Parque Natural de Sintra-Cascais

5,189 views

Published on

Trabalho realizado pelo aluno nº 7, Flávio Pedroto, da turma do 1º ano do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, no âmbito da disciplina Ambiente e Desenvolvimento Rural, no módulo 8 "As Áreas Protegidas"

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,189
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
156
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Parque Natural de Sintra-Cascais

  1. 1. Trabalho realizado por :Marcelo PedrotoNo âmbito da disciplina de Ambiente eDesenvolvimento Rural no módulo 8- ÁreasProtegidas.Escola eb2,3 /s de Oliveira de Frades
  2. 2. Localização Este parque estende-se desde a zona de Sintra até às zonasda praia do Guincho e do Cabo da Roca. Divide-se em duaszonas distintas: a zona agrícola com vista a produzir fruta evinho, e a zona costeira, com praias, falésias e dunas.
  3. 3. Relevo A região de Sintra-Cascais tem uma grandediversidade de rochas e bem como grandevariedade de paisagens geológicas por elasproduzidas.• Situada cerca de 30 km de Lisboa, a Serrade Sintra constitui um excelente exemplode um relevo, a serra destaca- se daregião envolvente devido à maiorresistência dos materiais eruptivos emrelação ao encaixante.
  4. 4. Clima Como faz fronteira com o mar o parque Sintra-Cascais é vitima de umcontinuo correr de nevoeiros, o fazer e desfazer das nuvens . O ar esta sempre carregado de humidade a correr para sul e sudeste. Esta zona tem um numero elevado de horas por ano a humidadeatmosférica.
  5. 5. Clima• Neste gráfico podemos observar que Portugal, neste caso Sintra, é um paísagraciado com muitas horas de Sol, sendo o máximo atingido entre Maio eJulho, chegando às 14 horas de Sol. O mínimo de horas de Sol é atingido entreNovembro e Janeiro, com valores a rondar as 8 horas de Sol por dia.
  6. 6. Hidrologia Rio da MataO rio da Mata nasce nos campos de cultivo junto à AldeiaGalega e corre por um vale fértil que se vai tornandomais cavado à medida que se aproxima da foz, 5.4kmpara jusante.
  7. 7. Hidrologia Ribeira das VinhasEsta ribeira nasce a 478 m de altitude em pleno ParqueNatural de Sintra-Cascais vindo a desaguar na vila de Cascais.Na secção de norte a Ribeira toma o nome de Rio daMula, baptizando assim a albufeira que lhe estáadjacente, nesta dá-se a acumulação de água paraabastecimento do aglomerado de Cascais.
  8. 8. Hidrologia Depois temos um conjunto de ribeiras tais como : A ribeira da macieira que nasce no alto da Serra, a uma altitude de 400m. Mais a sul encontramos a Ribeira da Ursa, que desagua no canhão granítico dapraia da Ursa junto ao rochedo da Noiva. A Ribeira da Laje nasce na encosta oriental da Serra de Sintra e desagua noestuário do Tejo, na extremidade poente da praia de Sto. Amaro. A Ribeira de Colares, principal curso de água da bacia, tem 14,3 km decomprimento, estendendo-se desde Chão de Meninos (a norte da Serra deSintra, onde nasce, a uma cota de 250 metros), até à foz na Praia das Maçãs.Ribeira da laje
  9. 9. Fauna O parque natural de Sintra cascais pertence á redenatura 2000. Lá encontramos grande quantidade de espéciesdiferentes, com cerca de 200 espécies, sendo 33 demamíferos, 20 de repteis, 159 de aves, 12 de anfíbios e 9de peixes de água doce. Muitos elementos desta espécies estão em vias deextinção.Gatobravo
  10. 10. Fauna O parque tem aves de rapina como o falcão-peregrino,a coruja-das-torres, o gavião, o açor e a águia-de-bonelli. Encontram-se aves marítimas como gaivotas epardelas. Dos répteis e anfíbios fazem parte a salamandra-de-pintas-amarelas, o sapo-parteiro, a víbora-cornuda e otritão-de-ventre-laranja. Encontram-se mamíferoscomo raposas, toupeiras e ouriçosCoruja das torresÁguia debonelli
  11. 11. Flora Em relação à Serra de Sintra, cerca de 900 espécies sãode flora autóctone, ou seja, aquelas que são naturais deuma dada região, em que metade das quais sãomediterrânicas, e cerca de 10 % são endemismos(plantas que a nível mundial só se encontram emdeterminada área).
  12. 12. Habitats e povoaçõesSintra Sintra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa. É sede de ummunicípio com 317 km² de área e 377 835 habitantes (2011), subdivididoem 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município deMafra, a leste por Loures e Odivelas, a sueste pela Amadora, a sul porOeiras e Cascais e a oeste pelo oceano Atlântico.
  13. 13. Habitats e povoaçõesCascais Cascais é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa. Cascais é sede deum município com 99,07 km² de área e 206 429 habitantes (2011),2subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelomunicípio de Sintra e a leste por Oeiras e a sul e a oeste tem costa noOceano Atlântico, na famosa Costa do Estoril.
  14. 14. Património cultural Existem muitas lendas algumas delas são :Lenda deSeteais, lenda da peninha, lenda do Cabo da Roca,lenda de Monserrate, lenda do palácio de Sintra, Lendada Gruta da fada, entre outras …
  15. 15. A lenda da gruta da fada Gruta formada por uma imensa rocha degranito, apoiada em dois rochedos que a flanqueiam.Diz a lenda que uma fada todas as noites, cerca dameia-noite, ali vai lamentar o seu destino. A referidagruta fica na estrada para a Pena, à esquerda de quemsobe, quase ao chegar ao portão principal do Parque daPena.
  16. 16. Património construído Existem vários edifícios importantes em Sintra taiscomo o palácio Nacional de Sintra, o palácio nacionalda pena, o Palácio nacional de Queluz, entre outros…etambém tem o castelo dos mouros .CastelodosMouros
  17. 17. Pontos de interesse turístico Parque de Monserrate Sintra Jardins do Palácio de Seteais Sintra Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas Museu do Brinquedo Sintra Palácio de Seteais Sintra Castelo dos Mouros Entre outros …Museu do brinquedoPalácio de sintra
  18. 18. Sugestões de actividades As praias de Sintra são das predilectas no litoral portuguêspara os praticantes do surf e bodyboard, com destaque paraa praia grande. A praia grande foi já por varias vezes palcode provas do campeonato do mundo de surf e bodyboard. As falésias constituem também um atractivo para osdesportistas radicais, principalmente para os amantes doparapente e escalada.
  19. 19. Sugestões de actividades Em Sintra é também possível encontrar vários camposde golfe, alguns dos melhores do país, sendo possível apratica deste durante todo o ano devido ao bom climadesta região. Sintra é igualmente conhecida pelos seus programas depasseio em BTT.
  20. 20. Sugestões de alojamento Como e um local turístico muito procurado teminúmeros hotéis e casas para alojar turistas mas eu sóvou enumerar alguns desses sítios : Casa da Alameda ; Casa da Pendôa; Hotel palácio de Seteais;Casa da AlamedaPalácio deSeteais

×