Parque Natural do Tejo Internacional

2,925 views

Published on

Trabalho realizado pela aluna nº 9, Jéssica Ferreira, da turma do 1º ano do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, no âmbito da disciplina Ambiente e Desenvolvimento Rural, no módulo 8 "As Áreas Protegidas"

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,925
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
76
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Parque Natural do Tejo Internacional

  1. 1.  Localização; Relevo; Clima; Flora; Fauna; Hidrologia; Habitats; Património Cultural e Construído; Pontos de Interesse Turístico; Sugestões de Alojamento; Bibliografia; Ficha Técnica.
  2. 2.  O Parque Natural do Tejo Internacional é um parque natural português que abrangeuma área em que o rio Tejo constitui a fronteira entre Portugal e Espanha. O parque ocupa uma área de 26 484 hectares e localiza-se no distrito de CasteloBranco, englobando partes dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e VilaVelha de Ródão.
  3. 3.  Existência de escarpas fluviais. Os vales encaixados, nomeadamente dos rios Tejo e Erges, possuem considerável valorcénico(de grande beleza).
  4. 4.  O clima desta zona é de cariz mediterrânico, coincidindo na época de calor com amaior secura. A bacia hidrográfica do rio Tejo é apontada como o local onde é feita a divisão entre oclima temperado e húmido do norte de Portugal e o clima quente e seco do sul do país.
  5. 5.  Merecem especial destaque entre as espécies vegetais do Parque Natural do TejoInternacional a azinheira , o carrasco, o sobreiro, o lentisco, o aderno-de-folhas-largas, a esteva, o medronheiro, o zambujeiro, o aderno, o espinheiro-preto, a aroeira,a cornalheira, o rosmaninho, o alecrim e várias urzes.
  6. 6. Lentisco Espinheiro Preto AzinheiraAroeiros Alecrim
  7. 7.  Entre os mamíferos, destacam-se o gato-bravo, o toirão e a lontra. Já entre os peixes,merece destaque a boga-de-boca-arqueada, que detém o estatuto de rara, e a enguia,com o estatuto de “comercialmente” ameaçada. Mas o que de mais interessante se pode encontrar nesta área protegida são algumasespécies de aves, tais como a cegonha-preta, o grifo, o abutre do Egito, a águia-real, ea águia de Bonelli, entre outras…Águia Real
  8. 8.  A área protegida do Parque Natural do Tejo Internacional engloba praticamentetodo o percurso internacional do vale do rio Tejo, bem como as secções finais do rioPonsul, da ribeira do Aravil e do rio Erges, três dos seus afluentes.
  9. 9. Montado de AzinheiraSobreiroTamujais de Securinega Tinctoria
  10. 10.  O Parque é também marcado pelos valores do património histórico e cultural, em queressaltam os vestígios do neolítico e sepulturas romanas. Assim como interessantes edificações da arquitectura popular, perfeitamenteintegradas na envolvente paisagística.
  11. 11.  O Parque Natural do Tejo internacional tem como pontos de interesse o Rio Ponsul ea Ribeira do Aravil, afluentes da margem direita, o canhão do Rio Erges, o Montado deMonforte da Beira, as Aldeias Históricas de Idanha-a-Velha, Monsanto, e CasteloNovo, e a Vila de Velha de Rodão.
  12. 12.  São também motivos de visita os 8 percursos pedestres ou em BTT, a escalada ou acanoagem.Percursos PedestresBTTEscaladaCanoagem
  13. 13.  http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Natural_do_Tejo_Internacional http://www.maisnatureza.com/paisagens/parques-naturais/parque-natural-do-tejo-internacional/ http://www.g-sat.net/parques-naturais-e-zonas-protegidas-1978/portugal-parque-natural-do-tejo-internacional-187925.html http://descobrir-a-terra.blogs.sapo.pt/26794.html http://www.rotadoperegrino.com/cultura/parque-natural-do-tejo-internacional/ http://www.planetazul.pt/edicoes1/planetazul/desenvArtigo.aspx?c=2501&a=15769&r=37
  14. 14.  Trabalho elaborado por: Jéssica Ferreira nº9 10ºTAR no âmbito da disciplina deADR(Ambiente e Desenvolvimento Rural)

×