Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Sinais de pontuações

306 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Sinais de pontuações

  1. 1. ENSINANDO E APRENDENDOENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICCOM AS TIC  FRANCISCA IRAIDES FARIAS PEREIRAFRANCISCA IRAIDES FARIAS PEREIRA  ESCOLA EST. PROFª ALDENORA ALVESESCOLA EST. PROFª ALDENORA ALVES CORREIACORREIA  TOCANTINÓPOLIS – TOTOCANTINÓPOLIS – TO  SÉRIE: 3º ANOSÉRIE: 3º ANO  13/09/2010.13/09/2010.
  2. 2. SINAIS DE PONTUAÇÕESSINAIS DE PONTUAÇÕES
  3. 3. Ponto de interrogaçãoPonto de interrogação SINALSINAL
  4. 4. SINALSINAL  O ponto de interrogação é empregado para indicarO ponto de interrogação é empregado para indicar uma pergunta direta, ainda que esta não exijauma pergunta direta, ainda que esta não exija resposta:resposta:  O criado pediu licença para entrar:O criado pediu licença para entrar: - O senhor não precisa de mim?- O senhor não precisa de mim? - Não obrigado. A que horas janta-se?- Não obrigado. A que horas janta-se? - Às cinco, se o senhor não der outra ordem.- Às cinco, se o senhor não der outra ordem. - Bem.- Bem. - O senhor sai a passeio depois do jantar? de carro ou- O senhor sai a passeio depois do jantar? de carro ou a cavalo?a cavalo? - Não.- Não. (José de Alencar)(José de Alencar)
  5. 5. Ponto de exclamaçãoPonto de exclamação
  6. 6.  O ponto de exclamação é empregado paraO ponto de exclamação é empregado para marcar o fim de qualquer enunciado commarcar o fim de qualquer enunciado com entonação exclamativa, que normalmenteentonação exclamativa, que normalmente exprimeexprime admiração, surpresa, assombro,admiração, surpresa, assombro, indignaçãoindignação etc.etc.  - Viva o meu príncipe! Sim, senhor... Eis aqui- Viva o meu príncipe! Sim, senhor... Eis aqui um comedouro muito compreensível e muitoum comedouro muito compreensível e muito repousante, Jacinto!repousante, Jacinto! - Então janta, homem!- Então janta, homem! (Eça de Queiroz)(Eça de Queiroz)
  7. 7. SÍNTESE DA AULASÍNTESE DA AULA  A aula desenvolvida no dia foi bastaA aula desenvolvida no dia foi basta proveitosa, pois o recurso utilizado foiproveitosa, pois o recurso utilizado foi diferente e chamou a atenção dos alunos.diferente e chamou a atenção dos alunos.
  8. 8. VÍDEO DA TV ESCOLAVÍDEO DA TV ESCOLA  http://il.youtube.com/watch?http://il.youtube.com/watch? v=3mV62s9ZJbQ&feature=relatedv=3mV62s9ZJbQ&feature=related

×