Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Power point

91 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Power point

  1. 1. Aline Fernandes Soares Tecnófilo – Missão: buscar um melhor aproveitamento do computador no ambiente escolar.
  2. 2. O computador como recurso didático proporciona: • Ao contrário do que se imagina o computador pode ser um grande aliado nas práticas da sala de aula, pois o seu uso tornará a aula mais dinâmica e produtiva; • O professor como mediador no processo ensino- aprendizagem onde pode aprender com os alunos; • Jogos pedagógicos: onde irão ser desenvolvidas várias habilidades; “as possibilidade de uso do computador como ferramenta educacional está crescendo e os limites dessa expansão são desconhecidos” (VALENTE, 1993: 01).
  3. 3. Mas o que é um computador? “uma máquina que possibilita testar ideias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas.” Almeida (2000: 79) • Diante dessa definição o que podemos fazer é agir de modo a fazer uso desse recurso da melhor maneira possível buscando apresentar aos alunos uma maneira mais prazerosa e menos “penosa” de aprender.
  4. 4. Benefícios para os alunos: Para que os alunos e professores sejam beneficiados com o uso do computador no cotidiano escolar, inicialmente é necessário que os professores sejam preparados e posteriormente poderemos evidenciar fatores positivos, tais como: • Domínio dos alunos sobre o computador como ferramenta de trabalho e aprendizado; • Melhorias na edição de textos no que diz respeito á ortografia; • O computador propicia a cada descoberta que o aluno crie o seu próprio caminho para que essas descobertas possam acontecer.
  5. 5. Polêmica: "Há uma possibilidade bastante acentuada de que antes do final deste século os estudantes venham a receber toda a sua instrução através de computadores, sem absolutamente nenhum contato com professores vivos.” (John Herriott, 1982,p. 80). Diante de tal afirmação podemos delimitar dois pontos: 1 ) Evidencia a importância da tecnologia para a educação de modo geral; 2 ) Acredito que cabe a nós professores fazer o manuseio dessa ferramenta favorável ao nosso trabalho para que tal afirmação não seja por completo concretizada.
  6. 6. Conclusão: Sabemos que inúmeros são os obstáculos para que de fato a educação no Brasil seja informatizada em todos os níveis sociais. Porém se já é possível prever e até mesmo presenciar acontecimentos que afirmam essa necessidade, cabe a nós enquanto educadores lutar mais uma vez por melhorias na educação onde podemos pedir por melhores recursos de ensino para nossos alunos, valorização do nosso trabalho e investimento na nossa formação para que seja possível garantir a uma parcela maior da sociedade condições dignas de sobrevivência no âmbito tecnológico e por vez intelectual.

×