Problemas urbanos nas grandes cidades

63,157 views

Published on

Published in: Technology
2 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
63,157
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
15
Actions
Shares
0
Downloads
444
Comments
2
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Problemas urbanos nas grandes cidades

  1. 1. TRANSPORTE MORADIA DESEMPREGO DESEMPREGO POLUIÇÃO DO AR
  2. 2. A falta de moradia adequada tem sido um dos principais problemas encontrados nas grandes cidades. Parte significativa da população mais pobre vive em cortiços e favelas, em áreas de mananciais ou de risco de deslizamento e de enchentes. Além disso, há um grande número de moradores de ruas.
  3. 3. Nos momentos de crise econômica, o desemprego atinge de forma mais intensa as cidades maiores. O deslocamento de grandes e médias empresas para cidades de porte médio, a robotização e a informatização na produção e nos serviços têm diminuído a oferta de emprego. Além disso, cada vez mais os empregadores exigem dos trabalhadores mais escolaridade e especialização, o que nem sempre é acessível à grande parte da população. Isso mantém muitos trabalhadores afastados do mercado de trabalho.
  4. 4. O transporte é um dos principais problemas no cotidiano das metrópoles. O trabalhador gasta muito tempo no deslocamento entre sua moradia e o local de trabalho, seja pela ande distância percorrida, seja pelo trânsito intenso. Em alguns casos extremos, gastam-se entre 3 e 4 horas diárias esse percurso. Além disso, geralmente o transporte público em um custo alto e é de má qualidade.
  5. 5. Nas últimas décadas, a violência urbana tem crescido, envolvendo principalmente a população jovem, seja como vítima, seja como responsável. As mortes violentas refletem na expectativa de vida média do brasileiro, sendo fator de significativa importância para esse índice. Entre as principais causas do aumento da violência estão a falta de oportunidade de estudo e trabalho para os mais carentes, a desestruturação familiar e a organização de quadrilhas ligadas ao narcotráfico, que se desenvolvem onde a presença do Estado e de infraestruturas sociais é deficiente.
  6. 6. Uma das consequências da intensa industrialização, somada à grande concentração populacional em metrópoles como São Paulo, é a poluição atmosférica. Provocada basicamente por duas fontes, as estacionárias (como as chaminés das fábricas) e as móveis (como os carros, ônibus e caminhões), a poluição causa sérios problemas de saúde nas pessoas, reduzindo a expectativa de vida de seus habitantes.

×