questões voltadas à sociedade, gênero, estudo, trabalho, sexualidade, grupos sociais, preconceito, comunicação, atividades físicas, consumo, autoafirmação, corpo e identidade.
  8. 8. INTERDISCIPLINARIDADE oFinalidade de buscar “responder à necessidade de superação da visão fragmentada nos processos de produção e socialização do conhecimento” (THIIESEN, p. 545) o“a interdisciplinaridade será articuladora do processo de ensino e de aprendizagem na medida em que se produzir como atitude (Fazenda, 1979), como modo de pensar (Morin, 2005), como pressuposto na organização curricular (Japiassu, 1976), como fundamento para as opções metodológicas do ensinar (Gadotti, 2004), ou ainda como elemento orientador na formação dos profissionais da educação (THIIESEN, p. 546)”. o
  9. 9. OBJETIVO GERAL oDesenvolver um Projeto Interdisciplinar com os alunos do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Simões Lopes, tomando como eixo o cotidiano e as relações interpessoais envolvendo a sociedade em relação ao meio ambiente, à comunicação, às relações de estudo e trabalho, bem como em relação ao corpo e saúde, sexualidade e gênero, destacando questões sobre constituição de identidades em diferentes grupos sociais.
  10. 10. OBJETIVOS ESPECÍFICOS oProblematizar as relações interpessoais baseando-se em como os novos meios de comunicação e propagação de imagens criam novos conceitos sociais e ambientais. oPlanejar e desenvolver atividades de ensino com relação ao trabalho, à educação e ao lazer, contextualizando com a universidade, com as diversas formas de trabalho e lazer do cotidiano de todo o indivíduo que foram os temas levantados pelo subgrupo durante a atividade realizada, de interesse dos alunos da referida escola, e almeja fomentar tais tratativas, gerando debates, conscientizações e buscando o conhecimento, o interesse e a formação crítica por parte desses alunos.
  11. 11. OBJETIVOS ESPECÍFICOS oPossibilitar aos alunos, conhecimento para esclarecimentos sobre as diversas formas de sentimentos, opiniões e comportamentos associados ao tema preconceito, com enfoque na questão de gênero, orientação sexual e representação de corpo, trabalhando em uma vertente histórica. oCompreender como as práticas realizadas no cotidiano têm efeitos na construção de identidades dos jovens que frequentam a escola e o quanto essas são instituídas em meio a discursos que marcam os sujeitos em um único modo de ser aluno, ou associações com estereótipos que culminam com preconceitos, que envolvem as relações no estudo, no trabalho e na sociedade de modo geral.
  12. 12. SUBPROJETOS oMeios de comunicação e imagens: efeitos nas relações sociais e com o ambiente; oRelações interpessoais: estudo, trabalho e lazer ; oPreconceito: conhecer e compreender seus efeitos para respeitar as diferenças ; oAs relações sociais e a construção de identidades.

×