Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Classificação dos seres vivos 2º ano Raulino Horn

1,450 views

Published on

apresentação do 1º capitulo do livro ,bons estudos

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Classificação dos seres vivos 2º ano Raulino Horn

  1. 1. CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS CAPITULO 1 PÁGINAS 12 À 22
  2. 2. TEORIA CELULAR Proposta em meados do século XIX pelo botânico alemão Mathias Jakob Schleiden e pelo zoólogo também alemão Theodor Schwann
  3. 3. TRÊS PILARES DA TEORIA CELULAR “A vida existe somente nas células”: todos os seres vivos são compostos de células, ou seja, todas as reações do organismo dependem estritamente da atividade celular, e é através da célula que toda a energia necessária para o funcionamento do organismo é obtida, convertida, armazenada e aplicada. “As células provêm somente de células preexistentes”: uma célula se origina apenas da reprodução de outras células, havendo assim, a transmissão de material genético. “A célula é a unidade de reprodução e transmissão das características hereditárias.”: todos os caracteres genéticos são transmitidos de uma célula para outra no processo de reprodução.
  4. 4. “SERES VIVOS SÃO AQUELES QUE POSSUEM ÁCIDO NUCLÉICO” (MENDONÇA & LAURENCE, 2012)
  5. 5. O DNA HUMANO
  6. 6. TIPOS DE CÉLULAS
  7. 7. MUTAÇÃO: é uma mudança brusca que ocorre ao acaso no material genético e que pode ser transmitida aos descendentes. “É um dos fatores responsável pela alteração do patrimônio genético de uma população” (MENDONÇA & LAURENCE. 2012) SELEÇÃO NATURAL: consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição.
  8. 8. Biston betularia = as mariposas de Manchester
  9. 9. COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS ?
  10. 10. SISTEMÁTICA é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relações filogenéticas entre os organismos. A sistemática estar diretamente associada a Taxonomia que é ciência da descoberta, descrição e classificação das espécies e grupo de espécies, com suas normas e princípios. E também a Filogenia que é a ciência que estudas as relações evolutivas entre os organismos.
  11. 11. LINEU OU CARL VÓN LINNÉ 1735
  12. 12. COMO ELE FEZ: 1. LATIM COMO LÍNGUA OFICIAL DA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA 2. CRIOU CATEGORIAS DE CLASSIFICAÇÃO: REINO – FILOCLASSE-ORDEM-FAMÍLIAS-GÊNEROS-ESPÉCIES 3. DO REINO PARA A ESPÉCIE AUMENTA O GRAU DE PARENTESCO ENTRES OS SERES VIVOS E DA ESPÉCIE PARA O REINO ESSE GRAU DE PARENTESCO DIMINUI 4. A FAMÍLIA ANIMAL SEMPRE TERMINA EM IDA, E A DOS VEGETAIS TERMINA EM CEAE. 5. O GENERO SEMPRE VAI SER ESCRITO COM A LETRA INICIAL EM MAUÍSCULA E A ESPÉCIE SEMPRE COM LETRA MINÚSCULA, SE DIGITADO EM ITÁLICO E SE MANUSCRITO
  13. 13. - Década de 80: Margulis e Schwartz reconheceram os cinco reinos de Copeland e Whittaker, apenas redefinindo os limites do reino Protista, chamando-o de Protoctista e incluindo todas as algas, não só as de pequeno porte.
  14. 14. CLADOGRAMAS SÃO REPRESENTAÇÕES DAS RELAÇÕES EVOLUTIVAS POR MEIO DE UM DIAGRAMA ESPECIAL
  15. 15. OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!

×