Gerenciamento de projetos aula 2 (conceitos)

3,871 views

Published on

Published in: Business

Gerenciamento de projetos aula 2 (conceitos)

  1. 1. Gestão de Projetos Paulo Alves Jr. www.pejota.net
  2. 2. O GERENTE DE PROJETOSO gerente de projetos é a pessoa designada pelaorganização executora para atingir os objetivos doprojeto.O papel de um gerente de projeto é diferente de umgerente funcional ou gerente de operações.
  3. 3. O GERENTE DE PROJETOSCompreender e aplicar o conhecimento, as ferramentase técnicas de gerenciamento de projetos reconhecidascomo boas práticas não é suficiente para umgerenciamento eficaz.
  4. 4. O GERENTE DE PROJETOSAlém de todas as habilidades da área específica e dasproficiências ou competências de gerenciamento geralexigidas, o gerenciamento de projetos eficaz requerque o gerente tenha as seguintes características:
  5. 5. O GERENTE DE PROJETOS Pessoal Desem penho Conhecimen to
  6. 6. O GERENTE DE PROJETOSConhecimento: refere-se ao que o gerente de projetossabe sobre gerenciamento de projetos.Desempenho: refere-se ao que o gerente de projetos écapaz de realizar enquanto aplica seu conhecimentoem gerenciamento de projetos.
  7. 7. O GERENTE DE PROJETOSPessoal: refere-se ao comportamento do gerente deprojetos na execução do projeto ou de algumaatividade relacionada. A efetividade pessoal abrangeatitudes, principais características de personalidade eliderança; a capacidade de orientar a equipe do projetoao mesmo tempo em que atinge objetivos e equilibraas restrições do mesmo.
  8. 8. O GERENTE DE PROJETOS Conjunto de conhecimento Área de GP aplicação em técnicas de Gerenciamento de Projetos Entendimento do Ambiente Ambiente ambiente do cultural e físico e projeto social político Planejamento Habilidades Conhecimento e habilidades e organização Interpessoais de gerenciamento geral
  9. 9. O GERENTE DE PROJETOSCaracterísticas do Gerente de Projetos:• Liderança sobre a equipe• Capacidade de negociação• Habilidade de comunicação• Raciocínio lógico e analítico• Capacidade de administrar conflitos• Capacidade de solução de problemas
  10. 10. O GERENTE DE PROJETOSCaracterísticas do Gerente de Projetos:• Capacidade de adaptação• Orientação a processos• Organização• Capacidade de administrar o tempo• Comprometimento e responsabilidade• Capacidade de relacionamento interpessoal
  11. 11. O GERENTE DE PROJETOS
  12. 12. PARTES INTERESSADASSão pessoas ou organizações ativamente envolvidas noprojeto ou cujos interesses podem ser positiva ounegativamente afetados pela execução ou término doprojeto.
  13. 13. PARTES INTERESSADASElas podem exercer influência sobre o projeto, suasentregas e sobre os membros da equipe do projeto.A equipe de gerenciamento do projeto precisaidentificar as partes interessadas, tanto internas quantoexternas, a fim de determinar os requisitos e asexpectativas de todas as partes envolvidas em relaçãoao projeto.
  14. 14. PARTES INTERESSADASO gerente do projeto precisa gerenciar a influência dasvárias partes interessadas em relação aos requisitos doprojeto para garantir um resultado bem-sucedido.
  15. 15. PARTES INTERESSADAS
  16. 16. PARTES INTERESSADAS
  17. 17. INFLUÊNCIAS ORGANIZACIONAISA cultura, o estilo e a estrutura organizacionaisinfluenciam a maneira como os projetos sãoexecutados.Os projetos também podem ser influenciados pelo graude maturidade da organização em relação aogerenciamento de projetos e seus sistemas degerenciamento dos mesmos.
  18. 18. INFLUÊNCIAS ORGANIZACIONAISQuando um projeto envolve entidades externas comoparceiros, por exemplo, ele será influenciado por maisde uma empresa.As culturas e os estilos podem ter forte influência nacapacidade de um projeto de atingir seus objetivos.
  19. 19. INFLUÊNCIAS ORGANIZACIONAISCulturas e estilos são normalmente conhecidos como“normas culturais”.As “normas” incluem um conhecimento comum comrelação a como abordar a execução do trabalho, quaismeios são considerados aceitáveis para tal e quem teminfluência na facilitação da execução do trabalho.
  20. 20. ESCRITÓRIO DE PROJETOSUm escritório de projetos ou PMO (ProjectManagement Office) é um corpo ou entidadeorganizacional à qual são atribuídas váriasresponsabilidades relacionadas ao gerenciamentocentralizado e coordenado dos projetos sob seudomínio.
  21. 21. ESCRITÓRIO DE PROJETOSAs responsabilidades de um PMO podem variar desdefornecer funções de suporte ao gerenciamento deprojetos até ser responsável pelo gerenciamento diretode um projeto.
  22. 22. ESCRITÓRIO DE PROJETOSO escritório de projetos é o ponto central que permiteuma gestão do portfólio dos projetos de uma empresa(se estratégico) ou de um setor (se departamental).
  23. 23. ESCRITÓRIO DE PROJETOSAs principais funções do PMO são:• Funções de controle, auditoria e revisão dos projetos e seus produtos e entregas;• Funções de treinamento, mentor e suporte aos gerentes de projetos, cujo foco é o desenvolvimento da capacidade de gestão da equipe;• Funções de estruturação de ambiente d eprojetos por meio de processos, metodologia e software de gestão de projetos e de portfólio e ambiente colaborativo;
  24. 24. ESCRITÓRIO DE PROJETOSAs principais funções do PMO são:• Funções de análise e métricas de resultados em projetos, por meio de cruzamento de informações históricas, análise de indicadores e de resultados, e ajuda na priorização e seleção de projetos, alinhados ao planejamento estratégico e outras decisões gerenciais;
  25. 25. ESCRITÓRIO DE PROJETOSAs principais funções do PMO são:• Funções de gestão de recursos humanos de projetos, para controle de produtividade, desempenho e compartilhamento de recursos pelos projetos e elaboração de planos de desenvolvimento profissional.
  26. 26. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAISA estrutura organizacional é um fator ambiental daempresa que pode afetar a disponibilidade dosrecursos e influenciar a maneira como os projetos sãoconduzidos.As estruturas organizacionais variam de funcionais aprojetizadas com diversas estruturas matriciais entreelas.
  27. 27. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Projetizada Matricial Matricial forte balanceada Matricial fracaFuncional
  28. 28. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
  29. 29. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
  30. 30. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
  31. 31. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
  32. 32. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
  33. 33. ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
  34. 34. ATIVOS DE PROCESSOS ORGANIZACIONAISOs ativos de processos organizacionais incluemqualquer um ou todos os ativos relacionados aprocesso, de quaisquer ou todas as organizaçõesenvolvidas no projeto e que podem ser usados parainfluenciar o sucesso do projeto.Incluem planos formais e informais, políticas,procedimentos e diretrizes.
  35. 35. ATIVOS DE PROCESSOS ORGANIZACIONAISTambém incluem bases de conhecimento dasorganizações, como lições aprendidas e informaçõeshistóricas.Podem incluir cronograma terminados, dados sobreriscos e dados de valor agregado.
  36. 36. ATIVOS DE PROCESSOS ORGANIZACIONAISNormalmente, a responsabilidade por atualizar eadicionar aos ativos de processos organizacionaisconforme necessário no transcorrer do projeto cabeaos membros da equipe de projeto.

×