Gerenciamento de escopo em projetos

13,447 views

Published on

Descrição do processo Criar a EAP

Published in: Business, Technology
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
13,447
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
294
Actions
Shares
0
Downloads
317
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Gerenciamento de escopo em projetos

  1. 1. Gerenciamento deEscopo em Projetos Paulo Alves Jr. www.pejota.net
  2. 2. APRESENTAÇÃO Vice-presidente do PMI-GO Sócio-consultor da Pejota Consultoria Mestrando em Engenharia de Produção e Sistemas – PUC-GO Especialista em Gerenciamento de Projetos – FGV Bacharel em Ciência da Computação – UCG
  3. 3. CONTATOSE-mail: paulo@pejota.netBlog: www.pejota.netTwitter: @pejota81
  4. 4. GERENCIAMENTO DOESCOPO DO PROJETO
  5. 5. GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO “O Gerenciamento do Escopo do Projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso.” PMBoK pág. 103
  6. 6. GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETOGrupo de processos de gerenciamento doescopo do projeto 5.1 5.2 5.3 Coletar os Definir o Criar a requisitos escopo EAP 5.4 5.5 Verificar o Controlar o escopo escopo Legenda Monitoramento e Planejamento Controle
  7. 7. GERENCIAMENTO DOESCOPO DO PROJETO 5.3 – Criar a EAP
  8. 8. 5.3 – CRIAR A EAP É o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é um decomposição hierárquica orientada às entregas do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do proejeto e criar as entregas requisitadas, sendo que cada nível descendente da EAP representa uma definição gradualmente mais detalhada da definição do trabalho do projeto.
  9. 9. 5.3 – CRIAR A EAP A EAP organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada. O trabalho planejado é contido dentro dos componentes de níve mais baixo da EAP, que são chamados de pacotes de trabalho.
  10. 10. 5.3 – CRIAR A EAP
  11. 11. 5.3 – CRIAR A EAP
  12. 12. 5.3 – CRIAR A EAP ENTRADAS: 1. Declaração do Escopo do Projeto 2. Documentação dos Requisitos 3. Ativos de Processos Organizacionais Ex.: Políticas, procedimentos e modelos para a EAP (metodologia), arquivos e lições aprendidas de projetos anteriores.
  13. 13. 5.3 – CRIAR A EAP FERRAMENTAS E TÉCNICAS: 1. Decomposição  É a subdivisão das entregas do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis, até que as entregas do trabalho estejam definidas no nível de pacote de trabalho.  O nível de pacote de trabalho é o mais baixo na EAP, é o ponto onde o custo e a duração das atividades para o trabalho podem ser estimados e gerenciandos com confiança.
  14. 14. 5.3 – CRIAR A EAP SAÍDAS: 1. EAP É uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas, com cada nível descendente da EAP representando uma definição gradualmente mais detalhada do trabalho do projeto.
  15. 15. 5.3 – CRIAR A EAP SAÍDAS: 2. Dicionário da EAP É um documento gerado pelo processo Criar a EAP que a suporta. Fornece descrições mais detalhadas dos componentes da EAP, inclusive dos pacotes de trabalho e contas de controle. 3. Linha de base do escopo Inclue a Declaração do escopo do projeto, EAP e o Dicionário da EAP. 4. Atualizações dos documentos do projeto Ex.: Documentação dos requisitos.
  16. 16. 5.3 – CRIAR A EAP
  17. 17. 5.3 – CRIAR A EAP
  18. 18. 5.3 – CRIAR A EAP
  19. 19. 5.3 – CRIAR A EAP 10 MANDAMENTOS DA EAPCobiçarás a EAP do próximo.Explicitarás todas as entregas, inclusive as necessárias aogerenciamento do projeto.Não usarás os nomes em vão.Guardarás a descrição dos pacotes de trabalho no dicionário da EAP.Decomporás até o nível de detalhe (pacote de trabalho) quepermita o planejamento e controle necessário para a entrega dosubproduto.
  20. 20. 5.3 – CRIAR A EAP 10 MANDAMENTOS DA EAPNão decomporás em demasia, de forma que o custo/tempo deplanejamento e controle não traga o benefício correspondente.Honrarás o pai.Decomporás de forma que a soma das entregas dos elementoscomponentes (filho) corresponda à entrega do elemento pai (mandamentodos 100%).Não decomporás em somente uma entrega.Não repetirás o mesmo elemento como componente de mais de umaentrega.
  21. 21. EXERCÍCIO 1
  22. 22. EXERCÍCIO 1 Estrutura Analítica do Projeto• OBJETIVO: Elaborar a EAP para o projeto Rosalina e o Piano.• RESULTADO ESPERADO: A Estrutura Analítica do Projeto elaborada considerando todos os aspectos apresentados do projeto.• IMPORTANTE: A partir do termo de abertura do projeto e das informações históricas elaborar a Estrutura Analítica do Projeto tendo sempre em mente os 10 mandamento da EAP. As entregas tratam-se sempre de verbos no particípio (ações já acabadas).• TEMPO: 1 hora.
  23. 23. OBRIGADOE-mail: paulo@pejota.netBlog: www.pejota.netTwitter: @pejota81

×