Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Parque Natural de Sintra-Cascais

6,840 views

Published on

Trabalho realizado pelo aluno nº 7, Flávio Pedroto, da turma do 1º ano do curso profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, no âmbito da disciplina Ambiente e Desenvolvimento Rural, no módulo 8 "As Áreas Protegidas"

Published in: Education
  • Be the first to comment

Parque Natural de Sintra-Cascais

  1. 1. Trabalho realizado por :Marcelo PedrotoNo âmbito da disciplina de Ambiente eDesenvolvimento Rural no módulo 8- ÁreasProtegidas.Escola eb2,3 /s de Oliveira de Frades
  2. 2. Localização Este parque estende-se desde a zona de Sintra até às zonasda praia do Guincho e do Cabo da Roca. Divide-se em duaszonas distintas: a zona agrícola com vista a produzir fruta evinho, e a zona costeira, com praias, falésias e dunas.
  3. 3. Relevo A região de Sintra-Cascais tem uma grandediversidade de rochas e bem como grandevariedade de paisagens geológicas por elasproduzidas.• Situada cerca de 30 km de Lisboa, a Serrade Sintra constitui um excelente exemplode um relevo, a serra destaca- se daregião envolvente devido à maiorresistência dos materiais eruptivos emrelação ao encaixante.
  4. 4. Clima Como faz fronteira com o mar o parque Sintra-Cascais é vitima de umcontinuo correr de nevoeiros, o fazer e desfazer das nuvens . O ar esta sempre carregado de humidade a correr para sul e sudeste. Esta zona tem um numero elevado de horas por ano a humidadeatmosférica.
  5. 5. Clima• Neste gráfico podemos observar que Portugal, neste caso Sintra, é um paísagraciado com muitas horas de Sol, sendo o máximo atingido entre Maio eJulho, chegando às 14 horas de Sol. O mínimo de horas de Sol é atingido entreNovembro e Janeiro, com valores a rondar as 8 horas de Sol por dia.
  6. 6. Hidrologia Rio da MataO rio da Mata nasce nos campos de cultivo junto à AldeiaGalega e corre por um vale fértil que se vai tornandomais cavado à medida que se aproxima da foz, 5.4kmpara jusante.
  7. 7. Hidrologia Ribeira das VinhasEsta ribeira nasce a 478 m de altitude em pleno ParqueNatural de Sintra-Cascais vindo a desaguar na vila de Cascais.Na secção de norte a Ribeira toma o nome de Rio daMula, baptizando assim a albufeira que lhe estáadjacente, nesta dá-se a acumulação de água paraabastecimento do aglomerado de Cascais.
  8. 8. Hidrologia Depois temos um conjunto de ribeiras tais como : A ribeira da macieira que nasce no alto da Serra, a uma altitude de 400m. Mais a sul encontramos a Ribeira da Ursa, que desagua no canhão granítico dapraia da Ursa junto ao rochedo da Noiva. A Ribeira da Laje nasce na encosta oriental da Serra de Sintra e desagua noestuário do Tejo, na extremidade poente da praia de Sto. Amaro. A Ribeira de Colares, principal curso de água da bacia, tem 14,3 km decomprimento, estendendo-se desde Chão de Meninos (a norte da Serra deSintra, onde nasce, a uma cota de 250 metros), até à foz na Praia das Maçãs.Ribeira da laje
  9. 9. Fauna O parque natural de Sintra cascais pertence á redenatura 2000. Lá encontramos grande quantidade de espéciesdiferentes, com cerca de 200 espécies, sendo 33 demamíferos, 20 de repteis, 159 de aves, 12 de anfíbios e 9de peixes de água doce. Muitos elementos desta espécies estão em vias deextinção.Gatobravo
  10. 10. Fauna O parque tem aves de rapina como o falcão-peregrino,a coruja-das-torres, o gavião, o açor e a águia-de-bonelli. Encontram-se aves marítimas como gaivotas epardelas. Dos répteis e anfíbios fazem parte a salamandra-de-pintas-amarelas, o sapo-parteiro, a víbora-cornuda e otritão-de-ventre-laranja. Encontram-se mamíferoscomo raposas, toupeiras e ouriçosCoruja das torresÁguia debonelli
  11. 11. Flora Em relação à Serra de Sintra, cerca de 900 espécies sãode flora autóctone, ou seja, aquelas que são naturais deuma dada região, em que metade das quais sãomediterrânicas, e cerca de 10 % são endemismos(plantas que a nível mundial só se encontram emdeterminada área).
  12. 12. Habitats e povoaçõesSintra Sintra é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa. É sede de ummunicípio com 317 km² de área e 377 835 habitantes (2011), subdivididoem 20 freguesias. O município é limitado a norte pelo município deMafra, a leste por Loures e Odivelas, a sueste pela Amadora, a sul porOeiras e Cascais e a oeste pelo oceano Atlântico.
  13. 13. Habitats e povoaçõesCascais Cascais é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa. Cascais é sede deum município com 99,07 km² de área e 206 429 habitantes (2011),2subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelomunicípio de Sintra e a leste por Oeiras e a sul e a oeste tem costa noOceano Atlântico, na famosa Costa do Estoril.
  14. 14. Património cultural Existem muitas lendas algumas delas são :Lenda deSeteais, lenda da peninha, lenda do Cabo da Roca,lenda de Monserrate, lenda do palácio de Sintra, Lendada Gruta da fada, entre outras …
  15. 15. A lenda da gruta da fada Gruta formada por uma imensa rocha degranito, apoiada em dois rochedos que a flanqueiam.Diz a lenda que uma fada todas as noites, cerca dameia-noite, ali vai lamentar o seu destino. A referidagruta fica na estrada para a Pena, à esquerda de quemsobe, quase ao chegar ao portão principal do Parque daPena.
  16. 16. Património construído Existem vários edifícios importantes em Sintra taiscomo o palácio Nacional de Sintra, o palácio nacionalda pena, o Palácio nacional de Queluz, entre outros…etambém tem o castelo dos mouros .CastelodosMouros
  17. 17. Pontos de interesse turístico Parque de Monserrate Sintra Jardins do Palácio de Seteais Sintra Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas Museu do Brinquedo Sintra Palácio de Seteais Sintra Castelo dos Mouros Entre outros …Museu do brinquedoPalácio de sintra
  18. 18. Sugestões de actividades As praias de Sintra são das predilectas no litoral portuguêspara os praticantes do surf e bodyboard, com destaque paraa praia grande. A praia grande foi já por varias vezes palcode provas do campeonato do mundo de surf e bodyboard. As falésias constituem também um atractivo para osdesportistas radicais, principalmente para os amantes doparapente e escalada.
  19. 19. Sugestões de actividades Em Sintra é também possível encontrar vários camposde golfe, alguns dos melhores do país, sendo possível apratica deste durante todo o ano devido ao bom climadesta região. Sintra é igualmente conhecida pelos seus programas depasseio em BTT.
  20. 20. Sugestões de alojamento Como e um local turístico muito procurado teminúmeros hotéis e casas para alojar turistas mas eu sóvou enumerar alguns desses sítios : Casa da Alameda ; Casa da Pendôa; Hotel palácio de Seteais;Casa da AlamedaPalácio deSeteais

×