Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A importancia do brincar

33,112 views

Published on

Published in: Education, Technology, Travel

A importancia do brincar

  1. 1. A importância<br /> do brincar<br />Discentes:<br />Eliana Santos, Kátia Miranda e Josiane Ataíde<br />
  2. 2. Brincar em sala de aula é bom<br /><ul><li>Quando brincamos em sala de aula, evitamos aquela atitude passiva das crianças sentadas e ajudamos a torná-las mais participativas.</li></li></ul><li>Brincar é ... <br /><ul><li>“...a maneira de a criança aprender e que negligenciar ou ignorar o papel do brincar como meio educacional é negar a resposta natural da criança ao ambiente e, na verdade, à própria vida!” (ABBOTT, 2006, p. 94).</li></li></ul><li>O envolvimento dos pais<br /><ul><li>“A oferta do brincar precisa ser diferente, de acordo com a idade e o estágio da criança, e ser continuamente expandida para os que estão progredindo rapidamente” (ABBOT, 2006, p. 97).</li></li></ul><li>Brincar é tão importante...<br /><ul><li>“...quanto estudar, ajuda a esquecer momentos difíceis, quando brincamos conseguimos, sem muito esforço, encontrar respostas a várias indagações, podemos sanar dificuldades de aprendizagem, bem como interagirmos com nossos semelhantes, desenvolve os músculos, a sociabilidade, a coordenação motora e além de tudo deixa qualquer criança feliz” (MALUF, 2003, p. 19).</li></li></ul><li>Qual é o papel do brincar?<br /><ul><li>Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Os sinais, gestos, objetos e espaços significam muito no ato de brincar. Representar determinado papel na brincadeira faz com que a criança desenvolva sua imaginação.</li></li></ul><li>O ato de brincar é ....<br /><ul><li>Visto como uma atividade intelectual exigente e tem um papel central no currículo, por isso os professores precisam ser competentes em uma variedade de técnicas para atingirem diferentes objetivos de aprendizagem.</li></li></ul><li>O brinquedo é muito importante para as crianças<br />
  3. 3. Também são importantes:<br /><ul><li>A relação interpessoal entre adulto e criança no brincar é essencial para o desenvolvimento infantil.
  4. 4. Um cuidadoso planejamento e organização de ambientes lúdicos a fim de promover e expandir aprendizagem.
  5. 5. Tempo suficiente para as crianças desenvolverem o seu brincar.</li></li></ul><li>Brincar exige confiança<br /><ul><li>“Para que as crianças aceitem os adultos no seu brincar precisam ser desenvolvidos relacionamentos baseados em mútua confiança e respeito. (ABBOTT, 2006, p. 105).”</li></li></ul><li>Conclusão<br /><ul><li>O brincar é de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Por isso as escolas precisam estar preparadas para incluir o ato do brincar dentro das atividades escolares, a fim de auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças. </li></li></ul><li>Referências<br /><ul><li>ABBOTT, Lesley. “Brincar é bom!” Desenvolvendo o brincar em escolas e salas de aula. In: MOYLES, Janet R. A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  6. 6. MACEDO, L.; PETTY, A.L.S.; PASSOS, N.C.. Os jogos e o lúdico na aprendizagemescolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
  7. 7. MALUF, A.C.M.Brincar, prazer e aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2003.</li>

×