Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação auto estima grupo 1

1,966 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Apresentação auto estima grupo 1

  1. 1. AUTOESTIMA
  2. 2. AUTOESTIMA Autoestima é a apreciação que uma pessoa faz de si mesma em relação à sua autoconfiança, autorespeito. Através da autoestima podemos enfrentar desafios e defender nossos interesses. Um dos segredos da autoestima é respeitar a si próprio. A autoestima é a opinião, o conceito e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma e pelo seu eu interior.
  3. 3. AUTOESTIMA influencia tudo que fazemos pois é o resultado de tudo que acreditamos ser, por isso, o autoconhecimento é de fundamental importância para aumentar a autoestima. ACREDITARna sua voz interior, respeitar seus limites, reconhecer seus valores.
  4. 4. FORMAÇÃO DA AUTOESTIMA É formada na infância, a partir de como as crianças são tratadas, especialmente pelos pais. Aí se forma a capacidade de lidar com os desafios da vida. A autoestima elevada é a condição vivida por pessoas que são elogiadas, apoiadas, autoconfiantes, que têm amor próprio, não se sentem inseguras nem ansiosas. A baixa autoestima é o sentimento que se manifesta em pessoas inseguras, indecisas, depressivas, criticadas.
  5. 5. Baixa AutoEstima Sente-se Abandonado CriaDependência Necessita Reconhecimento Requer Necessidade de Aprovação PossuiCarência Permanece nas Rejeição
  6. 6. Para elevara autoestima é necessário:  Autoconhecimento.  Manter-se em boa forma física (gostar de sua imagem refletida no espelho).  Identificar as qualidades.  Aprender com experiências passadas.  Tratar-se com amor e carinho.  Ouvir a intuição (aumentar a autoconfiança).  Acreditar que merece ser amado(a) e é especial. Fazer todo dia algo que o deixe feliz como: dançar, ler, descansar, caminhar, ouvir música etc.
  7. 7. A U T O E S T I M A ELEVADA Sucesso é atribuído a causas internas. Competência e trabalho. O fracasso é atribuído a causas externas. Falta de sorte. Motivação mais alta. Satisfação no trabalho. Melhor desempenho. Sucesso na carreira.
  8. 8. VIVEMOSVÁRIOSENFOQUESNO MUNDO: Sermos analisados por nós mesmos. Sermos analisados pelo mundo. Sermos analisados pelo outro. A visão do próprio eu pode ser distorcida por vários fatores:  Estresse.  Forte autocrítica.  Complexo de inferioridade e outros.  Como sou visto pelos amigos.  Pelo meu chefe.  Pelo meu diretor, pelo namorado, marido, filhos etc.  Todo ser humano tem o desejo de ser aceito e apreciado pelo outro.
  9. 9. COMPETÊNCIA PROFISSIONAL E AUTOESTIMA “SER EDUCADOR É SER PROMOTOR DE AUTOESTIMA.”  Educar a emoção e a autoestima.  Elogiar alivia feridas profundas da alma.  Elogiar é encorajar, é realçar características positivas.  O elogio estimula o prazer e o prazer abre as “janelas da memória”.  Há pais e professores que nunca elogiaram seus filhos e alunos. Elogie o aluno tímido, fraco, obeso, discriminado, agressivo, hiperativo, revoltado e outros.
  10. 10.  Ensinar a gerenciar pensamentos e emoções.  Acreditar que este gerenciamento é o ponto central da educação.  Prevenir conflitos.  Promover a segurança.  Proteger a emoção nos focos de tensão. O PROFESSOR PRECISA
  11. 11. COMO AJUDAR A CRIANÇA A CONSTRUIR SUA AUTOESTIMA A opinião que a criança tem de si mesma está intimamente relacionada à sua capacidade para o aprendizado.
  12. 12.  Auxiliar a criança a criar bons sentimentos.  Elogiar no cumprimento de tarefas, por mais simples que possam ser. Adequar tarefas próprias a cada idade, permitindo à criança a chance de tentar quantas vezes que se fizerem necessárias como: colocar o suco no copo, vestir a roupa e etc.  Ensinar com paciência e tolerância.  Estabelecer metas adequadas à idade da criança.  No desenvolvimento da autoestima infantil, permita-se orientá- lo sem superprotegê-lo ou pressioná-lo.  Nunca procure compará-la com outras crianças.  Experimentar uma aceitação de seus pensamentos, sentimentos AJUDANDO A CRIANÇA A CONSTRUIR SUA AUTOESTIMA
  13. 13. Pais e educadores atuam como espelhos que refletem determinadas imagens à criança. É através dessa interação afetiva que desenvolvemos todos os nossos sentimentos de forma positiva ou negativa. E, assim, a criança começa a construir sua autoimagem. Uma criança de oito anos de idade recebe mais ou menos 100.000 NÃOS.  Não corra  Não chore  Não faça isto  Não faça aquilo Limitaaautoestima.
  14. 14. CARACTERÍSTICAS DA BAIXA AUTOESTIMA INFANTIL  Insegurança  Medo  Abandono  Dúvidas constantes  Carência  Vergonha  Choros diários Estabelecer uma comunicação efetiva com a criança, reservando sempre tempo para conversar . Deixar a criança participar de decisões familiares, respeitando suas opiniões são atitudes que levam a criança a adquirir confiança. Não menosprezar as preocupações infantis é de suma importância.
  15. 15. É papel do educador ajudar a criança a criar bons sentimentos. A interação afetiva desenvolve sentimentos de forma positiva. A opinião que a criança tem de si mesma está relacionada à sua capacidade de aprender. Palavra-chave: autoestima, autoconceito, conflito, emoção, lideran- ça do eu, perda e frustração e elogios. Garantir a autoestima é garantir a qualidade de vida e promover equilíbrio emocional. PROMOVENDO A SEGURANÇA INFANTIL “A tarefa mais importante da educação é transformar o ser humano em lider de si mesmo, líder dos seus pensqamentos e emoções
  16. 16. O QUE É VERDADEIRAMENTE IMORAL É TER DESISTIDO DE SI MESMO. ClariceLispector

×