Obstáculos ao desenvolvimento - Angola

3,107 views

Published on

Trabalho realizado pela Sofia Barreto, aluna nº 18 do 9ºA na disciplina de Geografia sobre os obstáculos ao desenvolvimento de Angola.

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,107
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,158
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Obstáculos ao desenvolvimento - Angola

  1. 1. AngolaObstáculos ao desenvolvimento
  2. 2. Angola: Obstáculos ao desenvolvimento Colonização/descolonização Catástrofes naturais Conflitos armados Comércio desigual Multinacionais Dívida externa Crescimento demográfico/populacional Democracia/Ditadura
  3. 3. Colonização/descolonizaçãoOs portugueses, sob o comando de Diogo Cão, no reinado de D. João II,chegaram ao Zaire em 1484.É a partir daí que se inicia a conquista pelos portugueses desta regiãode África, incluindo Angola.O primeiro passo foi estabelecer uma aliança com o Reino do Congo, quedominava toda a região. A sul deste reino existiam dois outros, o doNdongo e o de Matamba, os quais mais tarde fundiram-se para darorigem ao Reino de Angola (1559.)A colonização efetiva do interior deAngola só se inicia no séc. XIX.
  4. 4. No dia 10 de novembro de 1975, o Alto Comissário e Governador Geral deAngola, almirante Leonel Cardoso, proclamou a independência de Angola,transferindo a soberania de Portugal, não para um determinado movimentopolítico mas sim para o “Povo Angolano”, de forma efetiva a partir de 11 denovembro de 1975.Colonização/descolonizaçãoDepois de vários anos de luta pela libertação, é a revolução do 25 de Abrilde 1974, em Portugal, que abre portas ao processo descolonizador.
  5. 5. Colonização/descolonizaçãoA descolonização em Angola foi feita de uma maneira errada:rápidarápida desordenadadesordenadaviolentaviolentaPortugal não promoveu eleições para impor uma democracia, ficando orecente país mergulhado numa ditadura.Como consequências do mau processo de descolonização, a administração,a indústria, a agricultura e o comércio ficaram devastados.Como consequências do mau processo de descolonização, a administração,a indústria, a agricultura e o comércio ficaram devastados.Angola pertence aos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).Foi um dos países de quem Portugal tirou proveito (pelas suas matérias-primas emão de obra baratas), para bem de Portugal e não de Angola.
  6. 6. Catástrofes naturaisAfetamgravemente:Afetamgravemente:A segurança das pessoas;As condições de vida das populações;A estrutura socioeconómica de um país;Os países subdesenvolvidos são mais vulneráveis, pois sãocaracterizados por grande pobreza, elevadas densidadespopulacionais e sem capacidade tecnológica e financeira para evitare/ou reduzir os efeitos dos acontecimentos catastróficos.Os países subdesenvolvidos são mais vulneráveis, pois sãocaracterizados por grande pobreza, elevadas densidadespopulacionais e sem capacidade tecnológica e financeira para evitare/ou reduzir os efeitos dos acontecimentos catastróficos.Porque têm menorcapacidade para:Porque têm menorcapacidade para:1º - Prevenir;2º - Informar a população;3º - Socorrer;Além das épocas das chuvas e das secas, que se tornam verdadeirascatástrofes naturais, existem em Angola zonas que se podem considerar derisco sísmico, porque toda a orla marítima é zona de risco.
  7. 7.  ajudar as comunidades a criar estratégias para a prevenção decatástrofes;As Nações Unidas criaram, em 2000 a ISRD - International Strategy forDisaster Reduction (ou EIRC, Estratégia Internacional para a Redução deCatástrofes)Organismo quetem comoobjetivos:Organismo quetem comoobjetivos: aumentar a resistência económica e social das comunidades.
  8. 8. Crescimento demográfico/populacionalPodemos considerar que quanto maior é o crescimentodemográfico, menor é o desenvolvimento do país.A taxa de crescimento/populacional de Angola, em 2012, foiaproximadamente de 3%.A taxa de crescimento/populacional de Angola, em 2012, foiaproximadamente de 3%.Esse crescimentoelevado da populaçãotem criado duaspreocupações muitosérias:Esse crescimentoelevado da populaçãotem criado duaspreocupações muitosérias:1ª- A predominância de jovens na população determina a necessidade deelevados investimentos sociais em escolas, alimentação e tratamento médico;2ª- A subida demográfica causa muitos problemas de urbanização.
  9. 9. Democracia/DitaduraAtualmente, os sistemas políticos democráticos têm vindo a aumentar, noentanto ainda existem muitos países com regimes ditatoriais.Democracia Ditadura▪ Eleições livre, secretas, justas emultipartidárias▪ Poder judicial independente▪ Liberdade de imprensa▪ Respeito pelos direitos humanos▪ Concentração de todos ospoderes num só indivíduo ou partidopolítico▪ Favorecimento das classesdirigentes▪ Desrespeito pelos direitoshumanos.O descontentamentoda população leva a:O descontentamentoda população leva a:Confrontos e instabilidade política e social o que prejudica o desenvolvimentodesse país.
  10. 10. Democracia/DitaduraANGOLAANGOLA vivevive Democracia “falsa” Em Angola "vive-se uma democracia com medo", disse o "rapper"angolano Mona Dya Kidi, "músico de intervenção social“. A ditadura de JES/MPLA não pode continuar a ser disfarçada de“democracia” Fonte: http://www.pambazuka.org Angola tem uma “democracia de fachada”, com um “autoritarismocaracterizado pelo poder pessoal de um só cidadão”, acusou em LuandaAbel Chivukuvuku, líder da terceira maior força política angolana. Para Angola ter um regime verdadeiramente democrático ainda terámuito caminho a percorrer. http://cangue.blogspot.pt/2012/08
  11. 11. Conflitos armados Desde 1990 têm vindo adiminuir no mundo.Desde 1990 têm vindo adiminuir no mundo.Prejudicam o desenvolvimento dos países envolvidos.ANGOLAANGOLARecursos minerais abundantes: diamantes eferroConflitos ativos internamenteAo contrário do que deveria acontecer, os rendimentos das exportações dosrecursos minerais são utilizados no financiamento da guerra e não nodesenvolvimento do país.Ao contrário do que deveria acontecer, os rendimentos das exportações dosrecursos minerais são utilizados no financiamento da guerra e não nodesenvolvimento do país.Os conflitos armados levam a:● Destruição de infraestruturas● Existência de refugiados● Vítimas mortais● Despesa em armamento● Recrutamento de crianças como soldados
  12. 12. Comércio desigualNos países em desenvolvimento, a exportação de produtosmanufaturados têm vindo a aumentar e representa cerca de 70% dasexportações.No entanto:No entanto:Angola ainda continua muito dependente da exportação de produtosprimários de origem agrícola e mineral.Mas,Mas,Os preços dos produtos primários mostraram uma descida generalizadaaté 2004provocandoprovocandoDegradação dos termos de troca: descida do preço das exportações e,em contrapartida, subida do preço das importações.A partir de 2004 verificou-se um aumento da procura mundial dos produtosprimários o que levou à subida dos preços, por isso, países em desenvolvimento,como Angola, terão finalmente oportunidade de melhorar a sua situaçãoeconómica.
  13. 13. MultinacionaisEmpresas que se fixam e produzemem mais do que um país;Os países concorrem entre si paraatrair multinacionais.Empresas que se fixam e produzemem mais do que um país;Os países concorrem entre si paraatrair multinacionais.Vantagens: Desvantagens:▪ Criação de emprego▪ Aumento de investimentoestrangeiro▪ Nova tecnologiaA instalação de multinacionais em países em desenvolvimento, como Angola, podetrazer:▪ Baixos salários – exploraçãode mão-de-obra barata▪ Danos ambientais graves(exploração excessiva derecursos naturais; poluição…)▪ Lucros repartidos – a maioriavai para os países desenvolvidos,sede da multinacionalOs países de acolhimento das multinacionais podem negociar, mas os países emdesenvolvimento são mais vulneráveis e cedem à corrupção permitindo asobrexploração.
  14. 14. Dívida externaDívida de um país, resultante deempréstimos e financiamentosconcebidos no exteriorDívida de um país, resultante deempréstimos e financiamentosconcebidos no exteriorQuase todos os países têm dívida externa.Países em desenvolvimento, como Angola, necessitam de realizar muitosinvestimentos em vários setores como:EducaçãoSaúdeAgricultura …Mas, como os seus capitais se destinam, em grande parte, a pagar adívida externa, ficam com pouca disponibilidade financeira para investirno país.Dívida externa de um país em desenvolvimento, prejudica odesenvolvimento e pode tornar-se um problema sem solução se nãotêm recursos para pagar os juros da dívida.
  15. 15. Bibliografiahttp://www.infopedia.pt/$exploracao-e-colonizacao-de-angolahttp://www.rna.ao/radioluanda/noticias.cgi?ID=43083http://www.africanos.eu/ceaup/uploads/WP_2007_04.pdfhttp://www.indexmundi.com/pt/angola/taxa_de_crescimento.htmlhttp://www.indexmundi.com/pt/angola/divida_externa.htmlManual Viagens Geografia 9º ano
  16. 16. Trabalho realizado por:Trabalho realizado por:Sofia Vasconcelos Barreto nº18 9ºA

×