O texto e o contexto em perspectiva multidisciplinar literatura

3,153 views

Published on

Literatura e história: linha cronológica, cubismo,eclosão da Revolução Russa, Primeira Guerra Mundial, exposição de pinturas de Ana Malfatti, eleições de Artur Bernades, movimentos dos 18 do forte de copacabana, fundação do partido comunista, coluna de Prestes, quebra da bolsa de Nova Iorque, Revolução de 30 e inicio da Era Vargas. A belle époque

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O texto e o contexto em perspectiva multidisciplinar literatura

  1. 1. O TEXTO E O CONTEXTO EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR. • Peterson Castro
  2. 2. O CONTEXTO BRASILEIRO E O MODERNISMO Uma simples inspenção dos números mostra que o Modernismo se vincula estreitamente a certas transformações das sociedades, determinadas em geral por fenômenos exteriores, que vêm repercutir aqui. 1922 é um ano simbólico do Brasil moderno, coincidindo com o centenário da Independência. A Guerra Mundial de 1914-1918 influiu no crescimento da nossa indústria e no conjunto da economia, assim como nos costumes e nas relações políticas. Não apenas surge uma mentalidade renovadora na Educação e nas Artes, como se principia a questionar seriamente a legitimidade do sistema político, dominado pela oligarquia rural.
  3. 3. AS COORDENADAS DO SÉCULO XX O século XX daria coordenadas absolutamente inéditas ao mundo. Provocaria transformações radicais e profundas. Sob o signo, registra-se o apogeu da época industrial e técnica, a formação da alta burguesia e do proletariado, o estabelecimento organizado do capitalismo. A revolução burguesa passa a ser a revolução dos banqueiros. Dá-se o aperfeiçoamento das máquinas de combustão e o aproveitamento da eletricidade das indústrias, com o seu consequente e o mediato progresso. Cresce o comércio, fomenta-se o transporte, multiplica-se a produção, que, processada em larga escala, abarrota os entrepostos, gerando as rivalidades do comércio internacional. Após desenvolver-se toda uma política armamentista febril estoura, enfim, dentro de uma atmosfera tensa, de enervante expectativa, a primeira Guerra Mundial.
  4. 4. A BELLE ÉPOQUE O período da literatura europeia que se estende de 1886, por aí, a 1914, corresponde, de um modo geral, ao que formalmente se denomina ‘belle époque’. Umas de suas características, sob ponto de vista da história literária, é a pluralidade de tendência filosóficas, científicas, sociais, e literárias, advindas do realismo-naturalismo. Muitas das quais não sobreviveriam á grande guerra, transformando- se ou desaparecendo no conflito e arrastando o final do século XIX que em vão tentava ultrapassar os seus próprios limites cronológicos.
  5. 5. INÍCIO DO CUBISMO-1907 Início do Cubismo, com a Pintura de Les demoisalles d´Avignon por Pablo Picasso.
  6. 6. GUERNICA-1937 Nesse enorme quadro Picasso utilizou apenas o preto e o branco e alguns tons De cinza claramente em estilo Cubista. Além das pessoas mortas no chão, uma Mulher segura uma criança e olha para cima como procurando identificar de onde Vem as bombas; uma pessoa parece gritar em desespero; um cavalo com o corpo Contorcido parece relinchar. Não vemos as bombas, apenas um clarão ao fundo. mas Reconhece-se a violência da cena: um bombardeio sob uma cidade desprotegida.
  7. 7. PRIMEIRA QUERRA MUNDIAL-1914
  8. 8. REVOLUÇÃO RUSSA
  9. 9. EXPOSIÇÃO DE PINTURAS DE ANITA MALFATTI-1917
  10. 10. 1918 • Realização da Semana da Arte Moderna, em São Paulo, e publicação de pauliceia desvairada, de Mário de Andraide. • Fim da Primeira Guerra Mundial.
  11. 11. 1922- eleição de Artur Bernades. Artur Silva Bernades foi presidente no período do governo republicano. Advogado, nasceu na cidade de Viçosa, estado de Minas Gerais em 1875. após concluir o mandato de governador do estado de Minas Gerais é eleito presidente da republica dia 15 de novembro de 1922
  12. 12. 18 DO FORTE DE COPACABANA
  13. 13. 1924- MOVIMENTO TENENTISTA E INÍCIO DA MARCHA DA COLUNA DE PRESTES.
  14. 14. 1929 QUEBRA DA BOLSA DE VALORES DE NOVA IORQUE.
  15. 15. 1930- REVOLUÇÃO DE 30 E INÍCIO DA ERA VARGAS.

×