A importância da manutenção adequada nos veículos para garantir a segurança no trânsito

2,288 views

Published on

Em apoio à Semana Nacional de Trânsito a Personal Car abordou temas sobre segurança no trânsito e a manutenção adequada de veículos.
Para isso elaborou diversas dicas de como cuidar do seu veículo.

Published in: Automotive
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,288
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
23
Actions
Shares
0
Downloads
83
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A importância da manutenção adequada nos veículos para garantir a segurança no trânsito

  1. 1. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br Semana Nacional de Trânsito e manutenções de veículos 01. Velocidade, álcool e drogas uma mistura perigosa 02. Direção segura, uma atitude que salva vidas 03. Cuide dos pneus, eles garantem o controle da sua direção 04. Freios, é melhor não esperar falhar para lembrar 05. Óleos e filtros, todo mundo sabe que precisa trocar, mas vivem adiando esse momento 06. Itens de segurança do veículo garantem a sua segurança, não negligencie sua vida 07. Dirigir em condições adversas exige atenção redobrada. Fique atento 08. E agora, como lembrar de tudo isso? Não se preocupe, procure ajuda especializada
  2. 2. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br Em apoio à Semana Nacional de Trânsito a Personal Car abordou temas sobre segurança no trânsito e manutenção de veículos A Semana Nacional de Trânsito é uma campanha anual que ocorre geralmente de 18 a 25 de setembro, realizada pelos órgãos reguladores de trânsito como o Departamento Nacional de Trânsito - Denatran - e o Conselho Nacional de Trânsito - Contran. O tema definido para a campanhaesse ano é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. De acordo com o Denatran, atualmente no Brasil cerca de45 mil pessoas morrem por ano vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Apesar de os esforços dos órgãos de trânsito, a ocorrência de acidentes cresce a cada ano. Um dos maiores fatores causadores de acidentes é o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. O objetivo da campanha é fazer o cidadão refletir sobre a responsabilidade das suas escolhas no trânsito. Essa escolha é feita quando um indivíduo decide assumir o risco de dirigir alcoolizado ou sob efeito de outras drogas, de falar ao celular enquanto dirige, de andar em alta velocidade, ultrapassar o sinal vermelho, entre muitas outras situações que colocam vidas em risco. O Denatran reforçaainda que a manutenção do veículo é fundamental para que se tenha segurança no trânsito. De nada adiante ser um bom motorista, se o veículo não atende às solicitações exigidas em cada situação. Para garantir a segurança no trânsito, além da condição física e emocional do condutor, o estado de funcionamento do veículo é um fator muito importante e precisa da atenção dos motoristas. É preciso mantê-lo em boas condições de tráfego, e essa também é uma questão de escolha. A responsabilidade pela manutenção e conservação do veículo é do seu proprietário ou do condutor, deixar de fazê-lo significa assumir os riscos e as consequências da sua decisão. É preciso criar o hábito de fazer a verificação de alguns itens no veículo, por isso, durante a Semana Nacional de Trânsito, a Personal Car Auto dará dicas para auxiliá-lo a fazer a escolha certa, manter os devidos cuidados com o seu carro. Serão abordados temas como álcool, drogas e velocidade, direção segura, alinhamento e balanceamento, freios, óleos e filtros de óleos, itens de segurança do veículo e direção em condições adversas. Você é o responsável pela sua escolha.
  3. 3. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br 01.Velocidade, álcool e drogas uma mistura perigosa Drogas e álcool não combinam com direção, imagine associadas à velocidade. Velocidade Um dos maiores problemas para a segurança no trânsito é o excesso de velocidade. Muitos condutores não respeitam a sinalização de velocidade permitida nas vias aumentando muito as chances de se envolverem em um acidente grave. Manter a velocidade permitida é determinante no tempo de reação do motorista ou do pedestre. Se precisar reagir a algum acontecimento súbito e o veículo estiver em alta velocidade o motorista não conseguirá ter tempo de pensar ou até mesmo de reagir, como por exemplo, mudar de direção ou frear. Ainda é preciso levar em conta as condições naturais ou variáveis da via na ocasião, o que dificultaria ainda mais as chances de sucesso. Mesmo com o controle dos órgãos de trânsito coibindo o excesso de velocidade em vias públicas, o mais importante é que haja uma conscientização dos condutores sobre os riscos que assumem quando dirigem seus veículos em alta velocidade. Aos amantes da velocidade existem as pistas de corrida criada especialmente para esse fim, um lugar próprio para correr sem colocar em risco a vida de outras pessoas.Respeite o limite de velocidade em vias públicas. Álcool e drogas Acidentes envolvendo álcool e direção é um tema preocupante para os órgãos de trânsito e para qualquer cidadão consciente. Os riscos de se envolver em um acidente são muito maiores quando se está sob efeito de álcool ou outras drogas. O efeito da bebida retardam os sentidose alteraram o julgamento da realidade, provocando consequências como falta de atenção, diminuição da coordenação motora, sonolência e a falta da percepção de tempo e distância. Assim como o álcool os efeitos das drogas são semelhantes, e se associar o uso do álcool com as drogas como calmantes, anticonvulsivantes, antialérgicos e drogas de caráter psicotrópico como maconha, cocaína, etc., causam efeitos imprevisíveis, aumentando muito as chances de causar um acidente. Mistura perigosa É muito comum o excesso de velocidade vir acompanhado de motoristas que estão sob efeito de álcool ou drogas. Esses motoristas perdem a capacidade de raciocinar com clareza e de avaliar os riscos que está submetendo sua vida e a de outras pessoas.
  4. 4. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br Para evitar o pior fique atento e mude suas atitudes:  Depois que estiver sob efeito de álcool ou drogas será difícil alguém tomar uma decisão responsável, faça isso antes. Se decidir beber não dirija, se decidiu que não vai beber para poder dirigir mantenha sua escolha e não beba.  Planeje,se já sabe que vai beber planeje antecipadamente uma forma alternativa de se locomover, use táxi, transporte público ou carona.  Se estiver como carona de alguém que bebeu não ceda à pressão do motorista se este garantir que está bom para dirigir, ele não está, mas dificilmente assumirá isso. Assuma você a direção ou passe para outra pessoa que não esteja alterada.  Se estiver trafegando na via e perceber um veículo com comportamento estranho mantenha distância.
  5. 5. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br 02. Direção segura, uma atitude que salva vidas Direção segura é o ato de conduzir o veículo de modo a evitaracidentes. Além dos fatores que garantem a segurança no trânsito, como as condições físicas e emocionais do condutor e o estado de funcionamento do veículo, outros itens são indispensáveis para a prevenção de acidentes. A forma como você dirige seu carro pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Na direção defensiva o condutor deve estar atento com vocêe com os outros ao seu redor, inclusive pedestres, antecipando-se a atos inseguros próprios e principalmente de terceiros. É preciso estar sempre preocupado em evitar acidentes, independente de fatores externos e das condições adversas que possam ocorrer. É importante adotar uma atitude responsável e manter uma postura pacífica no trânsito, pensando sempre na coletividade e respeitando os outros. Direção segura significa estar atento e tomar alguns cuidados durante a condução do veículo, confira algumas dicas que fazem a diferença e mude sua atitude no trânsito:  Mantenha a atenção no trânsito e nas sinalizações, evite distrações com conversas, som alto ou celular;  Procure prever os perigos do trânsito como avistar um buraco antecipadamente, verificar um comportamento suspeito de um pedestre atravessando a via, entre outros, e dobre sua atenção neste momento;  Execute manobras no trânsito com habilidade e segurança, por exemplo, uma curva ou ultrapassagem;  Evite reduções bruscas de velocidade;  Dirija com cautela e mantenha a distância do veículo a sua frente;  Respeite as sinalizações e os limites de velocidade;  Cuidado ao mudar de faixa. Verifique a possibilidade e sinalize.
  6. 6. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br 03. Cuide dos pneus, eles garantem o controle da sua direção Tomar algumas medidas preventivas com as rodas e os pneus do seu carro contribui muito para evitar acidentes, além da vantagem de prolongar a vida útil dos pneus e diminuir o consumo de combustível. Cuidados com alinhamento, balanceamento, calibragem dos pneus e rodízio de pneus colaboram para melhorar a segurança na direção do veículo, mas para isso você precisa ficar atento e fazer corretamente as manutenções. Veja algumas dicas de como e quando fazera manutenção das rodas e pneus do seu carro. Alinhamento Se seu carro estiver arrastando na freada, se sentir dificuldades nas curvas ou se sofrer um forte impacto em buracos ele precisa de alinhamento.O alinhamento serve para fazer com que as rodas do carro estejam ajustadas no ângulo certo. É muito Importante, pois se estiver desalinhado oferece risco maior de se envolver em acidentes, já que o veículo se torna instável. É muito comum percebermos isso quando soltamos a direção e o carro vai para os lados. Veja algumas dicas para você evitar correr riscos: Quando fazer?  Revisão a cada de 5, 7.5 ou 10 mil km de acordo com as especificações da montadora;  Após sofrer um forte impacto;  Sempre que houver substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;  Quando notar que o veículo está puxando para um lado;  Se os pneus estiverem desgastados ou trocar de pneus. Obs.: a falta de calibração adequada nos pneus pode fazer o veículo puxar para os lados, se perceber isso verifique se é necessidade de alinhamento ou apenas calibração. Balanceamento Se o volante do seu carro estiver vibrando ou se estiver fazendo barulhosdepois de certa velocidade, os pneus do seu carro podem estar precisando de balanceamento. Assim, além de ter mais conforto na direção do veículo, evitará oscilações do volante, perda de estabilidade e, consequentemente, diminuir os riscos de se envolver em algum acidente. Quando fazer?  Revisão a cada de 5, 7.5 ou 10 mil km de acordo com as especificações da montadora;
  7. 7. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br  Sempre que fizer consertos em pneus, câmarasou peças da suspensão;  Quando notar vibrações no volante ou no veículo;  Quando trocar os pneus. Obs.: sempre que fizer o alinhamento é fundamental que se faça também o balanceamento. Calibragem dos pneus Manter a calibragem adequada dos pneus garante melhor desempenho na direção e evita que se envolva em acidentes. O ideal é manter a pressão nos níveis recomendados conforme a indicação da montadora para cada veículo. Pressão baixa gera deformação nos pneus, aquecimento fora do normal, diminui a precisão nas manobras de direção e pode até causar explosões dos pneus. Por outro lado, a pressão alta também é perigosa, pois diminui a aderência do pneu com o solo, deixa o pneu mais rígido e aumenta o risco de acidentes em situações de freadas ou curvas. Por isso, o equilíbrio é fundamental. Siga corretamente as instruções indicadas para seu veículo. Quando fazer?  De preferência uma vez por semanacom os pneus frios, se rodar muito até duas vezes por semana e antes de viajar;  Quando sentir que o carro está puxando para os lados, verificar se o motivo é por falta de calibração;  Quando um pneu estiver mais baixo que o outro. Rodízio de pneus O rodízio é um revezamento que se faz dos pneus entre os da frente e os de trás do veículo para que tenham um desgaste uniforme. Esse procedimento aumenta a vida útil dos pneus e melhora a estabilidade do veículo em curvas e freadas. Quando fazer?  O tempo ideal entre um rodízio e outrodeve seguir as especificações da montadora de cada veículo, geralmentea cada 5 e 10 mil km;  Toda vez que for feito o rodízio, fazer também o alinhamento, balanceamento e a calibração dos pneus.
  8. 8. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br 04. Freios, é melhor não esperar falhar para lembrar É muito óbvia a importância dos freios na condução do veículo, mas muitos não se atentam para a manutenção dos sistemas de freios enquanto não sentem algum problema. Parar o carro é mais importante do que fazê-lo andar. São os freios que irão garantir a sua segurança e a de outras pessoas no momento que precisar parar ou diminuir a velocidade do veículo. Principalmente após um evento inesperado, quando precisar fazer alguma freada de urgência. É bom não esperar chegar esse momento para lembrar-se de fazer a manutenção dos freios, muitas vidas dependem disto. Pare. Faça as manutenções adequadamente. Confira alguns cuidados para preservar esse item tão importante:  Fique atento a ruídos ao frear, pode ser indício de desgaste da pastilha de freio ou dos discos;  Se sentir o freio diferente, leveo veículo urgente para um especialista analisar;  Faça a verificação do sistema de freios (pastilhas, disco, fluído, tambor, etc.) junto com as revisões obrigatórias regularmente, de acordo com cada plano de manutenção especificado no manual do proprietário de cada veículo;  A substituição da pastilha de freio depende da utilização do veículo, se roda muito ou pouco, pode ocorrer de 10 até 20 mil km.
  9. 9. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br 05.Óleos e filtros, todo mundo sabe que precisa trocar, mas vivem adiando essemomento Esse é o item de manutenção mais básico do veículo, mas muitos não se lembram de fazê-la regularmente e o adiam indevidamente. E mais ainda, as pessoas costumam apenas trocar o óleo e se esquecem de trocar o filtro de óleo, tão importante quanto o próprio óleo. Até dizem que trocar o óleo e não trocar o filtro de óleo é como tomar banho e não trocar de roupa. Além de que, trata-se de uma economia insignificante, pois um filtro de óleo é muito barato. Os danos que a falta desses itens podem causar no seu carro vai desde perder potência e consumir mais combustível até causar sérios danos ao motor, gerando um grande prejuízo para seu bolso. A troca de óleo é essencial para o bom funcionamento do seu carro:faça corretamente as manutenções de óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível. Óleo Lubrifica as peças do motor evitando atritos e garantindo o bom funcionamento do veículo.  O nível de óleo tem de ser examinado pelo menos uma vez por semana, sempre com o motor frio. O nível ideal do óleo é entre os dois traços da vareta;  O prazo para a troca do óleo depende das especificações no manual do proprietário de cada veículo, pode ser por km ou tempo, geralmente entre 5, 7,5 e 10 mil km, ou a cada6 meses; Filtro de óleo Responsável por proteger as peças do motor de impurezas causadas no atrito das peças.  O prazo para trocar depende das especificações no manual do proprietário de cada veículo, em média entre 10 e 15 mil km;  O ideal é trocar sempre o filtro de óleo junto com a troca do óleo. Filtro de combustível Responsável por limpar o combustível antes de queimar.  O prazo para trocar o filtro de combustível depende das especificações no manual do proprietário de cada veículo, em média entre 10 e 15 mil km;  Não deixar passar 2 revisões obrigatórias sem trocar o filtro de combustível.
  10. 10. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br Filtro de ar - Responsável por evitar que entre impurezas quando o motor aspirar o ar.  O prazo para trocar depende das especificações no manual do proprietário de cada veículo, em média a cada 20 mil km;  Verificareventualmente se o filtro de ar está muito sujo e providenciar uma limpeza.
  11. 11. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br 06. Itens de segurança do veículo garantem a sua segurança, não negligencie sua vida O próprio nome já diz, itens de segurança são os itens que compõem o veículo e que garantem a sua segurança, a dos passageiros e de outras pessoas no trânsito. O bom funcionamento dos componentes do veículo garantem a estabilidade e a segurança na direção e nos momentos de manobras. Por isso é fundamental que você crie o hábito de verificar constantemente o estado e as condições de uso dos itens de segurança do seu carro. A maioria das pessoas só lembra de fazer essa verificação quando vão viajar, e realmente precisa ser feito, mas não apenas nesses momentos. As peças sofrem desgaste natural pelo tempo ou pela forma de utilizaçãodo veículo, é inevitável, por isso a necessidade de checar constantemente esses itens, mesmo que não tenha nenhuma viagem programada, você também precisa de segurança no uso diário do seu veículo. Além de garantir sua segurança, as condições de muitos itens de segurança, ou a falta deles, é considerado infração e o condutor pode ser multado, perder pontos na CNH e até ter o carro apreendido. Para evitar transtornos e principalmente colocar sua vida e de terceiros em risco, verifique constantemente os itens de segurança do seu veículo, veja algumas dicas do que precisa ser checado: Sistema de freios  Checar as condições e trocar se for necessário, clique aqui para saber mais sobre esse item. Suspensão/ direção  Verificar se têm avarias na suspensão ou vazamento de fluídos hidráulicos;  Ficar atento se ouvir barulho anormal na condução do veículo quando passar por piso irregular; Rodas e pneus  Checar as condições das rodas e dos pneus do veículo e fazer a manutenção adequada, clique aqui para saber mais sobre esse item. Faróis e lanternas  Todas as luzes do carro precisam estar funcionando perfeitamente como farol alto e baixo, farol de milha ou farol de neblina, lanternas, luz de ré, freio episca alerta;  Verificar fusíveis, lâmpadas queimadas, infiltrações de água que podem queimar as lâmpadas e avarias no acrílico do farol.Fazer a substituição do que estiver queimado e a troca do que estiver quebrado ou danificado. Para-brisa e vigia traseiro
  12. 12. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br  As lâminas, ou refil, da palheta do para-brisa não podem estar rasgadas, soltas, ressecadasou danificadas. Se estiverem fazer a substituição da palheta completa ou,dependendo do caso, trocar o refil;  Verificar o nível de água e detergente no reservatório do para-brisa;  Verificar se tem desgasteprematuro ou avarias dos refis da paleta do vigia traseiro. Cinto de segurança  Verificar as condições dos cintos de segurança do veículo, eles precisam estar firmes, ter encaixe correto e não podem estar rasgados ou desfiados. Extintor de incêndio, macaco e triângulo de segurança  Verifique o prazo de validade do extintor de incêndio, se estiver vencido troque- o;  O macaco e o triângulo de segurança devem estar em perfeitas condições de uso.
  13. 13. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br 07. Dirigir em condições adversas exige atenção redobrada. Fique atento Dirigir em condições normais já um é um risco, imagine em condições adversas. Condições adversas no trânsito são diversos fatores que prejudicam o desempenho do motorista na direção do veículo, aumentando a possibilidade de se envolver em um acidente. Existem diversas variações dessas condições e geralmente algumas delas aparecem ao mesmo tempo, tornando o risco ainda maior. Confiram quais são os tipos de condições adversas e como você pode conduzir o veículo de forma segura para evitar acidentes. Condição adversa de Luz Excesso ou falta de luz  Faça uso de óculos de sol para diminuir a ofuscação da luz durante o dia;  Se o outro veículo estiver com o farol alto, sinalize piscando os faróis para alertá- lo. Geralmente resolve a situação.  Nesses momentos conduza com mais atenção e reduza a velocidade;  Se for um ambiente escuro conduza mais devagar e com atenção redobrada, regule corretamente os faróis. Condição adversa de Tempo Chuva, granizo, neblina, etc.  Em casos de chuva, ligue sempre os faróis, mesmo que seja durante o dia.  Acione o limpador de para-brisa e o sistema de ventilação para desembaçar os vidros. Em casos de alagamentos não arrisque. O melhor é desistir e buscar caminhos alternativos.  Redobre a atenção e reduza a velocidade;  Em casos de neblina ou cerração, ligue os faróis baixos e reduza a velocidade de forma gradual;  Se estiver um tempo muito ruim saia da via e espere as condições melhorarem. Procure um local adequado como postos; Condição adversa de Via Curvas, desvios, buracos, acostamento, obras na pista, etc.  Procure se informar sobre as condições das vias que irá trafegar;  Verifique se os equipamentos de uso obrigatório para tais situações estão em perfeitas condições.  Atenção ao passar sobre lombadas e se possível fugir dos buracos. Condição adversa de Trânsito Pedestres, animais, veículos, feriados e congestionamentos etc.  Informe-se sobre locais com tráfegos mais intensos e dirija com atenção;  Se possível, evite locais e horários de maior fluxo de veículos;  Fique atento para avistar animais na pista. Condição adversa de Veículo
  14. 14. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br Pneus gastos, freios desregulados, lâmpadas queimadas, etc.  Manter os cuidados com o veículo é fundamental, procure fazer as revisões obrigatórias e conferir itens de segurança com freqüência como as lâmpadas, freios, limpadores de pára-brisas, entre outros. Condição adversa do Condutor Fadiga, sono, dores, visão ou audição comprometida, estresse, tristeza, etc.  Se estiver indisposto, com alguma alteração física ou emocional, procure auxílio médico e evite dirigir;  Se for necessário sair procure alguém para dirigir no seu lugar, ou faça uso do transporte coletivo ou táxi.
  15. 15. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br 08. E agora, como lembrar de tudo isso? Não se preocupe, procure ajuda especializada Realmente, lembrar de todas essas informações sobre os cuidados que precisa ter com seu carro para garantir mais segurança no trânsito não é fácil. Mas, nesse caso, você também tem escolha, pode pedir ajuda de especialistas que farão isso por você. Somente você pode decidir de que forma vai conduzir o veículo, sua condição física e emocional e neste momento só depende das suas escolhas e das mudanças de atitudes que tomar por um trânsito melhor e mais seguro. Por outro lado, você precisa de um veículo em bom estado de funcionamento que atenda corretamente aos seus comandos na direção, para isso precisa cuidar da manutenção do carro corretamente, dentro do prazo certo ou considerando o desgaste natural das peças. Porém, isso tudo demanda tempo, e tempo na atualidade é muito precioso. É preciso saber administrar o tempo para se dedicar a todas as necessidades de cada um, seja trabalho, família, lazer, saúde, ler, estudar e diversas outras necessidades que tomam seu tempo e muitas vezes são prioridade em sua vida. Ainda levando em consideração que, no caso específico dos cuidados com seu carro, é necessário um mínimo de conhecimento sobre carros e seus componentes para poder analisar cada tempo de fazer alguma manutenção, além de saber verificar alguns itens do veículo por conta própria e ainda ter um bom controle do histórico de acontecimentos do seu veículo, desde uma pequena troca de óleo até a última revisão obrigatória realizada. Essa falta de tempo e conhecimento específico para se dedicar aos cuidados com seu veículo não pode ser usado como desculpa para não fazer adequadamente a manutenção do seu carro e garantir a segurança no trânsito. Hoje você pode fazer uma escolha consciente e pedir ajuda. Empresas como a Personal Car Auto faz exatamente o que você não pode fazer, não quer fazer ou não tem tempo para fazer: cuidar do seu carro. É uma assessoria automotiva que oferece diversos serviços de apoio aos motoristas. Deixar os cuidados do seu veículo para uma empresa especializada garante a você os melhores serviços do mercado da forma mais cômoda possível, mas, mais do que isto,você estará garantido a sua segurança e das demais pessoas no trânsito, fazendo a sua parte para diminuir as estatísticas de acidentes de trânsito no país. Como você pode ver ao longo da Semana Nacional de Trânsito nas dicas sobre as manutenções do veículo, esse item também é uma questão de escolha, reforçando o tema principal da campanha desse ano “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. Você decide quais as escolhas que deseja fazer e é responsável pelos efeitos de cada uma delas, desde dirigir em alta velocidade até negligenciar as manutenções e os cuidados com seu carro. Colocar sua vida e de outras pessoas em risco não é uma
  16. 16. Fone: (11)3129-4567 www.personalcarfrota.com.br comercial@personalcar.srv.br escolha sensata, você pode fazer diferente tomando atitudes mais conscientes em favor de todos no trânsito. Não se preocupe se você não tempo ou não pode fazer todos os cuidados que seu carro necessita, peça ajuda especializada e fique tranquilo para dedicar seu tempo às demais necessidades do seu dia-a-dia, essa é a escolha certa. Para saber mais sobre como contratar uma assessoria automotiva especialmente para cuidar do seu veículo particular, ou dos veículos da sua frota acesso o site: Carro particular: http://www.personalcarauto.com.br Carros da frota: http://www.personalcarfrota.com.br Email: contato@personalcar.srv.br Tel: (11) 3129-4567

×