Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tell me your story

802 views

Published on

trabalho teórico-prático de PD em PD, realizado por Paula Magalhães, Pedro Ferreira, Sónia Ferreira e Teresa Gouveia

Published in: Technology, Business
  • Be the first to comment

Tell me your story

  1. 1. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS | MMCM 2º SEMESTRE | 2008-09 | UA TP 1 – Estudo/Definição de Requisitos Funcionais e de Soluções Técnicas <ul><li>Apresentação do Projecto “Tell me your story” </li></ul>O projecto “Tell me your story” consiste na produção de conteúdos audiovisuais para mobile, em formato de série televisiva, com suporte na Web. Ao longo do processo de produção é requerida a participação dos utilizadores que serão responsáveis pela criação, através da escrita colaborativa, do guião literário que servirá de base para a realização dos episódios que constituirão a série.
  2. 2. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS | MMCM 2º SEMESTRE | 2008-09 | UA TP 1 – Estudo/Definição de Requisitos Funcionais e de Soluções Técnicas <ul><li>Requisitos Funcionais e Técnicos </li></ul>UTILIZADOR UNIVERSAL Funcionalidade Requisito Funcional Requisito Técnico Sistema de registo do utilizador Local onde os U.U. têm a possibilidade de preencher um formulário com o objectivo de se registarem numa base de dados de utilizadores. Em função de haver conteúdos específicos, como tutoriais específicos, respostas a dúvidas mais direccionadas, é pertinente haver uma “barreira” para que somente quem se registe e participe no projecto possa ter acesso a esses conteúdos. Ligação a uma base de dados para que se possa dar entrada dos dados do Utilizador que surgem a partir de formulários e consequente validação dos campos. Serão pertinentes a validação dos campos: username; password; e-mail;. Através do registo de dados será concedido ao UU o acesso por convite à página de escrita colaborativa. Visualização (Vídeos, Textos e Áudio) Área onde os utilizadores registados e visitantes visualizam os conteúdos (imagens, vídeos, áudio ou texto) que constam da plataforma. No caso dos utilizadores universais, terão acesso a este tipo de conteúdos de forma generalizada. Para que seja possível a visualização de qualquer ficheiro é necessário que se realize o upload do mesmo. A visualização de vídeo e áudio implica o recurso a um player, que poderá ser flash ou media player. Sistema de ajuda Através deste sistema, os utilizadores têm a acesso a vários “documentos” sobre questões/regras directamente relacionadas com a plataforma. Este tipo de sistema é pertinente, na medida em que pode possibilitar a entrada na plataforma de utilizadores que têm algum tipo de necessidade educativa especial.
  3. 3. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS | MMCM 2º SEMESTRE | 2008-09 | UA TP 1 – Estudo/Definição de Requisitos Funcionais e de Soluções Técnicas <ul><li>Requisitos Funcionais e Técnicos </li></ul>UTILIZADOR REGISTADO Funcionalidade Requisito Funcional Requisito Técnico Sistema de Login Permite a possibilidade de efectuar login para aceder a conteúdos e funcionalidades restritos; Campos : Nome de Utilizador | Palavra Passe | botão de Ok para envio de informação à base de dados | espaço de opção de recuperação da Password e de registo de um novo utilizador. Ligação à base de dados para verificação e validação dos dados inseridos Sistema de Recuperação de Password Para a eventualidade do utilizador perder/esquecer a Palavra Passe receberá uma nova através de um e-mail. Verificação do e-mail na base de dados para, de forma automática, lhe ser enviada uma nova Password. Sistema de Logout Opção de terminar sessão de utilizador fazendo com que este retorne à qualidade de U.U., perdendo o acesso às diversas funcionalidades restritas da plataforma. Terminar sessão da aplicação. Sistema de Pesquisa Deverá permitir a procura de material inserido há mais tempo na plataforma (tutoriais, textos, episódios antigos). Ligação à base de dados para verificar a existência ou não da informação.
  4. 4. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS | MMCM 2º SEMESTRE | 2008-09 | UA TP 1 – Estudo/Definição de Requisitos Funcionais e de Soluções Técnicas <ul><li>Requisitos Funcionais e Técnicos </li></ul>UTILIZADOR REGISTADO Funcionalidade Requisito Funcional Requisito Técnico Upload de Conteúdos - Vídeos Servirá os U.R. fazerem uploads de vídeos para um servidor (vídeos de tutoriais, de produção com a duração de aproximadamente 4 minutos e num formato flv) Upload de vídeo para o servidor (do Youtube, SapoVídeos) Upload de conteúdos - Texto Possibilitará aos utilizadores com registo fazerem upload edição de texto e guardá-lo num servidor. Upload do texto para o servidor Upload de áudio Permitirá aos U.R. fazerem upload de áudio para o servidor. Upload de áudio para o servidor. Sistema de comentários Os U.R. poderão comentar os conteúdos que constarem da plataforma, desde logo os guiões que vão sendo criados e toda a fase de produção que estará visível na página. Deverá existir um campo da BD, com característica de texto, que fará o registo do texto submetido pelo utilizador, bem como a sua posterior apresentação. Sistema de Ajuda Através deste sistema, os utilizadores têm a acesso a vários “documentos” sobre questões/regras directamente relacionadas com a plataforma. Possibilita a entrada na plataforma de utilizadores que têm algum tipo de necessidade educativa especial. Assim sendo serão fornecidas o máximo de informação possível para que haja uma maior clarificação do objecto e objectivo da plataforma.
  5. 5. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS | MMCM 2º SEMESTRE | 2008-09 | UA TP 1 – Estudo/Definição de Requisitos Funcionais e de Soluções Técnicas <ul><li>Requisitos Funcionais e Técnicos </li></ul>UTILIZADOR ADMINISTRADOR Funcionalidade Requisito Funcional Requisito Técnico Sistema de validação Permite que os administradores da plataforma validarem toda a informação que seja sujeita a upload por parte dos utilizadores registados. É possível controlar o acesso dos utilizadores que não respeitem as regras de utilização da plataforma. É necessário que haja um tipo de programação específico que permita a criação dessas rotinas, se tivermos em conta a criação de uma plataforma de raiz. No caso de utilização da ferramenta CMS Open Source Joombla não é necessária essa preocupação.

×