Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Lê atentamenteas perguntas antes de começares a responder e justifica semprea resposta quando te é pedido.
1- Observa o es...
2.5- Um losango cujas diagonais tenham 4 cm e 5 cm de comprimento.
3- A professora de Matemática do Gabriel disse aos alun...
« B, C, D, E e G são trapézios, A e F são não trapézios. »
Terá razão? ________ Justifica a resposta. ____________________...
12- A peça C é obtida encaixando as peças A e B uma na outra.
A linha a tracejado é um eixo de simetria destas peças.
(Pro...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Teste 2- Polígonos e simetrias no 6º ano

29,430 views

Published on

Ficha de avaliação alusiva às unidades
- triângulos e desigualdade triangular;
- quadriláteros;
- simetrias

Teste 2- Polígonos e simetrias no 6º ano

  1. 1. Lê atentamenteas perguntas antes de começares a responder e justifica semprea resposta quando te é pedido. 1- Observa o esquema que representa um azulejo. Completa as frases seguintes, assinalando a alternativa correcta. 1.1- O triângulo [ABH] é …  Acutângulo  Rectângulo  Obtusângulo 1.2- O polígono [BDFH] é um…  Triângulo  Não trapézio  Quadrilátero 1.3-O segmento de recta AH é paralelo ao…  Segmento de recta DE  Segmento de recta GF  Segmento de recta BH 1.4- O segmento de recta AH é geometricamente igual ao:  Segmento de recta AG  Segmento de recta BH  Segmento de recta BC (adaptado, Prova de Aferição de 2006) 2- Constrói, na folha de teste, as seguintes figuras geométricas: 2.1- Um triângulo [ABC] em que AB = 3 cm BC = 4 cm e AC = 3 cm Classifica-o quanto aos lados e quanto aos ângulos. 2.2- Um triângulo [MAP] em que AM = 4 cm PA = 3,5 cm e PÂM= 90º Classifica-o quanto aos lados e quanto aos ângulos. 2.3- Um triângulo [IAU] em que IA = 4 cm, UÎA = 120º e IÂU = 35º Classifica-o quanto aos lados e quanto aos ângulos. 2.4- Um triângulo equilátero com 12 cm de perímetro. Matemática 6º Ano Dezembro de 2010 FICHA DE AVALIAÇÃO Nome: ___________________________________________ Nº.: ____ Turma:____ Data: ___/____/____ Enc. Educação: _______________________ O professor: ________________ Avaliação:__________________________________________________________________________________________
  2. 2. 2.5- Um losango cujas diagonais tenham 4 cm e 5 cm de comprimento. 3- A professora de Matemática do Gabriel disse aos alunos que construíssem um triângulo isósceles. O Gabriel começou por desenhar um lado do triângulo, com 7 cm, e depois outro, com 3 cm. Qual é o comprimento do terceiro lado do triângulo que o Gabriel está a construir? Justifica. (Prova de Aferição de 2004) R: _______________________________________________________________________________________ 3.1- A Madalena também queria construir triângulos e planificou as seguintes medidas: A = 9 cm – 4 cm – 3 cm B = 9 cm – 4 cm – 4 cm C = 9 cm – 5 cm – 6 cm Apenas num dos casos é possível construir um triângulo. Qual? Justifica a resposta. R:_____________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________ ___________________________ 4- Assinala com X o ângulo que tem de amplitude mais de 90º e menos de 120º (Prova de Aferição de 2006) 5- Das seguintes afirmações indica as que são verdadeiras e as que são falsas. - Alguns quadriláteros são não trapézios. _____ - Um paralelogramo é um quadrilátero que tem apenas um par de lados paralelos . _____ - Um quadrado é um rectângulo e um losango. _____ - Um triângulo pode ter dois ângulos rectos. _____ - 70º, 40º e 80º podem ser as amplitudes dos ângulos de um triângulo. _____ - Todos os triângulos têm três eixos de simetria. _____ 5.1- Corrige uma afirmação falsa, sem utilizar o advérbio não, tornando-a verdadeira. R: ____________________________________________________________________________________ 6- Apenas em um dos triângulos desenhados as amplitudes dos ângulos são as indicadas. Assinala com um X esse triângulo. (Prova de Aferição de 2001) 7- A Margarida afirmou, sobre os quadriláteros desenhados no papel ponteado:
  3. 3. « B, C, D, E e G são trapézios, A e F são não trapézios. » Terá razão? ________ Justifica a resposta. _____________________________________________________ 7.1- Traça as diagonais de cada quadrilátero. 7.2- Usando as letras, indica os quadriláteros que: a) têm pelo menos dois lados paralelos _______________________________________________________ b) têm diagonais perpendiculares ____________________________________________________________ c) são paralelogramos ____________________________________________________________________ d) são rectângulos _______________________________________________________________________ e) são losangos _________________________________________________________________________ 8- Na figura está representada uma das diagonais de um rectângulo. Desenha o rectângulo, utilizando o lápis e a régua. (Prova de Aferição de 2007) 9- Observa as figuras seguintes. Indica, pelo respectivo número, as que são simétricas. ___________________________ 10-Traça em cada figura, ou em cada par de figuras, os eixos de simetria que existirem. 11- Desenha o simétrico de cada figura tendo em conta o eixo de simetria marcado.
  4. 4. 12- A peça C é obtida encaixando as peças A e B uma na outra. A linha a tracejado é um eixo de simetria destas peças. (Prova de Aferição de 2002) Calcula, em centímetros, o perímetro da peça C, tendo em conta os comprimentos indicados na figura. Apresenta todos os cálculos que efectuares. R: _____________________________________________________ _____ 13-Na figura seguinte, a semi-recta AD é a bissectriz do ângulo BÂC. O ângulo BÂC mede 70º. Quanto mede, em graus, o ângulo CÂD? R: ______________________________________________ (Prova de Aferição de 2009) 14- Na piscina há 30 chapéus-de-sol: 3 1 são azuis, 5 1 são vermelhos e os restantes são verdes. Quantos chapéus-de-sol são verdes? (Prova de Aferição de 2010) R: _______________________________________________________________________________________ 15- Completa a sequência: BOM TRABALHO! O PROFESSOR : Paulo Pereira

×