Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Análise de Sites - pontos críticos de relacionamento com o cliente.

2,448 views

Published on

Análise de Sites:

Pontos críticos abordados no texto de Beatriz Lins (O papel do novo profissional de comunicação digital): Comunicação e relacionamento com o cliente, conteúdos atualizados, personalização da informação oferecida, interação e participação dos usuários.

Tipo de site: Portais de Cinema

Tipo de seleção para avaliação: Optei pelo mais antigo e pelo mais famoso apartir da seleção feita por Renato Chagas Gaiarsa em:

http://www.sobresites.com/cinema/portais.htm

Sites Avaliados:

Omelete (2000 - 2010)
http://www.omelete.com.br/cinema/

Cinema em Cena (1998 - 2010) http://www.cinemaemcena.com.br/

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Análise de Sites - pontos críticos de relacionamento com o cliente.

  1. 1. • Disciplina: Redação p/ Web • Prof: Juliano Azevedo Análise de Sites: • Aluno: Yuri Pedra de Souza • Design Gráfico - Manhã • 3º Módulo - Faculdade Inap Pontos críticos abordados no texto de Beatriz Lins (O papel do novo profissional de comunicação digital): Comunicação e relacionamento com o cliente, conteúdos atualizados, personalização da informação oferecida, interação e participação dos usuários. • Tipo de site: Portais de Cinema • Quant de sites avaliados: Dois • Tipo de seleção para avaliação: Optei pelo mais antigo e pelo mais famoso apartir da seleção feita por Renato Chagas Gaiarsa em: http://www.sobresites.com/cinema/portais.htm Sites Avaliados: Omelete (2000 - 2010) http://www.omelete.com.br/cinema/ Cinema em Cena (1998 - 2010) http://www.cinemaemcena.com.br/
  2. 2. PontoS AvAlIADoS Redes Sociais: • Omelete: Externa: Twitter, Facebook, Orkut, Youtube Interna: Conta com cadastro de usuários, a interatividade se dá por comentários das notícias, no perfil do usuário há apenas uma lista sobre seus comentários postados. • Cinema em Cena: Externa: Twitter, Facebook, Orkut, Youtube Interna: “Em Cena” (Espaço do próprio portal, permite ao usuário criar um blog e informar seus filmes favoritos, atores, diretores, criar seu próprio TOP 10, adicionar amigos, participar de comunidades (fã-clubes), dar notas aos filmes, enfim interagir de fato e com reconhecimento já que é seu perfil, seu blog, e não somente um nome no topo da caixa de comentários. Possui Fórum para discussões.
  3. 3. PontoS AvAlIADoS Newsletter: (RSS, Celular, hotsites etc) • Omelete: Não há divisão, assina-se por todo o conteúdo. Disponibiliza atualizações por celular e hotsites. • Cinema em Cena: Assinatura dividida em 7 categorias (Cinenews, Colunas, Cartaz, Variedades, Críticas, Premiações, Fotos). Canal Direto: (Fale Conosco) • Omelete: Possui • Cinema em Cena: Possui
  4. 4. PontoS AvAlIADoS Participação: (criação do conteúdo) • Omelete: A Participação é feita apenas pela equipe do site. • Cinema em Cena: Todo e qualquer usuário pode contribuir com o conteúdo, inclusive há um ranking de usuários que mais contribuíram e uma tabela de pontos por conteúdo disponibilizado.
  5. 5. PontoS AvAlIADoS Layout: • Omelete: Profissional, segue as novas perspectivas de sistemas de navegação e leitura na web, mas ainda é deficiente no que diz respeito à sistema de busca (O filtro de informações é básico, não conta com “Mapa do Site”). Estéticamente muito bem elaborado e conceitual. • Cinema em Cena: Defasado-Amador, trata de um layout clichê sem pontos atrativos estéticos, no entanto é bem objetivo (O filtro de informações é básico, não conta com “Mapa do Site”).
  6. 6. PontoS AvAlIADoS Perfil: • Omelete: Trata-se de um portal que abrange não somente filmes mas todo e qualquer entretenimento audio-visual, tanta abrangência transparece um posicionamento de impessoalidade com o público, visto que a interação se da apenas por comentários, sendo assim não há uma promoção/gratificação do usuário. Por outro lado diferencia- se por ser referência conteúdos de primeira mão, entrevistas exclusivas, inclusive internacionais. Voltaria ao site caso ficasse sabendo de algum filme que estivesse por estrear, algum que realmente gostaria de ver, e que estivesse em evidência e claro se este fosse americano, o portal apresenta quase que em sua totalidade filmes com grande exposição, alternativos ou cult’s não tem muito espaço. Atesto como sendo bem comercial tratando o usuário ainda como passivo no processo comunicacional.
  7. 7. PontoS AvAlIADoS Perfil: • Cinema em Cena: Diferentemente do Omelete, este tem como principal compromisso o público cinéfilo, promoção/gratificação com o usuário é alta em termos de reconhecimento pela comunidade do site que não é pequena (65.890 cadastrados - 07/04/2010), variados espaços para que o usuário produza seu conteúdo, e há incentivo para isso, assemelha-se mais a uma comunidade multi-lateral, uma verdadeira rede social de cinema. Por outro lado, depende de outros canais de informação (Sites, TV, etc.) quando trata-se de um novo conteúdo, entrevistas internacionais por exemplo. Para quem realmente gosta de cinema e gosta de discutir sobre, sem dúvidas é a melhor opção e mais completa, “prendendo” o usúario, levando-o a navegar por horas no portal. Atesto como não comercial, o processo de comunicação bilateral é muito bem explorado.
  8. 8. PontoS AvAlIADoS Print’s:
  9. 9. ConClUSÃo Parecer Final: Todos os dois são fontes respeitadas de informações, apesar de atuarem no mesmo mercado, tem abordagens diferentes e contam, ambos, com qualidades e deficiências. Uma junção das qualidades dos dois traria, concerteza, uma nova perspectiva de comunicação na área cinematográfica.

×