Aula paisagem

1,908 views

Published on

aula introdutória-paisagem

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,908
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula paisagem

  1. 1. CENTRO EDUCACIONAL SESI 388 - LAUZANE PAULISTA SÃO PAULO / SP. GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO 3º ANO A PROFESSOR LUÍS FERNANDO DE ABREU
  2. 2. A PAISAGEM
  3. 3. QUANDO FALAMOS EM PAISAGEM,LOGO NOS VEM À MENTE UM LUGARCOMPOSTO APENAS POR ELEMENTOSNATURAIS, COMO UMA MONTANHA OUO MAR, POR EXEMPLO. NO ENTANTO,A PAISAGEM TAMBÉM PODE SERCOMPOSTA POR ELEMENTOSCONSTRUÍDOS PELO HOMEM COMORUAS, PONTES, EDIFÍCIOS ENTREOUTROS.
  4. 4. *
  5. 5. *
  6. 6. *
  7. 7. *
  8. 8. *
  9. 9. *
  10. 10. ESCALA DE TEMPO tempo geológico (tempo profundo ou da natureza) tempo histórico (tempo social ou do homem
  11. 11. período de ocorrência dos eventos humanostempo histórico (tempo social ou do homem.
  12. 12. o período de ocorrência dos eventos naturaistempo geológico (tempoprofundo ou da natureza)
  13. 13. *a) o que é paisagem?*b) Descreva as duas paisagens da charge.*c) Como o ser humano age sobre a paisagem.*d) Estabeleça analogias entre os elementosconstituintes das duas partes da charge (antese depois).
  14. 14. *A primeira paisagem demonstra um índio em uma floresta. Os rios cheios de peixes e uma cena de pesca.*A segunda paisagem possui inúmeros significados. A cidade, rios. O índio veste roupas e carrega uma lata vazia e uma ossada de peixe. Significa que o índio é um catador e retira sua alimentação do lixão da cidade, onde a água é suja, e vive de restos de alimentos.
  15. 15. *O ser humano age sobre a paisagem de modo predatório. Apesar de ser um “animal racional”, desde o advento da agricultura o homem age de forma irracional, destruindo o meio ambiente.*Antes e depois: árvores são substituídas por torres de eletricidade, cipós por fiação elétrica, rio por uma poça, índio nu por índio vestido, peixe vivo por peixe morto, arbustos por pilhas de lixo, o arpão por uma lata de lixo vazia, etc.

×